Literacia para publicidade antirracista : para a audiência branca compreender o racismo na publicidade e a necessidade da maior presença da população negra nas narrativas de marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RESENDE, Vitor Lopes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54881
Resumo: Compreender o papel da publicidade na manutenção e exploração do racismo na sociedade brasileira é fundamental para a evolução da atividade. Para que qualquer área avance, é significativo lidar com seus erros e chagas, ao passo que a publicidade pouco faz esse exercício de reconhecimento. A partir da hipótese de que tal atividade é eminentemente racista, este trabalho investiga como o percurso histórico dos significados de consumo vem influenciando a publicidade a assumir, adotar e abraçar causas identitárias das mais diversas – especificamente, no contexto de nosso estudo, o antirracismo. Ao estudarmos a fase contemporânea do capitalismo, bastante ancorada nos ideais neoliberais, buscamos demonstrar a relação entre as políticas de responsabilidade social, publicidade de causa e a adoção por parte das marcas de posicionamentos socialmente desejáveis para o público consumidor. Assim, caminha- se para o entendimento do combate ao racismo em relação a marcas que se reconhecem e anunciam como antirracistas, o que parece contraditório em uma sociedade estruturalmente racista. Pensar uma publicidade antirracista quando ela sequer deixou de ser racista é a proposição deste trabalho, partindo da articulação teórica de teorias raciais, de consumo, de literacia (midiática, informacional e publicitária) e do papel das marcas na sociedade. Por fim, apresentamos uma proposta de literacia para a publicidade antirracista.
id UFPE_81b3fb33cf9fe48b60f7bf4ff7303ba1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/54881
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling RESENDE, Vitor Lopeshttp://lattes.cnpq.br/7368594028727754http://lattes.cnpq.br/8848818321253108COVALESKI, Rogério Luiz2024-01-30T13:06:56Z2024-01-30T13:06:56Z2023-09-28RESENDE, Vitor Lopes. Literacia para publicidade antirracista: para a audiência branca compreender o racismo na publicidade e a necessidade da maior presença da população negra nas narrativas de marcas. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54881Compreender o papel da publicidade na manutenção e exploração do racismo na sociedade brasileira é fundamental para a evolução da atividade. Para que qualquer área avance, é significativo lidar com seus erros e chagas, ao passo que a publicidade pouco faz esse exercício de reconhecimento. A partir da hipótese de que tal atividade é eminentemente racista, este trabalho investiga como o percurso histórico dos significados de consumo vem influenciando a publicidade a assumir, adotar e abraçar causas identitárias das mais diversas – especificamente, no contexto de nosso estudo, o antirracismo. Ao estudarmos a fase contemporânea do capitalismo, bastante ancorada nos ideais neoliberais, buscamos demonstrar a relação entre as políticas de responsabilidade social, publicidade de causa e a adoção por parte das marcas de posicionamentos socialmente desejáveis para o público consumidor. Assim, caminha- se para o entendimento do combate ao racismo em relação a marcas que se reconhecem e anunciam como antirracistas, o que parece contraditório em uma sociedade estruturalmente racista. Pensar uma publicidade antirracista quando ela sequer deixou de ser racista é a proposição deste trabalho, partindo da articulação teórica de teorias raciais, de consumo, de literacia (midiática, informacional e publicitária) e do papel das marcas na sociedade. Por fim, apresentamos uma proposta de literacia para a publicidade antirracista.CAPESUnderstanding the role of advertising in maintaining and exploiting racism in Brazilian society is fundamental to the evolution of the activity. For any area to advance, it is important to deal with its mistakes and wounds and advertising does little in this recognition exercise. Based on the hypothesis that such activity is eminently racist, this work investigates how the historical path of consumer meanings has influenced advertising to assume, adopt and embrace the most diverse identity causes, specifically for our study, anti-racism. By studying the contemporary phase of capitalism, largely anchored in neoliberal ideals, we seek to demonstrate the relationship between social responsibility policies, cause advertising and the adoption, by brands, of socially desirable positions for the public consumer. Thus, we are moving towards understanding the fight against racism by brands that regulate themselves and advertise themselves as anti-racist, which seems contradictory in a structurally racist society. Thinking about anti-racist advertising when it has not even stopped being racist is the proposition of this work, based on the theoretical articulation of racial, consumer, literacy theories (media, informational and advertising) and the role of brands in society. Finally, we will present a literacy proposal for anti-racist advertising.Comprender el papel de la publicidad en el mantenimiento y explotación del racismo en la sociedad brasileña es fundamental para la evolución de la actividad. Para que cualquier área avance es importante afrontar sus errores y heridas y la publicidad poco contribuye en este ejercicio de reconocimiento. Partiendo de la hipótesis de que dicha actividad es eminentemente racista, este trabajo investiga cómo el recorrido histórico de los significados del consumidor ha influido en la publicidad para asumir, adoptar y abrazar las más diversas causas identitarias, específicamente para nuestro estudio, el antirracismo. Al estudiar la fase contemporánea del capitalismo, en gran medida anclada en ideales neoliberales, buscamos demostrar la relación entre las políticas de responsabilidad social, la publicidad de causas y la adopción, por parte de las marcas, de posiciones socialmente deseables para el consumidor público. Así, avanzamos hacia la comprensión de la lucha contra el racismo por parte de marcas que se regulan y se anuncian como antirracistas, lo que parece contradictorio en una sociedad estructuralmente racista. Pensar en la publicidad antirracista cuando ni siquiera ha dejado de ser racista es la propuesta de este trabajo, basado en la articulación teórica de las teorías raciales, del consumo, de la alfabetización (mediática, informativa y publicitaria) y del papel de las marcas en la sociedad. Finalmente, presentaremos una propuesta de alfabetización para la publicidad antirracista.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPublicidadeConsumoLiteracia PublicitáriaRacismoAntirracismoLiteracia para publicidade antirracista : para a audiência branca compreender o racismo na publicidade e a necessidade da maior presença da população negra nas narrativas de marcasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54881/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54881/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALTESE Vitor Lopes Resende.pdfTESE Vitor Lopes Resende.pdfapplication/pdf3947906https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54881/1/TESE%20Vitor%20Lopes%20Resende.pdfe3f6bb00568a778f68afb3826abad8afMD51TEXTTESE Vitor Lopes Resende.pdf.txtTESE Vitor Lopes Resende.pdf.txtExtracted texttext/plain544150https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54881/4/TESE%20Vitor%20Lopes%20Resende.pdf.txtadf972887a8aa50e26e537f70b19e4b6MD54THUMBNAILTESE Vitor Lopes Resende.pdf.jpgTESE Vitor Lopes Resende.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54881/5/TESE%20Vitor%20Lopes%20Resende.pdf.jpg4a28009769078cffff18ab2b7a29ca15MD55123456789/548812024-01-31 02:23:09.448oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-01-31T05:23:09Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literacia para publicidade antirracista : para a audiência branca compreender o racismo na publicidade e a necessidade da maior presença da população negra nas narrativas de marcas
title Literacia para publicidade antirracista : para a audiência branca compreender o racismo na publicidade e a necessidade da maior presença da população negra nas narrativas de marcas
spellingShingle Literacia para publicidade antirracista : para a audiência branca compreender o racismo na publicidade e a necessidade da maior presença da população negra nas narrativas de marcas
RESENDE, Vitor Lopes
Publicidade
Consumo
Literacia Publicitária
Racismo
Antirracismo
title_short Literacia para publicidade antirracista : para a audiência branca compreender o racismo na publicidade e a necessidade da maior presença da população negra nas narrativas de marcas
title_full Literacia para publicidade antirracista : para a audiência branca compreender o racismo na publicidade e a necessidade da maior presença da população negra nas narrativas de marcas
title_fullStr Literacia para publicidade antirracista : para a audiência branca compreender o racismo na publicidade e a necessidade da maior presença da população negra nas narrativas de marcas
title_full_unstemmed Literacia para publicidade antirracista : para a audiência branca compreender o racismo na publicidade e a necessidade da maior presença da população negra nas narrativas de marcas
title_sort Literacia para publicidade antirracista : para a audiência branca compreender o racismo na publicidade e a necessidade da maior presença da população negra nas narrativas de marcas
author RESENDE, Vitor Lopes
author_facet RESENDE, Vitor Lopes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7368594028727754
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8848818321253108
dc.contributor.author.fl_str_mv RESENDE, Vitor Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv COVALESKI, Rogério Luiz
contributor_str_mv COVALESKI, Rogério Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Consumo
Literacia Publicitária
Racismo
Antirracismo
topic Publicidade
Consumo
Literacia Publicitária
Racismo
Antirracismo
description Compreender o papel da publicidade na manutenção e exploração do racismo na sociedade brasileira é fundamental para a evolução da atividade. Para que qualquer área avance, é significativo lidar com seus erros e chagas, ao passo que a publicidade pouco faz esse exercício de reconhecimento. A partir da hipótese de que tal atividade é eminentemente racista, este trabalho investiga como o percurso histórico dos significados de consumo vem influenciando a publicidade a assumir, adotar e abraçar causas identitárias das mais diversas – especificamente, no contexto de nosso estudo, o antirracismo. Ao estudarmos a fase contemporânea do capitalismo, bastante ancorada nos ideais neoliberais, buscamos demonstrar a relação entre as políticas de responsabilidade social, publicidade de causa e a adoção por parte das marcas de posicionamentos socialmente desejáveis para o público consumidor. Assim, caminha- se para o entendimento do combate ao racismo em relação a marcas que se reconhecem e anunciam como antirracistas, o que parece contraditório em uma sociedade estruturalmente racista. Pensar uma publicidade antirracista quando ela sequer deixou de ser racista é a proposição deste trabalho, partindo da articulação teórica de teorias raciais, de consumo, de literacia (midiática, informacional e publicitária) e do papel das marcas na sociedade. Por fim, apresentamos uma proposta de literacia para a publicidade antirracista.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-30T13:06:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-30T13:06:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RESENDE, Vitor Lopes. Literacia para publicidade antirracista: para a audiência branca compreender o racismo na publicidade e a necessidade da maior presença da população negra nas narrativas de marcas. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54881
identifier_str_mv RESENDE, Vitor Lopes. Literacia para publicidade antirracista: para a audiência branca compreender o racismo na publicidade e a necessidade da maior presença da população negra nas narrativas de marcas. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54881/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54881/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54881/1/TESE%20Vitor%20Lopes%20Resende.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54881/4/TESE%20Vitor%20Lopes%20Resende.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54881/5/TESE%20Vitor%20Lopes%20Resende.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
e3f6bb00568a778f68afb3826abad8af
adf972887a8aa50e26e537f70b19e4b6
4a28009769078cffff18ab2b7a29ca15
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310802066112512