Formação e Institucionalização do Campo Organizacional do Turismo no Recife-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HOLANDA, Luciana Araújo de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1157
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral descrever e analisar as origens e institucionalização do campo organizacional do turismo na cidade de Recife-PE. Como objeto recente de estudos e pesquisas sistematizadas, o turismo tem sido analisado, preponderantemente, sob a ótica econômica e mercadológica. A maior parte dos estudos é de natureza técnica, tratando o turismo como indústria e/ou setor embora estes conceitos, em seu sentido clássico, não lhe sejam adequados. Tendo em vista a dificuldade em conceituar, de maneira clara e explícita, o que é o turismo, como ele se vincula e estabelece interfaces com outras atividades inerentes à sociedade, como se alinha ao processo produtivo tradicional da economia, este trabalho propõe analisar o turismo com base nos pressupostos da teoria institucional, utilizando o conceito de campo organizacional proposto por DiMaggio e Powell (1983). Acredita-se que o conceito de campo organizacional se configura como uma alternativa para ultrapassar as definições reducionistas do que se entende por turismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde resgata-se as origens e evolução histórica do campo do turismo em Recife, identificando o contexto de referência e os atores preponderantes na sua formação. Os resultados permitiram verificar que o campo em estudo não se encontra mais em seu estágio inicial, porém, ainda não está totalmente institucionalizado. Concluiu-se que o grau de institucionalização do campo é baixo, entretanto, os indicadores utilizados para a pesquisa, com base na literatura especializada na área, oferecem evidências na direção do aumento gradual do grau de institucionalização
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Tendo em vista a dificuldade em conceituar, de maneira clara e explícita, o que é o turismo, como ele se vincula e estabelece interfaces com outras atividades inerentes à sociedade, como se alinha ao processo produtivo tradicional da economia, este trabalho propõe analisar o turismo com base nos pressupostos da teoria institucional, utilizando o conceito de campo organizacional proposto por DiMaggio e Powell (1983). Acredita-se que o conceito de campo organizacional se configura como uma alternativa para ultrapassar as definições reducionistas do que se entende por turismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde resgata-se as origens e evolução histórica do campo do turismo em Recife, identificando o contexto de referência e os atores preponderantes na sua formação. Os resultados permitiram verificar que o campo em estudo não se encontra mais em seu estágio inicial, porém, ainda não está totalmente institucionalizado. 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