EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.faceq.edu.br/regs/edicoesAnteriores.asp http://hdl.handle.net/11449/124964 |
Resumo: | Há uma inovação como modalidade de ensino e aprendizagem em que o aluno e o professor desenvolvem atividades em lugares e tempos diferentes; esta é a chamada Educação a Distância (EAD). A mediação didático-pedagógica desta modalidade pautase pelo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que amplia os tempos e espaços de ensinar e aprender. Considerando esta realidade, o presente estudo de cunho descritivo, tem por objetivo assinalar qual o papel da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, e apontar quais são as abordagens utilizadas nessa ação. Para isso, foram selecionados materiais importantes para a elaboração dos estudos sobre EAD e as tecnologias que envolvem este tema. Procurou-se localizar as informações úteis, através das leituras provando que todas as tecnologias, em qualquer área do conhecimento ou da produção, podem ter caráter educacional, resultando no rompimento da ideia de que existem tecnologias que não servem para educar, e outros tipos que servem como ferramentas educacionais e pedagógicas. De acordo com a literatura científica, todas as tecnologias podem ser usadas como mediação didático-tecnológica, por meio de teleaulas, chats, fóruns e todos os meios que possibilitam o compartilhar e a autonomia do sujeito, na construção do conhecimento e na interação, em que há o intercâmbio maior de saberes, oportunizando a colaboração de várias pessoas, com os seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento novo. |
id |
UNSP_6a8dcaec553bb9b6a6d408ed13573058 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/124964 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagemEducação a Distância (EAD)Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)AprendizagemConhecimentoHá uma inovação como modalidade de ensino e aprendizagem em que o aluno e o professor desenvolvem atividades em lugares e tempos diferentes; esta é a chamada Educação a Distância (EAD). A mediação didático-pedagógica desta modalidade pautase pelo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que amplia os tempos e espaços de ensinar e aprender. Considerando esta realidade, o presente estudo de cunho descritivo, tem por objetivo assinalar qual o papel da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, e apontar quais são as abordagens utilizadas nessa ação. Para isso, foram selecionados materiais importantes para a elaboração dos estudos sobre EAD e as tecnologias que envolvem este tema. Procurou-se localizar as informações úteis, através das leituras provando que todas as tecnologias, em qualquer área do conhecimento ou da produção, podem ter caráter educacional, resultando no rompimento da ideia de que existem tecnologias que não servem para educar, e outros tipos que servem como ferramentas educacionais e pedagógicas. De acordo com a literatura científica, todas as tecnologias podem ser usadas como mediação didático-tecnológica, por meio de teleaulas, chats, fóruns e todos os meios que possibilitam o compartilhar e a autonomia do sujeito, na construção do conhecimento e na interação, em que há o intercâmbio maior de saberes, oportunizando a colaboração de várias pessoas, com os seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento novo.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP]Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]2015-07-15T18:28:05Z2015-07-15T18:28:05Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-11http://www.faceq.edu.br/regs/edicoesAnteriores.aspRevista de Educação, Gestão e Sociedade, v. 1, n. 13, p. 1-11, 2014.2179-9636http://hdl.handle.net/11449/1249646817625850441625Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Educação, Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124964Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:56:04.961940Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem |
title |
EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP] Educação a Distância (EAD) Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) Aprendizagem Conhecimento |
title_short |
EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem |
author |
Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP] |
author_facet |
Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP] Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP] Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância (EAD) Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) Aprendizagem Conhecimento |
topic |
Educação a Distância (EAD) Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) Aprendizagem Conhecimento |
description |
Há uma inovação como modalidade de ensino e aprendizagem em que o aluno e o professor desenvolvem atividades em lugares e tempos diferentes; esta é a chamada Educação a Distância (EAD). A mediação didático-pedagógica desta modalidade pautase pelo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que amplia os tempos e espaços de ensinar e aprender. Considerando esta realidade, o presente estudo de cunho descritivo, tem por objetivo assinalar qual o papel da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, e apontar quais são as abordagens utilizadas nessa ação. Para isso, foram selecionados materiais importantes para a elaboração dos estudos sobre EAD e as tecnologias que envolvem este tema. Procurou-se localizar as informações úteis, através das leituras provando que todas as tecnologias, em qualquer área do conhecimento ou da produção, podem ter caráter educacional, resultando no rompimento da ideia de que existem tecnologias que não servem para educar, e outros tipos que servem como ferramentas educacionais e pedagógicas. De acordo com a literatura científica, todas as tecnologias podem ser usadas como mediação didático-tecnológica, por meio de teleaulas, chats, fóruns e todos os meios que possibilitam o compartilhar e a autonomia do sujeito, na construção do conhecimento e na interação, em que há o intercâmbio maior de saberes, oportunizando a colaboração de várias pessoas, com os seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento novo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-07-15T18:28:05Z 2015-07-15T18:28:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.faceq.edu.br/regs/edicoesAnteriores.asp Revista de Educação, Gestão e Sociedade, v. 1, n. 13, p. 1-11, 2014. 2179-9636 http://hdl.handle.net/11449/124964 6817625850441625 |
url |
http://www.faceq.edu.br/regs/edicoesAnteriores.asp http://hdl.handle.net/11449/124964 |
identifier_str_mv |
Revista de Educação, Gestão e Sociedade, v. 1, n. 13, p. 1-11, 2014. 2179-9636 6817625850441625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista de Educação, Gestão e Sociedade |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-11 |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128876915720192 |