A consulta pediátrica e os aspectos comunicacionais entre o médico residente, a criança e sua família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Claudete
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84589
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
id UFSC_bbf0c1ed1b235d2e2eaaac6fd0d7130f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84589
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMarcon, ClaudeteCrepaldi, Maria Aparecida2012-10-20T10:42:45Z2012-10-20T10:42:45Z20032003207626http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84589Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Este trabalho teve por objetivo identificar as principais características do processo de comunicação durante o atendimento médico pediátrico de residentes do 2o ano, a adequação das estratégias de interação utilizadas pelo profissional, além da inclusão da criança no seu processo de cuidado. Justificou a realização da pesquisa, a identificação de que a maioria das crianças geralmente é alijada do processo de informação, tanto sobre sua doença, quanto sobre a definição de seu tratamento médico, bem como o fato de que os profissionais médicos costumam utilizar-se de linguagem eminentemente técnica, não condizente com o nível de compreensão dos usuários. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório, com ênfase nos aspectos qualitativos e foi realizado no Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram observadas e registradas 10 consultas pediátricas e realizadas entrevistas com todos os envolvidos (médico, acompanhante e criança), sendo que para a criança também foi solicitado um desenho sobre o momento da consulta. Os principais resultados observados foram que a comunicação verbal predomina e tende a ficar polarizada entre o médico e a mãe, com uso intensificado de perguntas por parte do profissional. A criança foi pouco incluída no processo de comunicação, especialmente, nos aspectos relativos às orientações e transmissão de informações técnicas do atendimento. Os recursos de comunicação foram predominantemente os verbais e a linguagem utilizada para o fornecimento das informações foi adequada para a compreensão das crianças e de suas mães, havendo boa compreensão das informações e orientações por parte das mães. O exame físico foi o momento de maior interação entre médico/criança, sendo realizado de forma lúdica e confortadora e foi citado, e desenhado, pelas crianças, como o momento mais prazeroso do atendimento, aspecto este associado ao fato de ter sido o momento em que as crianças receberam maior atenção do profissional. As mães demonstraram-se satisfeitas com o atendimento e vincularam a satisfação à atenção que o médico destinou à criança, à sua capacidade de acolhimento e escuta às suas angústias e à solicitação de exames complementares. Quanto às crianças, a satisfação com o atendimento, ficou restrita aos aspectos referentes à atenção e acolhimento do médico, sendo que se mostraram interessadas em participar mais ativamente do atendimento e com condições para tal.ABSTRACT: The work sought to identify the main characteristics of the communication process during 2nd year residents medical-pediatric consultations, how adequate were the interaction strategies employed by these professionals, and also the inclusion of the child in the care process. Justifying the research was the observation that the majority of children is usually kept uninformed both on the character of their disease and on the definition of their medical treatment; also, the fact that professionals of medicine usually employ an eminently technical vocabulary beyond the users’ understanding. The study, a descriptive research with an exploratory character, gave emphasis to qualitative aspects, and was conducted in the Pediatrics Outpatient Department of the University Hospital (HU), Federal University of Santa Catarina. Ten pediatric appointments were observed and registered; afterwards, interviews were conducted with all the involved parts (doctor, escort and child). Children were asked to make a drawing showing how they had seen the consultation. Main observed results showed the predominance of verbal communication, polarized between the doctor and the mother, with an intensification of questions put by the professional. The child was kept out of the communication process, particularly on aspects regarding guidance and transmission of technical information. Communication resources were limited to the verbal ones, and the language employed in passing on information was adequate to the level of comprehension of the children and their mothers. There was good comprehension of information and guidance on the part of the mothers. The physical was the moment of greatest doctor/child interaction, conducted in a recreational and comforting way, referred and drawn by the children as the most pleasurable moment of attendance, as this was the moment when the greatest attention was dedicated by the professional to the children. Mothers reported to be happy with the attention directed by doctors to the child, their receptivity and listening to mothers’ troubles and requests of complementary exams. As to the children, satisfaction with the reception was restricted to aspects of attention and receptivity by the doctor, and they were interested in having conditions to play a more active role in attendance.150 f.| il., tabs.porFlorianópolis, SCPsicologiaPediatriaConsulta medicaComunicaçãoAspectos psicologicosMedico e pacienteA consulta pediátrica e os aspectos comunicacionais entre o médico residente, a criança e sua famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPSI0139.pdfPPSI0139.pdfapplication/pdf869585https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84589/1/PPSI0139.pdf054447036fcdd5da7eaf0c14e20dc65bMD51123456789/845892020-08-28 10:54:17.207oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84589Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-28T13:54:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A consulta pediátrica e os aspectos comunicacionais entre o médico residente, a criança e sua família
title A consulta pediátrica e os aspectos comunicacionais entre o médico residente, a criança e sua família
spellingShingle A consulta pediátrica e os aspectos comunicacionais entre o médico residente, a criança e sua família
Marcon, Claudete
Psicologia
Pediatria
Consulta medica
Comunicação
Aspectos psicologicos
Medico e paciente
title_short A consulta pediátrica e os aspectos comunicacionais entre o médico residente, a criança e sua família
title_full A consulta pediátrica e os aspectos comunicacionais entre o médico residente, a criança e sua família
title_fullStr A consulta pediátrica e os aspectos comunicacionais entre o médico residente, a criança e sua família
title_full_unstemmed A consulta pediátrica e os aspectos comunicacionais entre o médico residente, a criança e sua família
title_sort A consulta pediátrica e os aspectos comunicacionais entre o médico residente, a criança e sua família
author Marcon, Claudete
author_facet Marcon, Claudete
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Claudete
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Crepaldi, Maria Aparecida
contributor_str_mv Crepaldi, Maria Aparecida
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Psicologia
Pediatria
Consulta medica
Comunicação
Aspectos psicologicos
Medico e paciente
topic Psicologia
Pediatria
Consulta medica
Comunicação
Aspectos psicologicos
Medico e paciente
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
publishDate 2003
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-20T10:42:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-20T10:42:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84589
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 207626
identifier_str_mv 207626
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 150 f.| il., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84589/1/PPSI0139.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 054447036fcdd5da7eaf0c14e20dc65b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805407942049792