Vídeos interativos para aprendizagem de geometria analítica : uma orquestração instrumental on-line no ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, Rafael Marinho de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000002qj7
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52570
Resumo: Vídeos têm sido usados em complemento e, algumas vezes, em substituição às aulas tradicionais, introduzindo uma mudança de paradigma tanto na maneira como os professores ensinam como também na forma pela qual os alunos aprendem. Particu- larmente no ensino remoto, percebe-se o componente fundamental do uso de vídeos como parte da proposta. Como garantir, porém, que essa utilização não repetirá a mesma dinâmica de uma aula tradicional, em que o aluno continua recebendo as in- formações de forma passiva? Há plataformas atualmente na internet que permitem ao professor adicionar componentes interativos e monitorar as interações dos alunos ao longo do vídeo como possibilidade de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo buscou construir e analisar uma orquestração instrumental no ensino re- moto elaborada com o uso de vídeos interativos em uma turma de licenciatura em Ma- temática e Física, no ensino de projeções ortogonais. A pesquisa se deu na perspec- tiva do ensino remoto, portanto, tratou-se de uma orquestração instrumental on-line. Um vídeo interativo foi especialmente produzido e utilizado nos momentos de orques- trações instrumentais assíncronas. Para sua elaboração utilizou-se a antiga plataforma gratuita Vizia (https://vizia.co/). Para o momento síncrono da orquestração, foram rea- lizadas atividades de discussão coletiva, visto que não foi possível realizar atividades em pequenos grupos. A orquestração instrumental on-line foi vivenciada durante uma disciplina de Geometria Analítica, como atividades do estágio docência na disciplina. Nesse estudo, porém, apenas quinze dos sessenta estudantes se voluntariaram a par- ticipar, tendo seus dados recolhidos para análise. Dos quinze estudantes voluntários, apenas oito interagiram com o vídeo, os quais compuseram de fato os participantes da pesquisa. Os resultados nos mostraram uma resistência para adentrar no traba- lho com vídeos interativos, o que nos permitiu, contudo, gerar uma categorização dos comportamentos dos estudantes na interação com esse tipo de artefato, que vai dos passivos, os de interações seletivas, aos com interação total com as atividades do vídeo.
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Como garantir, porém, que essa utilização não repetirá a mesma dinâmica de uma aula tradicional, em que o aluno continua recebendo as in- formações de forma passiva? Há plataformas atualmente na internet que permitem ao professor adicionar componentes interativos e monitorar as interações dos alunos ao longo do vídeo como possibilidade de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo buscou construir e analisar uma orquestração instrumental no ensino re- moto elaborada com o uso de vídeos interativos em uma turma de licenciatura em Ma- temática e Física, no ensino de projeções ortogonais. A pesquisa se deu na perspec- tiva do ensino remoto, portanto, tratou-se de uma orquestração instrumental on-line. Um vídeo interativo foi especialmente produzido e utilizado nos momentos de orques- trações instrumentais assíncronas. Para sua elaboração utilizou-se a antiga plataforma gratuita Vizia (https://vizia.co/). Para o momento síncrono da orquestração, foram rea- lizadas atividades de discussão coletiva, visto que não foi possível realizar atividades em pequenos grupos. A orquestração instrumental on-line foi vivenciada durante uma disciplina de Geometria Analítica, como atividades do estágio docência na disciplina. Nesse estudo, porém, apenas quinze dos sessenta estudantes se voluntariaram a par- ticipar, tendo seus dados recolhidos para análise. Dos quinze estudantes voluntários, apenas oito interagiram com o vídeo, os quais compuseram de fato os participantes da pesquisa. Os resultados nos mostraram uma resistência para adentrar no traba- lho com vídeos interativos, o que nos permitiu, contudo, gerar uma categorização dos comportamentos dos estudantes na interação com esse tipo de artefato, que vai dos passivos, os de interações seletivas, aos com interação total com as atividades do vídeo.Videos have been used to complement and sometimes to replace traditional lessons, introducing a paradigm shift in both the way teachers teach and students learn. Par- ticularly in remote teaching, the use of videos is perceived as a fundamental part of this new approach. However, how can we guarantee that the use of videos will not repeat traditional classroom dynamics, in which the student continues to receive infor- mation passively? Nowadays, there are on-line platforms that allow the teacher to add interactive components and even monitor student interactions throughout the video, as a possibility to streamline the teaching-learning process. This study sought to build and to analyze an instrumental orchestration in remote teaching developed using in- teractive videos in a teaching class about orthographic projections. The research took place in the remote teaching perspective; therefore, it dealt with an on-line instrumen- tal orchestration. An interactive video was specially designed and used in the asyn- chronous moments of the instrumental orchestration. The former free platform, Vizia (https://vizia.co/), was used. For the synchronous moment of the orchestration, we conducted a whole-group discussion, since it was not possible to carry out small group activities. The on-line instrumental orchestration was performed in an undergraduate course of Analytical Geometry as part of the researcher’s teaching internship. Only 15 of the 60 students enrolled in the course, all of them Mathematics or Physics pre- service teachers, have volunteered to participate in the research as subjects of our study. Thus, only their data was collected for analysis. Only 8 out of the 15 volunteer students interacted with the video, then they were the actual subjects of this research. The results show resistance to engage into the interactive use of the videos. Despite that fact, it allowed us to categorize students’ behaviors in terms of interactions with this type of artifact, ranging from passive, those of selective interactions, to others of total interaction with the activities within the video.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInteração-VídeosEnsino à distânciaProjeção OrtogonalAulas assíncronasVídeos interativos para aprendizagem de geometria analítica : uma orquestração instrumental on-line no ensino remotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Rafael Marinho de Albuquerque.pdfDISSERTAÇÃO Rafael Marinho de Albuquerque.pdfapplication/pdf9513015https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52570/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Marinho%20de%20Albuquerque.pdfc73afdd9db7704c8dcb3fe8c1e8805bbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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