Marcadores discursivos: interface português-espanhol: análise dos valores semântico-pragmáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Girleide Santos da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30369
Resumo: Neste presente trabalho tratamos sobre os marcadores discursivos utilizados na oralidade por brasileiros, na língua espanhola e o problema de interlíngua nessas partículas. Trazemos questões sobre o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, a relação de semelhanças e diferenças entre a língua portuguesa e espanhola, discussões sobre a interlíngua versus o portunhol, análise contrastiva e análise de erros e tipos/ processos de interlíngua. Nosso objetivo geral é analisar o fenômeno da interlíngua nos marcadores discursivos, através de discursos proferidos por brasileiros em língua espanhola, fazendo-o de forma contrastiva com os componentes na língua portuguesa. Consideramos a interlíngua como a fala dos aprendizes de língua estrangeira que representa a língua em desenvolvimento e na que se advertem equívocos cometidos. Em nosso caso, um brasileiro que estuda o espanhol, acaba, nesse sentido, nem falando em português, tampouco em espanhol. A interlíngua sempre estará presente em um aprendiz de línguas estrangeiras e ela vai dar-se de forma distinta em cada um. Sabe-se que os marcadores discursivos servem para fazer interferência no discurso de modo procedimental, ou seja, servem para ajudar a dar continuidade ao que se fala. Estas partículas discursivas têm funções pragmáticas, ou seja, estão relacionadas com as funções elocutivas que o falante deseja cumprir com seus usos. Com isso, podemos ver que um marcador pode ter vários significados, dependendo de como e onde é utilizado. Os marcadores são de categoria extraoracional, que de determinado modo estão vinculados a noções externas a de predicação, como as que fazem referência às atitudes ou intenções de quem fala. Em nossa metodologia, na parte prática, de análise, realizamos algumas gravações em sala de aula, fizemos suas transcrições das gravações, em seguida, estabelecemos sua análise, buscando sempre os elementos que não pertenciam à língua espanhola, mas que eram resultados de uma contaminação (interlíngua) com a língua portuguesa, em relação à categoria dos marcadores discursivos. Após isto, analisamos o tipo de interlíngua ocorrido nessas partículas, descrevendo os elementos linguísticos que aparecem em nosso trabalho, referentes às partículas. Com tudo isso, concluímos que a interlíngua é um processo necessário na aprendizagem de qualquer língua estrangeira em qualquer indivíduo, mas a partir do momento em que esta fase se prolonga cada vez mais, não existindo preocupação em avançar de nível, então podemos encontrar um problema que precisa ser analisado.
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spelling MELO, Girleide Santos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6629160597900143http://lattes.cnpq.br/4127080735209453MIRANDA POZA, Jose Alberto2019-04-29T18:12:32Z2019-04-29T18:12:32Z2018-02-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30369ark:/64986/001300000ptxrNeste presente trabalho tratamos sobre os marcadores discursivos utilizados na oralidade por brasileiros, na língua espanhola e o problema de interlíngua nessas partículas. Trazemos questões sobre o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, a relação de semelhanças e diferenças entre a língua portuguesa e espanhola, discussões sobre a interlíngua versus o portunhol, análise contrastiva e análise de erros e tipos/ processos de interlíngua. Nosso objetivo geral é analisar o fenômeno da interlíngua nos marcadores discursivos, através de discursos proferidos por brasileiros em língua espanhola, fazendo-o de forma contrastiva com os componentes na língua portuguesa. Consideramos a interlíngua como a fala dos aprendizes de língua estrangeira que representa a língua em desenvolvimento e na que se advertem equívocos cometidos. Em nosso caso, um brasileiro que estuda o espanhol, acaba, nesse sentido, nem falando em português, tampouco em espanhol. A interlíngua sempre estará presente em um aprendiz de línguas estrangeiras e ela vai dar-se de forma distinta em cada um. Sabe-se que os marcadores discursivos servem para fazer interferência no discurso de modo procedimental, ou seja, servem para ajudar a dar continuidade ao que se fala. Estas partículas discursivas têm funções pragmáticas, ou seja, estão relacionadas com as funções elocutivas que o falante deseja cumprir com seus usos. Com isso, podemos ver que um marcador pode ter vários significados, dependendo de como e onde é utilizado. Os marcadores são de categoria extraoracional, que de determinado modo estão vinculados a noções externas a de predicação, como as que fazem referência às atitudes ou intenções de quem fala. Em nossa metodologia, na parte prática, de análise, realizamos algumas gravações em sala de aula, fizemos suas transcrições das gravações, em seguida, estabelecemos sua análise, buscando sempre os elementos que não pertenciam à língua espanhola, mas que eram resultados de uma contaminação (interlíngua) com a língua portuguesa, em relação à categoria dos marcadores discursivos. Após isto, analisamos o tipo de interlíngua ocorrido nessas partículas, descrevendo os elementos linguísticos que aparecem em nosso trabalho, referentes às partículas. Com tudo isso, concluímos que a interlíngua é um processo necessário na aprendizagem de qualquer língua estrangeira em qualquer indivíduo, mas a partir do momento em que esta fase se prolonga cada vez mais, não existindo preocupação em avançar de nível, então podemos encontrar um problema que precisa ser analisado.In this paper, we deal with the discursive markers used in orality by Brazilians in the Spanish language and the problem of interlanguage in those particles. We bring up matters about the learning process of a foreign language, the relation of similarities and differences between the Portuguese and Spanish languages, discussions on interlanguage versus “portunhol”, contrastive analysis and analysis of errors and interlanguage types / processes. Our general aim is to analyze the phenomenon of interlanguage in the discursive markers through discourses given by Brazilians in the Spanish language, accomplishing it in a contrastive way in relation to the components in the Portuguese language. We consider interlanguage as the speech of foreign language learners that represents the language in development and in which misunderstandings are noted. In our case, a Brazilian who studies Spanish ends up, in this sense, neither speaking Portuguese, nor Spanish. The interlanguage will always be present in an apprentice of foreign languages and each apprentice will use it in a distinct way. It is known that discursive markers can be used to cause interference in the discourse in a procedural way, that is, they can be used to help give continuity to what is being said. These discursive particles have pragmatic functions, that is, they are related to the elocutionary functions that the speaker wishes to fulfill by using them. With this in mind, we can see that a marker can have several meanings depending on how and where it is used. The markers belong to an extra-clause category that, in a certain way, are linked to notions external to the one of predication, such as those that refer to the attitudes or intentions of the speaker. In our methodology, in the practical part of the analysis, we made some recordings in the classroom, we made transcriptions of the recordings, then we established their analysis, always searching for the elements that did not belong to the Spanish language, but that were the results of a contamination (interlanguage) with the Portuguese language in relation to the category of discursive markers. After that, we analyzed the type of interlanguage that occurs in those particles, describing the linguistic elements that appear in our work, referring to the particles. With that all, we conclude that interlanguage is a necessary process in learning any foreign language in any individual, but once this phase is prolonged more and more, and there is no concern to advance levels, then we can find a problem that needs to be analyzed.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInterlíngua Espanhol-PortuguêsAnálise contrastivaAnálise de errosMarcadores discursivosMarcadores discursivos: interface português-espanhol: análise dos valores semântico-pragmáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Girleide Santos da Silva Melo.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Girleide Santos da Silva Melo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30369/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Girleide%20Santos%20da%20Silva%20Melo.pdf.jpge7948b477564eb041fe5494de3ce7db0MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Girleide Santos da Silva Melo.pdfDISSERTAÇÃO Girleide Santos da Silva Melo.pdfapplication/pdf982083https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30369/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Girleide%20Santos%20da%20Silva%20Melo.pdf25137b20220fb350c59df91ace3a7df5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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