Mediações de professores surdos universitários de libras no ensino remoto e no retorno ao ensino presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PESSOA, Glaucia da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55622
Resumo: Pessoas surdas são indivíduos com pouca ou nenhuma influência auditiva que experienciam o mundo através dos demais sentidos e possuem cultura e língua próprias por utilizarem, principalmente, da modalidade visual na comunicação. Surgida pela experiência surda em comunidade, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é visuoespacial, com estrutura e gramática próprias. Com a Lei 10.436/02, esta foi reconhecida nacionalmente como meio de comunicação e de garantia da acessibilidade linguística. Este marco oportunizou maior acesso aos espaços de ensino e trabalho às pessoas surdas, principalmente, como referências para a docência de Libras. O contexto pandêmico provocou rupturas nas práticas cotidianas e profissionais docentes, exigindo a inclusão digital para se adequar ao ensino remoto emergencial. Com a flexibilização no isolamento social, o retorno à modalidade presencial provocou uma nova transformação das práticas docentes, o que favoreceu situações potenciais de desenvolvimento, ao integrar algumas estratégias pedagógicas criadas e mediadas por recursos tecnológicos. Vygotsky considerou que o processo de ensino-aprendizagem acontece em um espaço intersubjetivo e interacional, chamado de zona de desenvolvimento proximal, graças à mediação de instrumentos e signos internalizados. O objetivo da presente pesquisa é investigar as mediações, ou seja, o desenvolvimento de instrumentos e linguagens por professores surdos universitários no contexto remoto e as adaptações ou modificações para o retorno ao presencial para promover um processo de ensino-aprendizagem eficiente de Libras. Para este fim, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com três docentes surdos que ofertam disciplinas de Libras na UFPE. A metodologia incluiu a realização de entrevistas semiestruturadas e do método de autoconfrontação simples. Este último correspondeu a observação de uma aula presencial videogravada, seguida da análise desta para selecionar algumas sequências de vídeo e confrontar o participante com a sua própria atividade em uma última entrevista semiestruturada. A análise de dados partiu da construção de Núcleos de Significação, um método que contribui para a compreensão de significações constituídas pelos participantes frente à realidade estudada. Como resultados, o desenvolvimento e a transformação de alguns instrumentos foram documentados quanto as suas funções e objetivos e as formas de linguagens utilizadas por docentes de Libras no ensino remoto e no ensino presencial anterior e pós- pandêmico foram descritas. No que tange aos atores de ZDPs que possam contribuir ao processo de compensação social, identificou-se a interação com intérpretes de Libras como importante, mas nem sempre acessível. Pois a sua atuação foi questionada por serem frequentemente intérpretes bolsistas, ainda em formação. Quanto a interação com pares ouvintes, esta ainda é bastante atrelada ao uso do português escrito e a mediação por intérpretes, limitando situações interativas que potencializem a emergência de possíveis ZDP, como os colegas de departamento. O estudo de caso permitiu ilustrar a importância do contexto histórico-social do sujeito para o desenvolvimento de suas ações e significações atribuídas, como os docentes surdos em suas práticas pedagógicas na transição do período presencial ao ensino remoto e de retorno ao ensino presencial.
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Este marco oportunizou maior acesso aos espaços de ensino e trabalho às pessoas surdas, principalmente, como referências para a docência de Libras. O contexto pandêmico provocou rupturas nas práticas cotidianas e profissionais docentes, exigindo a inclusão digital para se adequar ao ensino remoto emergencial. Com a flexibilização no isolamento social, o retorno à modalidade presencial provocou uma nova transformação das práticas docentes, o que favoreceu situações potenciais de desenvolvimento, ao integrar algumas estratégias pedagógicas criadas e mediadas por recursos tecnológicos. Vygotsky considerou que o processo de ensino-aprendizagem acontece em um espaço intersubjetivo e interacional, chamado de zona de desenvolvimento proximal, graças à mediação de instrumentos e signos internalizados. O objetivo da presente pesquisa é investigar as mediações, ou seja, o desenvolvimento de instrumentos e linguagens por professores surdos universitários no contexto remoto e as adaptações ou modificações para o retorno ao presencial para promover um processo de ensino-aprendizagem eficiente de Libras. Para este fim, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com três docentes surdos que ofertam disciplinas de Libras na UFPE. A metodologia incluiu a realização de entrevistas semiestruturadas e do método de autoconfrontação simples. Este último correspondeu a observação de uma aula presencial videogravada, seguida da análise desta para selecionar algumas sequências de vídeo e confrontar o participante com a sua própria atividade em uma última entrevista semiestruturada. A análise de dados partiu da construção de Núcleos de Significação, um método que contribui para a compreensão de significações constituídas pelos participantes frente à realidade estudada. Como resultados, o desenvolvimento e a transformação de alguns instrumentos foram documentados quanto as suas funções e objetivos e as formas de linguagens utilizadas por docentes de Libras no ensino remoto e no ensino presencial anterior e pós- pandêmico foram descritas. No que tange aos atores de ZDPs que possam contribuir ao processo de compensação social, identificou-se a interação com intérpretes de Libras como importante, mas nem sempre acessível. Pois a sua atuação foi questionada por serem frequentemente intérpretes bolsistas, ainda em formação. Quanto a interação com pares ouvintes, esta ainda é bastante atrelada ao uso do português escrito e a mediação por intérpretes, limitando situações interativas que potencializem a emergência de possíveis ZDP, como os colegas de departamento. O estudo de caso permitiu ilustrar a importância do contexto histórico-social do sujeito para o desenvolvimento de suas ações e significações atribuídas, como os docentes surdos em suas práticas pedagógicas na transição do período presencial ao ensino remoto e de retorno ao ensino presencial.CAPESDeaf people are individuals with little or no auditory influence who experience the world through other senses and have their own culture and language by using mainly the visual modality in communication. Arose by the deaf experience in community, the Brazilian Sign Language (Libras) is visual, with its own structure and grammar. With the Law 10.436/02, it was nationally recognized as a means of communication and as a guarantee of linguistic accessibility. This milestone provided greater access to teaching and work spaces for deaf people, especially as references for teaching Libras. The pandemic context caused ruptures in the daily and professional teaching practices, requiring digital inclusion to adapt to the emergency remote teaching. With the relaxation in social isolation, the return to the face-to- face modality provoked a new transformation in teaching practices, which favored potential development situations by integrating some pedagogical strategies created and mediated by technological resources. Vygotsky considered that the teaching-learning process takes place within an intersubjective and interactional space, called the zone of proximal development, thanks to the mediation of internalized instruments and signs. The objective of this research is to investigate the mediations, that is, the development of instruments and languages by deaf university teachers in the remote context and the adaptations or modifications for the return to face-to-face to promote an efficient teaching-learning process of Libras. To this end, we conducted qualitative exploratory research with three deaf teachers who offer Libras courses at UFPE. The methodology included semi-structured interviews and the simple self-confrontation method. The latter corresponded to the observation of a videorecorded classroom, followed by its analysis to select some video sequences and confront the participant with his/her own activity in a last semi-structured interview. The data analysis was based on the construction of Core of Meaning, a method that contributes to the understanding of the meanings constituted by the participants in face of the studied reality. As results, the development and transformation of some instruments were documented in terms of their functions and objectives and the forms of languages used by Libras teachers in remote teaching and in face-to-face teaching before and after the pandemic were described. With regard to ZDP actors who can contribute to the social compensation process, interaction with Libras interpreters was identified as important, but not always accessible. Their performance was questioned because they were often scholarship interpreters, still in training. As for interaction with hearing peers, this is still largely linked to the use of written Portuguese and mediation by interpreters, limiting interactive situations that enhance the emergence of possible ZDP, such as department colleagues. The case study allowed us to illustrate the importance of the subject's historical-social context in the development of their actions and attributed meanings, such as deaf teachers in their pedagogical practices in the transition from face-to-face to remote teaching and back to face-to-face teaching.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia cognitivaCapacidade auditiva - criança deficiente auditivaCapacitação lecionador surdos - Instrumentos - linguagensProcesso de ensino - AprendizagemEnsino por integraçãoProfessores surdos universitáriosMediações de professores surdos universitários de libras no ensino remoto e no retorno ao ensino presencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Glaucia da Silva Pessoa.pdfDISSERTAÇÃO Glaucia da Silva Pessoa.pdfapplication/pdf2329937https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55622/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Glaucia%20da%20Silva%20Pessoa.pdfc2c23f1c44fe53035684bd21836a6c2aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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