Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebouças de Almeida, Raquel
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3290
Resumo: Este trabalho trata da pesquisa de público alvo com ênfase nos aspectos subjetivos do usuário. Estuda as disciplinas de projeto de cursos de design de produto, analisa as abordagens dessas disciplinas e suas relações com disciplinas teóricas presentes no currículo. Também realiza um estudo de caso com intervenção em sala de aula, para aprofundamento da pesquisa. O trabalho aborda o âmbito do design e emoção, cuja ênfase na emoção, personalidade e expectativas dos usuários é de grande importância para a atividade de projeto de design. O objetivo é analisar a abordagem da pesquisa de público-alvo nas disciplinas de projeto de produto em cursos de design. Pretende-se conhecer como os docentes dessas disciplinas orientam a análise de aspectos subjetivos do público-alvo e quais aspectos influenciam essa análise. Pretende-se também, além desse estudo mais generalista, conhecer de forma mais aprofundada esse panorama em uma disciplina de projeto especificamente, com análise e intervenção em sala de aula. A metodologia da abordagem dialética conduz a pesquisa ao cruzamento de dados e ao estabelecimento de ligações e de interdependência entre eles. Procuram-se relações entre as variáveis estudadas e a influência destas na pesquisa de público-alvo realizada nas instituições de ensino de design. Com a pesquisa realizada, observou-se que há lacunas na forma de orientação do estudo do público-alvo nas instituições de ensino pesquisadas. O estudo de caso e a intervenção em uma disciplina de projeto, através da análise detalhada de trabalhos de alunos, tornaram possível observar em que aspectos e em que fases do projeto as carências no estudo da emotividade do público-alvo são mais latentes
id UFPE_81c59f2a2f8ae48fc95aaea90b35756a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/3290
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Rebouças de Almeida, RaquelMedeiros de Araújo, Kátia 2014-06-12T16:29:52Z2014-06-12T16:29:52Z2009-01-31Rebouças de Almeida, Raquel; Medeiros de Araújo, Kátia. Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3290Este trabalho trata da pesquisa de público alvo com ênfase nos aspectos subjetivos do usuário. Estuda as disciplinas de projeto de cursos de design de produto, analisa as abordagens dessas disciplinas e suas relações com disciplinas teóricas presentes no currículo. Também realiza um estudo de caso com intervenção em sala de aula, para aprofundamento da pesquisa. O trabalho aborda o âmbito do design e emoção, cuja ênfase na emoção, personalidade e expectativas dos usuários é de grande importância para a atividade de projeto de design. O objetivo é analisar a abordagem da pesquisa de público-alvo nas disciplinas de projeto de produto em cursos de design. Pretende-se conhecer como os docentes dessas disciplinas orientam a análise de aspectos subjetivos do público-alvo e quais aspectos influenciam essa análise. Pretende-se também, além desse estudo mais generalista, conhecer de forma mais aprofundada esse panorama em uma disciplina de projeto especificamente, com análise e intervenção em sala de aula. A metodologia da abordagem dialética conduz a pesquisa ao cruzamento de dados e ao estabelecimento de ligações e de interdependência entre eles. Procuram-se relações entre as variáveis estudadas e a influência destas na pesquisa de público-alvo realizada nas instituições de ensino de design. Com a pesquisa realizada, observou-se que há lacunas na forma de orientação do estudo do público-alvo nas instituições de ensino pesquisadas. O estudo de caso e a intervenção em uma disciplina de projeto, através da análise detalhada de trabalhos de alunos, tornaram possível observar em que aspectos e em que fases do projeto as carências no estudo da emotividade do público-alvo são mais latentesporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDesign e EmoçãoProjeto de ProdutoMetodologia de DesignSubjetividadeInstituições de EnsinoEstudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALarquivo2207_1.pdfapplication/pdf3470423https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3290/1/arquivo2207_1.pdfae9116544616f7dc507b902bcf3ffbf3MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3290/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo2207_1.pdf.txtarquivo2207_1.pdf.txtExtracted texttext/plain274226https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3290/3/arquivo2207_1.pdf.txt425bc13693d75fa56588954685e52f62MD53THUMBNAILarquivo2207_1.pdf.jpgarquivo2207_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3290/4/arquivo2207_1.pdf.jpg0ce37caa11e9281e8b939d878e42b9c5MD54123456789/32902019-10-25 02:13:57.31oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T05:13:57Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos
title Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos
spellingShingle Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos
Rebouças de Almeida, Raquel
Design e Emoção
Projeto de Produto
Metodologia de Design
Subjetividade
Instituições de Ensino
title_short Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos
title_full Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos
title_fullStr Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos
title_full_unstemmed Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos
title_sort Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos
author Rebouças de Almeida, Raquel
author_facet Rebouças de Almeida, Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebouças de Almeida, Raquel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros de Araújo, Kátia
contributor_str_mv Medeiros de Araújo, Kátia
dc.subject.por.fl_str_mv Design e Emoção
Projeto de Produto
Metodologia de Design
Subjetividade
Instituições de Ensino
topic Design e Emoção
Projeto de Produto
Metodologia de Design
Subjetividade
Instituições de Ensino
description Este trabalho trata da pesquisa de público alvo com ênfase nos aspectos subjetivos do usuário. Estuda as disciplinas de projeto de cursos de design de produto, analisa as abordagens dessas disciplinas e suas relações com disciplinas teóricas presentes no currículo. Também realiza um estudo de caso com intervenção em sala de aula, para aprofundamento da pesquisa. O trabalho aborda o âmbito do design e emoção, cuja ênfase na emoção, personalidade e expectativas dos usuários é de grande importância para a atividade de projeto de design. O objetivo é analisar a abordagem da pesquisa de público-alvo nas disciplinas de projeto de produto em cursos de design. Pretende-se conhecer como os docentes dessas disciplinas orientam a análise de aspectos subjetivos do público-alvo e quais aspectos influenciam essa análise. Pretende-se também, além desse estudo mais generalista, conhecer de forma mais aprofundada esse panorama em uma disciplina de projeto especificamente, com análise e intervenção em sala de aula. A metodologia da abordagem dialética conduz a pesquisa ao cruzamento de dados e ao estabelecimento de ligações e de interdependência entre eles. Procuram-se relações entre as variáveis estudadas e a influência destas na pesquisa de público-alvo realizada nas instituições de ensino de design. Com a pesquisa realizada, observou-se que há lacunas na forma de orientação do estudo do público-alvo nas instituições de ensino pesquisadas. O estudo de caso e a intervenção em uma disciplina de projeto, através da análise detalhada de trabalhos de alunos, tornaram possível observar em que aspectos e em que fases do projeto as carências no estudo da emotividade do público-alvo são mais latentes
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T16:29:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T16:29:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rebouças de Almeida, Raquel; Medeiros de Araújo, Kátia. Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3290
identifier_str_mv Rebouças de Almeida, Raquel; Medeiros de Araújo, Kátia. Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3290/1/arquivo2207_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3290/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3290/3/arquivo2207_1.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3290/4/arquivo2207_1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ae9116544616f7dc507b902bcf3ffbf3
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
425bc13693d75fa56588954685e52f62
0ce37caa11e9281e8b939d878e42b9c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310852896882688