A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/0013000009x5s |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3201 |
Resumo: | Esta pesquisa pretende investigar como os enunciados criados pelos prosumers, que circulam através de sites, blogs e redes sociais, na internet, estão modificando as relações de poder no universo da propaganda e do marketing. Esses enunciados surgem, muitas vezes, associados a atitudes de consumerismo político por parte dos consumidores e cidadãos que buscam criar novos discursos sobre as marcas a fim de evidenciar aspectos pouco louváveis em relação a empresas, produtos e serviços, tais como as condições sub-humanas de trabalho e o abate de animais fora dos padrões exigidos. Esse trabalho utiliza a Análise do Discurso francesa como disciplina propícia para observar e identificar se há uma nova ordem do discurso na publicidade contemporânea a partir das trocas informacionais em fluxo, próprias das mídias digitais, entre consumidores e empresas. A partir da análise dos enunciados criados pelos prosumers, busca perceber as estratégias discursivas utilizadas, as memórias, os pré-construídos, os novos efeitos de sentido. Supõe haver uma mudança na ordem discursiva da propaganda com os enunciados criados pelos consumidores, os quais se configuram como um acontecimento em relação ao panorama da publicidade e do marketing massivos |
id |
UFPE_76bd019a8c65f1c28182b6d589320657 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/3201 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Domingues Da Silva, IzabelaRegina Macena Patriota Bronzstein, Karla 2014-06-12T16:28:49Z2014-06-12T16:28:49Z2011-01-31Domingues Da Silva, Izabela; Regina Macena Patriota Bronzstein, Karla. A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3201ark:/64986/0013000009x5sEsta pesquisa pretende investigar como os enunciados criados pelos prosumers, que circulam através de sites, blogs e redes sociais, na internet, estão modificando as relações de poder no universo da propaganda e do marketing. Esses enunciados surgem, muitas vezes, associados a atitudes de consumerismo político por parte dos consumidores e cidadãos que buscam criar novos discursos sobre as marcas a fim de evidenciar aspectos pouco louváveis em relação a empresas, produtos e serviços, tais como as condições sub-humanas de trabalho e o abate de animais fora dos padrões exigidos. Esse trabalho utiliza a Análise do Discurso francesa como disciplina propícia para observar e identificar se há uma nova ordem do discurso na publicidade contemporânea a partir das trocas informacionais em fluxo, próprias das mídias digitais, entre consumidores e empresas. A partir da análise dos enunciados criados pelos prosumers, busca perceber as estratégias discursivas utilizadas, as memórias, os pré-construídos, os novos efeitos de sentido. Supõe haver uma mudança na ordem discursiva da propaganda com os enunciados criados pelos consumidores, os quais se configuram como um acontecimento em relação ao panorama da publicidade e do marketing massivosporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPublicidadeInternetProsumerDiscursoConsumerismo PolíticoA Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo3000_1.pdf.jpgarquivo3000_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3201/4/arquivo3000_1.pdf.jpg7fb1fc35d0371f718376a9e10f6afbd0MD54ORIGINALarquivo3000_1.pdfapplication/pdf1383770https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3201/1/arquivo3000_1.pdfeccdf7c8a77456872ffb7a881d13165cMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3201/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo3000_1.pdf.txtarquivo3000_1.pdf.txtExtracted texttext/plain315528https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3201/3/arquivo3000_1.pdf.txt84da8cb4021f7532d9cd2a268f58098eMD53123456789/32012019-10-25 13:37:02.562oai:repositorio.ufpe.br:123456789/3201Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T16:37:02Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político. |
title |
A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político. |
spellingShingle |
A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político. Domingues Da Silva, Izabela Publicidade Internet Prosumer Discurso Consumerismo Político |
title_short |
A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político. |
title_full |
A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político. |
title_fullStr |
A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político. |
title_full_unstemmed |
A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político. |
title_sort |
A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político. |
author |
Domingues Da Silva, Izabela |
author_facet |
Domingues Da Silva, Izabela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues Da Silva, Izabela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Regina Macena Patriota Bronzstein, Karla |
contributor_str_mv |
Regina Macena Patriota Bronzstein, Karla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Internet Prosumer Discurso Consumerismo Político |
topic |
Publicidade Internet Prosumer Discurso Consumerismo Político |
description |
Esta pesquisa pretende investigar como os enunciados criados pelos prosumers, que circulam através de sites, blogs e redes sociais, na internet, estão modificando as relações de poder no universo da propaganda e do marketing. Esses enunciados surgem, muitas vezes, associados a atitudes de consumerismo político por parte dos consumidores e cidadãos que buscam criar novos discursos sobre as marcas a fim de evidenciar aspectos pouco louváveis em relação a empresas, produtos e serviços, tais como as condições sub-humanas de trabalho e o abate de animais fora dos padrões exigidos. Esse trabalho utiliza a Análise do Discurso francesa como disciplina propícia para observar e identificar se há uma nova ordem do discurso na publicidade contemporânea a partir das trocas informacionais em fluxo, próprias das mídias digitais, entre consumidores e empresas. A partir da análise dos enunciados criados pelos prosumers, busca perceber as estratégias discursivas utilizadas, as memórias, os pré-construídos, os novos efeitos de sentido. Supõe haver uma mudança na ordem discursiva da propaganda com os enunciados criados pelos consumidores, os quais se configuram como um acontecimento em relação ao panorama da publicidade e do marketing massivos |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T16:28:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T16:28:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Domingues Da Silva, Izabela; Regina Macena Patriota Bronzstein, Karla. A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3201 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/0013000009x5s |
identifier_str_mv |
Domingues Da Silva, Izabela; Regina Macena Patriota Bronzstein, Karla. A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. ark:/64986/0013000009x5s |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3201/4/arquivo3000_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3201/1/arquivo3000_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3201/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3201/3/arquivo3000_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7fb1fc35d0371f718376a9e10f6afbd0 eccdf7c8a77456872ffb7a881d13165c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 84da8cb4021f7532d9cd2a268f58098e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172773440389120 |