Gestão das avaliações presenciais na EAD: A visão sistêmica do processo baseado no gerenciamento eletrônico de documentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonsêca, José Alexandro Viana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12379
Resumo: Atualmente, no início do século XXI, observamos mudanças e transformações na educação num momento em que a tecnologia estimula modificações no processo educacional, através do ensino a distância, alcançando todas as classes sociais em todo território nacional onde, nesta fase de transição, as instituições educacionais necessitam absorver as novas tecnologias conjuntamente à criação de processos de gestão, em busca de uma educação de qualidade para todos. Este trabalho analisou e evidenciou especificamente entraves e dificuldades em cursos de Educação a Distância no tocante ao sistema de avaliação e o seu material didático. Nesse sentido, foram identificados riscos e deficiências no processo de gestão das avaliações decorrentes do excesso de procedimentos manuais realizados pelos usuários, falta de comunicação interrompendo o fluxo do processo, ou acarretando problemas na importação das questões para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou mesmo na aplicação das avaliações. Com o objetivo de auxiliar os docentes e os gestores que atuam nos cursos de Educação a Distância, foi desenvolvida neste trabalho uma metodologia de gestão para o processo das avaliações dos cursos oferecidos nessa modalidade, que através de uma ferramenta, denominada TABULA, proporciona não somente uma maior normatização das atividades de todos os profissionais envolvidos, mas também uma melhor produtividade e melhoria na qualidade da produção do material das avaliações. Esta metodologia levou ao desenvolvimento de uma ferramenta baseada no Microsoft Word, na qual foi possível agregar às suas facilidades, grande utilização e o conhecimento prévio por parte da maioria dos profissionais da Educação a Distância, num processo GED, compartilhado, que proporcionou uma padronização do layout das atividades. Num estudo de caso realizado na Universidade de Pernambuco nos cursos de Educação a Distância onde foram utilizadas 150 atividades, totalizando 1300 questões, nos quais os procedimentos de padronização, conversão e importação para o Ambiente Virtual de Aprendizagem demonstraram um desempenho superior em 80% quando comparados aos mesmos processos realizados de forma manual, e uma diminuição de 90% dos erros de transcrição das questões quando realizadas manualmente pelos profissionais envolvidos nesta tarefa, possibilitando ainda esta ferramenta o acompanhamento do processo de gestão das atividades, documentação e recuperação de informações.
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Este trabalho analisou e evidenciou especificamente entraves e dificuldades em cursos de Educação a Distância no tocante ao sistema de avaliação e o seu material didático. Nesse sentido, foram identificados riscos e deficiências no processo de gestão das avaliações decorrentes do excesso de procedimentos manuais realizados pelos usuários, falta de comunicação interrompendo o fluxo do processo, ou acarretando problemas na importação das questões para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou mesmo na aplicação das avaliações. 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