Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Pedro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lamim-Guedes, Valdir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16685
Resumo: RESUMO: O trabalho aqui apresentado se propõe a discutir os rumos da Educação a Distância (EaD) no ensino superior brasileiro, a refletir acerca de suas particularidades, do papel do professor, do tutor, do currículo e das plataformas virtuais ao longo desse processo, além, é claro, do papel do aluno, que deve ser (mas nem sempre é) o ator principal do processo educacional. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre esses temas, apresentando-se neste artigo a conclusão de que, para um curso em EaD ser bem sucedido, necessita-se principalmente do esforço e da dedicação de cada aluno, além da comunhão de todos os personagens envolvidos.PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância (EaD). Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Tutor. Professor.  ABSTRACT: The paper is proposing to discuss the future of the Distance Learning (ODL) in Brazilian college education. It reflects on the particularities of this, the role of teachers, tutors, curriculum and virtual platforms throughout its process. In addition, it also reflects about the students’ role, which should be the main actor on the educational process – but is not always like this. Therefore, we did a literature review on these topics. In conclusion, for a full success on a distance education course, it’s mainly required the effort and dedication of each student, besides the communion of all characters involved.KEYWORDS: Distance Learning (DL). Virtual Learning Environments (EVIDA). Tutor. Teacher.
id UFMG-9_8aea8b48a7019307b316d6ac09dcc888
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16685
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superiorEducação a Distância (EAD)Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)TutorProfessor.RESUMO: O trabalho aqui apresentado se propõe a discutir os rumos da Educação a Distância (EaD) no ensino superior brasileiro, a refletir acerca de suas particularidades, do papel do professor, do tutor, do currículo e das plataformas virtuais ao longo desse processo, além, é claro, do papel do aluno, que deve ser (mas nem sempre é) o ator principal do processo educacional. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre esses temas, apresentando-se neste artigo a conclusão de que, para um curso em EaD ser bem sucedido, necessita-se principalmente do esforço e da dedicação de cada aluno, além da comunhão de todos os personagens envolvidos.PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância (EaD). Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Tutor. Professor.  ABSTRACT: The paper is proposing to discuss the future of the Distance Learning (ODL) in Brazilian college education. It reflects on the particularities of this, the role of teachers, tutors, curriculum and virtual platforms throughout its process. In addition, it also reflects about the students’ role, which should be the main actor on the educational process – but is not always like this. Therefore, we did a literature review on these topics. In conclusion, for a full success on a distance education course, it’s mainly required the effort and dedication of each student, besides the communion of all characters involved.KEYWORDS: Distance Learning (DL). Virtual Learning Environments (EVIDA). Tutor. Teacher.Universidade Federal de Minas Gerais2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1668510.17851/1983-3652.8.1.25-38Texto Livre; Vol. 8 No. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-38Texto Livre; Vol. 8 Núm. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-38Texto Livre; Vol. 8 No 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-38Texto Livre; v. 8 n. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-381983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16685/13442Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, PedroLamim-Guedes, Valdir2020-07-18T18:20:49Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16685Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:20:49Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior
title Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior
spellingShingle Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior
Camargo, Pedro
Educação a Distância (EAD)
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
Tutor
Professor.
title_short Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior
title_full Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior
title_fullStr Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior
title_full_unstemmed Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior
title_sort Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior
author Camargo, Pedro
author_facet Camargo, Pedro
Lamim-Guedes, Valdir
author_role author
author2 Lamim-Guedes, Valdir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Pedro
Lamim-Guedes, Valdir
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância (EAD)
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
Tutor
Professor.
topic Educação a Distância (EAD)
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
Tutor
Professor.
description RESUMO: O trabalho aqui apresentado se propõe a discutir os rumos da Educação a Distância (EaD) no ensino superior brasileiro, a refletir acerca de suas particularidades, do papel do professor, do tutor, do currículo e das plataformas virtuais ao longo desse processo, além, é claro, do papel do aluno, que deve ser (mas nem sempre é) o ator principal do processo educacional. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre esses temas, apresentando-se neste artigo a conclusão de que, para um curso em EaD ser bem sucedido, necessita-se principalmente do esforço e da dedicação de cada aluno, além da comunhão de todos os personagens envolvidos.PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância (EaD). Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Tutor. Professor.  ABSTRACT: The paper is proposing to discuss the future of the Distance Learning (ODL) in Brazilian college education. It reflects on the particularities of this, the role of teachers, tutors, curriculum and virtual platforms throughout its process. In addition, it also reflects about the students’ role, which should be the main actor on the educational process – but is not always like this. Therefore, we did a literature review on these topics. In conclusion, for a full success on a distance education course, it’s mainly required the effort and dedication of each student, besides the communion of all characters involved.KEYWORDS: Distance Learning (DL). Virtual Learning Environments (EVIDA). Tutor. Teacher.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16685
10.17851/1983-3652.8.1.25-38
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16685
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.8.1.25-38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16685/13442
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 8 No. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-38
Texto Livre; Vol. 8 Núm. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-38
Texto Livre; Vol. 8 No 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-38
Texto Livre; v. 8 n. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-38
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141738315776