EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.faceq.edu.br/regs/edicoesAnteriores.asp
http://hdl.handle.net/11449/124964
Resumo: Há uma inovação como modalidade de ensino e aprendizagem em que o aluno e o professor desenvolvem atividades em lugares e tempos diferentes; esta é a chamada Educação a Distância (EAD). A mediação didático-pedagógica desta modalidade pautase pelo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que amplia os tempos e espaços de ensinar e aprender. Considerando esta realidade, o presente estudo de cunho descritivo, tem por objetivo assinalar qual o papel da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, e apontar quais são as abordagens utilizadas nessa ação. Para isso, foram selecionados materiais importantes para a elaboração dos estudos sobre EAD e as tecnologias que envolvem este tema. Procurou-se localizar as informações úteis, através das leituras provando que todas as tecnologias, em qualquer área do conhecimento ou da produção, podem ter caráter educacional, resultando no rompimento da ideia de que existem tecnologias que não servem para educar, e outros tipos que servem como ferramentas educacionais e pedagógicas. De acordo com a literatura científica, todas as tecnologias podem ser usadas como mediação didático-tecnológica, por meio de teleaulas, chats, fóruns e todos os meios que possibilitam o compartilhar e a autonomia do sujeito, na construção do conhecimento e na interação, em que há o intercâmbio maior de saberes, oportunizando a colaboração de várias pessoas, com os seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento novo.
id UNSP_6a8dcaec553bb9b6a6d408ed13573058
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124964
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagemEducação a Distância (EAD)Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)AprendizagemConhecimentoHá uma inovação como modalidade de ensino e aprendizagem em que o aluno e o professor desenvolvem atividades em lugares e tempos diferentes; esta é a chamada Educação a Distância (EAD). A mediação didático-pedagógica desta modalidade pautase pelo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que amplia os tempos e espaços de ensinar e aprender. Considerando esta realidade, o presente estudo de cunho descritivo, tem por objetivo assinalar qual o papel da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, e apontar quais são as abordagens utilizadas nessa ação. Para isso, foram selecionados materiais importantes para a elaboração dos estudos sobre EAD e as tecnologias que envolvem este tema. Procurou-se localizar as informações úteis, através das leituras provando que todas as tecnologias, em qualquer área do conhecimento ou da produção, podem ter caráter educacional, resultando no rompimento da ideia de que existem tecnologias que não servem para educar, e outros tipos que servem como ferramentas educacionais e pedagógicas. De acordo com a literatura científica, todas as tecnologias podem ser usadas como mediação didático-tecnológica, por meio de teleaulas, chats, fóruns e todos os meios que possibilitam o compartilhar e a autonomia do sujeito, na construção do conhecimento e na interação, em que há o intercâmbio maior de saberes, oportunizando a colaboração de várias pessoas, com os seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento novo.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP]Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]2015-07-15T18:28:05Z2015-07-15T18:28:05Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-11http://www.faceq.edu.br/regs/edicoesAnteriores.aspRevista de Educação, Gestão e Sociedade, v. 1, n. 13, p. 1-11, 2014.2179-9636http://hdl.handle.net/11449/1249646817625850441625Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Educação, Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T16:51:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124964Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-23T16:51:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem
title EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem
Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP]
Educação a Distância (EAD)
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
Aprendizagem
Conhecimento
title_short EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem
title_full EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem
title_sort EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem
author Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP]
author_facet Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP]
Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
author_role author
author2 Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP]
Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância (EAD)
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
Aprendizagem
Conhecimento
topic Educação a Distância (EAD)
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
Aprendizagem
Conhecimento
description Há uma inovação como modalidade de ensino e aprendizagem em que o aluno e o professor desenvolvem atividades em lugares e tempos diferentes; esta é a chamada Educação a Distância (EAD). A mediação didático-pedagógica desta modalidade pautase pelo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que amplia os tempos e espaços de ensinar e aprender. Considerando esta realidade, o presente estudo de cunho descritivo, tem por objetivo assinalar qual o papel da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, e apontar quais são as abordagens utilizadas nessa ação. Para isso, foram selecionados materiais importantes para a elaboração dos estudos sobre EAD e as tecnologias que envolvem este tema. Procurou-se localizar as informações úteis, através das leituras provando que todas as tecnologias, em qualquer área do conhecimento ou da produção, podem ter caráter educacional, resultando no rompimento da ideia de que existem tecnologias que não servem para educar, e outros tipos que servem como ferramentas educacionais e pedagógicas. De acordo com a literatura científica, todas as tecnologias podem ser usadas como mediação didático-tecnológica, por meio de teleaulas, chats, fóruns e todos os meios que possibilitam o compartilhar e a autonomia do sujeito, na construção do conhecimento e na interação, em que há o intercâmbio maior de saberes, oportunizando a colaboração de várias pessoas, com os seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento novo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-07-15T18:28:05Z
2015-07-15T18:28:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.faceq.edu.br/regs/edicoesAnteriores.asp
Revista de Educação, Gestão e Sociedade, v. 1, n. 13, p. 1-11, 2014.
2179-9636
http://hdl.handle.net/11449/124964
6817625850441625
url http://www.faceq.edu.br/regs/edicoesAnteriores.asp
http://hdl.handle.net/11449/124964
identifier_str_mv Revista de Educação, Gestão e Sociedade, v. 1, n. 13, p. 1-11, 2014.
2179-9636
6817625850441625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista de Educação, Gestão e Sociedade
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-11
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964967594622976