A tool to promote multilevel analysis of survey data
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41287 |
Resumo: | Empresas de software produzem seus produtos através do trabalho colaborativo dos seus membros em equipes. Portanto, empresas estão ou deveriam estar interessadas em como suas equipes se comportam e como esse comportamento pode influenciar em fatores como performance e produtividade, por exemplo. Pesquisadores e recursos humanos investigam comportamentos de colaboradores de uma empresa através de surveys, em geral, por meio de questionários online ou através de papel. O tempo entre a coleta dos dados e suas análise, em geral, é custoso e longo, e quando os resultados estão prontos para serem mostrados, a informação neles contida pode já não ser relevante. Além disso, em muitos casos, devido a manipulação manual em algumas etapas dos dados, há introdução de problemas substanciais que podem invalidar a pesquisa realizada. A pesquisa visa desenvolver uma ferramenta que torne auto- matizado parte do processo de criação de um instrumento de pesquisa de survey, que torne a análise dos dados provindos de um survey mais rápida e precisa quando comparada ao processo manual e que agrupe os dados em diferentes níveis, permitindo assim fazer inferências sobre um indivíduo, uma equipe, um grupo de equipes e uma empresa. A pesquisa segue um método descritivo passando pelo processo de levantamento da base teórica da ferramenta, seu processo de desenvolvimento, a utilização de dados coletados em uma pesquisa baseada em survey, seu processo de validação e, finalmente a exibição dos resultados em diferentes níveis de uma empresa. Dentre os resultados, a ferramenta permite uma semi automação do processo de criação dos surveys onde a identificação da população, seu plano de amostragem, o desenho e validação do instrumento, o recrutamento dos participantes, gerenciamento das respostas e análise dos dados são necessários. Além disso, a ferramenta faz uma análise dos dados em diferentes níveis, permitindo agrupamento dos dados desde o nível da empresa até o nível do colaborador. Ademais, é introduzido um novo agrupamento de equipes para avaliar sua homogeneidade ou heterogeneidade quanto a sua percepção de um conjunto de variáveis. Por fim, os resultados são exibidos em tabelas e gráficos que facilitam a visualização das informações e ajudam a analisar comportamentos positivos ou negativos de um indivíduo, de uma equipe, de grupos de equipes e uma empresa. Como conclusão a ferramenta permite uma análise rápida dos dados quando comparada ao processo manual e pode ajudar tanto pesquisadores quanto recursos humanos a identificar e monitorar equipes numa empresa. Para trabalhos futuros a ferramenta utilizará mais métodos estatísticos como regressão, outros testes de normalidade, melhoria na interface e sua usabilidade, além de tratar questões éticas necessárias ao desenho de pesquisa de um survey. |
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OLIVEIRA, Marcela Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/5147870521770882http://lattes.cnpq.br/6381755382123529SILVA, Fabio Queda Bueno da2021-10-07T18:58:19Z2021-10-07T18:58:19Z2019-02-14OLIVEIRA, Marcela Pereira de. A tool to promote multilevel analysis of survey data. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41287ark:/64986/001300000cwc1Empresas de software produzem seus produtos através do trabalho colaborativo dos seus membros em equipes. Portanto, empresas estão ou deveriam estar interessadas em como suas equipes se comportam e como esse comportamento pode influenciar em fatores como performance e produtividade, por exemplo. Pesquisadores e recursos humanos investigam comportamentos de colaboradores de uma empresa através de surveys, em geral, por meio de questionários online ou através de papel. O tempo entre a coleta dos dados e suas análise, em geral, é custoso e longo, e quando os resultados estão prontos para serem mostrados, a informação neles contida pode já não ser relevante. Além disso, em muitos casos, devido a manipulação manual em algumas etapas dos dados, há introdução de problemas substanciais que podem invalidar a pesquisa realizada. A pesquisa visa desenvolver uma ferramenta que torne auto- matizado parte do processo de criação de um instrumento de pesquisa de survey, que torne a análise dos dados provindos de um survey mais rápida e precisa quando comparada ao processo manual e que agrupe os dados em diferentes níveis, permitindo assim fazer inferências sobre um indivíduo, uma equipe, um grupo de equipes e uma empresa. A pesquisa segue um método descritivo passando pelo processo de levantamento da base teórica da ferramenta, seu processo de desenvolvimento, a utilização de dados coletados em uma pesquisa baseada em survey, seu processo de validação e, finalmente a exibição dos resultados em diferentes níveis de uma empresa. Dentre os resultados, a ferramenta permite uma semi automação do processo de criação dos surveys onde a identificação da população, seu plano de amostragem, o desenho e validação do instrumento, o recrutamento dos participantes, gerenciamento das respostas e análise dos dados são necessários. Além disso, a ferramenta faz uma análise dos dados em diferentes níveis, permitindo agrupamento dos dados desde o nível da empresa até o nível do colaborador. Ademais, é introduzido um novo agrupamento de equipes para avaliar sua homogeneidade ou heterogeneidade quanto a sua percepção de um conjunto de variáveis. Por fim, os resultados são exibidos em tabelas e gráficos que facilitam a visualização das informações e ajudam a analisar comportamentos positivos ou negativos de um indivíduo, de uma equipe, de grupos de equipes e uma empresa. Como conclusão a ferramenta permite uma análise rápida dos dados quando comparada ao processo manual e pode ajudar tanto pesquisadores quanto recursos humanos a identificar e monitorar equipes numa empresa. Para trabalhos futuros a ferramenta utilizará mais métodos estatísticos como regressão, outros testes de normalidade, melhoria na interface e sua usabilidade, além de tratar questões éticas necessárias ao desenho de pesquisa de um survey.Software companies develop its products through collaborative work of its members teams. Therefore, software companies are or should be interested in how its teams behavior e how this behavior can affect performance and productivity. Researchers and human resources investigate company’s collaborators attitude through surveys, usually using online or manual questionnaires. The time between data collection and data analysis, in general, is costly and long, and when generate results are ready to be showed, the present time is not relevant. Besides, in some cases, potential problems can be add during the collection and analysis due manual data manipulation. The research objective is develop a tool to promote semi-automation of survey creation, to analyse data faster and precise compared to manual process and to group data in different organizational levels allowing make inferences about an individual, a team, a group of teams and a company. The research follows a descriptive method and details the construction of theoretical background, the development of the tool, the using of data gathered by survey research, the validation process of the tool and the results visualization in different organizational levels. The tool allows semi-automation of survey creation gathering information about target population, sample planning, what is been study (variables) and how participants are recruited. Besides, manages and analyses the data collected through questionnaires and displays the results grouped by company, teams, team and collaborator. Moreover, a new way to verify team homogeneity validation ed and helps verify if a team has the same perception about what is evaluated. Lastly, the results are displayed in tables and graphics that improve visualization of information about positive or negative attitudes of a collaborator, a team, a group of teams and an organization. The tool provided faster data analysis compared to manual process and helped both researchers and stakeholders to identify and to monitor a team, a group of teams, and a company. For future works, multilevel analysis through regression analysis can be provided and other statistical methods, an improvement on interface and its usability, and also manage ethics issues.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de software e Linguagens de ProgramaçãoAspectos humanosEquipe de softwareA tool to promote multilevel analysis of survey datainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Marcela Pereira de Oliveira.pdfDISSERTAÇÃO Marcela Pereira de Oliveira.pdfapplication/pdf1523710https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41287/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marcela%20Pereira%20de%20Oliveira.pdf2fb2fb2ea0bd5ebd652d7a244674be74MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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