Cultura de inovação em organizações privadas : uma revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEIXEIRA, Alexandre Henrique Kavalerski
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52375
Resumo: Cultura de Inovação (CI) é o conjunto de valores, crenças, premissas, atitudes e comporta- mentos que favorecem a inovação dentro de uma organização, e é relevante para as empresas, pois representa um recurso intangível e difícil de ser copiado por competidores, por levar a uma melhor performance e aumento nas fontes de receita. Apesar dos avanços e pesquisas realizadas na área de Cultura de Inovação, ainda há uma série de divergências, inconsistências e desafios em definir: os traços culturais que a compõem; quais as barreiras para sua implan- tação; os determinantes (ou quais elementos influenciam positivamente no desenvolvimento de uma CI) e; como medir Cultura de Inovação no contexto de organizações privadas. Esta dissertação visa identificar, avaliar e interpretar os estudos disponíveis e relevantes na área para atender e responder às lacunas de pesquisa previamente citadas. Para isso, foi desen- volvida uma Revisão Sistemática de Literatura com o objetivo de apresentar uma abordagem metodológica rigorosa para avaliar evidências empíricas disponíveis na literatura sobre CI nas empresas. A revisão inclui trabalhos publicados entre 2003 e 2021. Dos 70 trabalhos inicial- mente selecionados para extração de dados, 59 permaneceram após aplicação dos critérios de qualidade e compreendem os resultados desta dissertação. A partir destes trabalhos, foram identificados dezesseis características que representam os traços culturais associados à Cultura de Inovação nas empresas; doze barreiras que podem impedir ou prejudicar o desenvolvimento de uma Cultura de Inovação nas organizações; onze determinantes de CI foram identificados e definidos com base na literatura, e oitenta e nove itens de medida para avaliar os elementos de Cultura de Inovação. Este é o primeiro trabalho sistemático para a área de Cultura de Inovação nas empresas com foco em suas características e os achados apontam para a necessidade de mais pesquisas empíricas com foco na prática de negócios das empresas, em especial, que analisem as barreiras para promoção e como medir Cultura de Inovação.
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Apesar dos avanços e pesquisas realizadas na área de Cultura de Inovação, ainda há uma série de divergências, inconsistências e desafios em definir: os traços culturais que a compõem; quais as barreiras para sua implan- tação; os determinantes (ou quais elementos influenciam positivamente no desenvolvimento de uma CI) e; como medir Cultura de Inovação no contexto de organizações privadas. Esta dissertação visa identificar, avaliar e interpretar os estudos disponíveis e relevantes na área para atender e responder às lacunas de pesquisa previamente citadas. Para isso, foi desen- volvida uma Revisão Sistemática de Literatura com o objetivo de apresentar uma abordagem metodológica rigorosa para avaliar evidências empíricas disponíveis na literatura sobre CI nas empresas. A revisão inclui trabalhos publicados entre 2003 e 2021. Dos 70 trabalhos inicial- mente selecionados para extração de dados, 59 permaneceram após aplicação dos critérios de qualidade e compreendem os resultados desta dissertação. A partir destes trabalhos, foram identificados dezesseis características que representam os traços culturais associados à Cultura de Inovação nas empresas; doze barreiras que podem impedir ou prejudicar o desenvolvimento de uma Cultura de Inovação nas organizações; onze determinantes de CI foram identificados e definidos com base na literatura, e oitenta e nove itens de medida para avaliar os elementos de Cultura de Inovação. Este é o primeiro trabalho sistemático para a área de Cultura de Inovação nas empresas com foco em suas características e os achados apontam para a necessidade de mais pesquisas empíricas com foco na prática de negócios das empresas, em especial, que analisem as barreiras para promoção e como medir Cultura de Inovação.CNPqInnovation Culture (IC) is the set of values, beliefs, assumptions, attitudes, and behaviors that favor innovation within an organization. It is relevant for companies as it represents an intangible resource that is difficult to be copied by competitors and can improve performance and increase sources of revenue. Despite the advances and research on Innovation Culture, there are still several divergences, inconsistencies, and challenges in defining: the cultural traits that compose it, the barriers to its implementation, the determinants (or which elements positively influence the development of IC), and how to measure Innovation Culture in the context of private organizations. This dissertation thesis aims to identify, evaluate and interpret the available and relevant studies in the area of IC to meet and respond to the aforementioned research gaps. For this, the author and a research team conducted a Systematic Literature Review to apply a rigorous methodological approach to evaluate empirical evidence available in the literature on IC in companies. The review includes papers published between 2003 and 2021, and of the 70 papers initially selected for data extraction, 59 remained after applying the quality criteria and comprise the results of this dissertation. From these papers, we identified: sixteen characteristics that represent the cultural traits associated with the Innovation Culture in companies, twelve barriers that can prevent or harm the development of an IC in organizations, eleven IC determinants defined based on the literature, and eighty-nine measurement items to assess the elements of Innovation Culture. This work represents the first systematic approach in the area of Innovation Culture in companies that focus on their characteristics, and the findings point to the need for more empirical research focused on the business practices of companies, in particular, that analyze the barriers to promotion and how to measure Innovation Culture.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInteligência computacionalCultura de inovaçãoCultura organizacionalCultura de inovação em organizações privadas : uma revisão sistemática de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Alexandre Henrique Kavalerski Teixeira.pdfDISSERTAÇÃO Alexandre Henrique Kavalerski Teixeira.pdfapplication/pdf3434523https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52375/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alexandre%20Henrique%20Kavalerski%20Teixeira.pdf2bed7478b806d2d3c92c352fe0c04494MD51TEXTDISSERTAÇÃO Alexandre Henrique Kavalerski Teixeira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Alexandre Henrique Kavalerski Teixeira.pdf.txtExtracted texttext/plain236337https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52375/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alexandre%20Henrique%20Kavalerski%20Teixeira.pdf.txt479cb217016b8dbee335c4ac261e9e2eMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Alexandre Henrique Kavalerski Teixeira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Alexandre Henrique Kavalerski Teixeira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52375/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alexandre%20Henrique%20Kavalerski%20Teixeira.pdf.jpgee98f68c6e43aa404b4a2b847a7aa675MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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