Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3290 |
Resumo: | Este trabalho trata da pesquisa de público alvo com ênfase nos aspectos subjetivos do usuário. Estuda as disciplinas de projeto de cursos de design de produto, analisa as abordagens dessas disciplinas e suas relações com disciplinas teóricas presentes no currículo. Também realiza um estudo de caso com intervenção em sala de aula, para aprofundamento da pesquisa. O trabalho aborda o âmbito do design e emoção, cuja ênfase na emoção, personalidade e expectativas dos usuários é de grande importância para a atividade de projeto de design. O objetivo é analisar a abordagem da pesquisa de público-alvo nas disciplinas de projeto de produto em cursos de design. Pretende-se conhecer como os docentes dessas disciplinas orientam a análise de aspectos subjetivos do público-alvo e quais aspectos influenciam essa análise. Pretende-se também, além desse estudo mais generalista, conhecer de forma mais aprofundada esse panorama em uma disciplina de projeto especificamente, com análise e intervenção em sala de aula. A metodologia da abordagem dialética conduz a pesquisa ao cruzamento de dados e ao estabelecimento de ligações e de interdependência entre eles. Procuram-se relações entre as variáveis estudadas e a influência destas na pesquisa de público-alvo realizada nas instituições de ensino de design. Com a pesquisa realizada, observou-se que há lacunas na forma de orientação do estudo do público-alvo nas instituições de ensino pesquisadas. O estudo de caso e a intervenção em uma disciplina de projeto, através da análise detalhada de trabalhos de alunos, tornaram possível observar em que aspectos e em que fases do projeto as carências no estudo da emotividade do público-alvo são mais latentes |
id |
UFPE_81c59f2a2f8ae48fc95aaea90b35756a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/3290 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Rebouças de Almeida, RaquelMedeiros de Araújo, Kátia 2014-06-12T16:29:52Z2014-06-12T16:29:52Z2009-01-31Rebouças de Almeida, Raquel; Medeiros de Araújo, Kátia. Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3290Este trabalho trata da pesquisa de público alvo com ênfase nos aspectos subjetivos do usuário. Estuda as disciplinas de projeto de cursos de design de produto, analisa as abordagens dessas disciplinas e suas relações com disciplinas teóricas presentes no currículo. Também realiza um estudo de caso com intervenção em sala de aula, para aprofundamento da pesquisa. O trabalho aborda o âmbito do design e emoção, cuja ênfase na emoção, personalidade e expectativas dos usuários é de grande importância para a atividade de projeto de design. O objetivo é analisar a abordagem da pesquisa de público-alvo nas disciplinas de projeto de produto em cursos de design. Pretende-se conhecer como os docentes dessas disciplinas orientam a análise de aspectos subjetivos do público-alvo e quais aspectos influenciam essa análise. Pretende-se também, além desse estudo mais generalista, conhecer de forma mais aprofundada esse panorama em uma disciplina de projeto especificamente, com análise e intervenção em sala de aula. A metodologia da abordagem dialética conduz a pesquisa ao cruzamento de dados e ao estabelecimento de ligações e de interdependência entre eles. Procuram-se relações entre as variáveis estudadas e a influência destas na pesquisa de público-alvo realizada nas instituições de ensino de design. Com a pesquisa realizada, observou-se que há lacunas na forma de orientação do estudo do público-alvo nas instituições de ensino pesquisadas. O estudo de caso e a intervenção em uma disciplina de projeto, através da análise detalhada de trabalhos de alunos, tornaram possível observar em que aspectos e em que fases do projeto as carências no estudo da emotividade do público-alvo são mais latentesporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDesign e EmoçãoProjeto de ProdutoMetodologia de DesignSubjetividadeInstituições de EnsinoEstudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALarquivo2207_1.pdfapplication/pdf3470423https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3290/1/arquivo2207_1.pdfae9116544616f7dc507b902bcf3ffbf3MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3290/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo2207_1.pdf.txtarquivo2207_1.pdf.txtExtracted texttext/plain274226https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3290/3/arquivo2207_1.pdf.txt425bc13693d75fa56588954685e52f62MD53THUMBNAILarquivo2207_1.pdf.jpgarquivo2207_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3290/4/arquivo2207_1.pdf.jpg0ce37caa11e9281e8b939d878e42b9c5MD54123456789/32902019-10-25 02:13:57.31oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T05:13:57Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos |
title |
Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos |
spellingShingle |
Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos Rebouças de Almeida, Raquel Design e Emoção Projeto de Produto Metodologia de Design Subjetividade Instituições de Ensino |
title_short |
Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos |
title_full |
Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos |
title_fullStr |
Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos |
title_full_unstemmed |
Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos |
title_sort |
Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos |
author |
Rebouças de Almeida, Raquel |
author_facet |
Rebouças de Almeida, Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebouças de Almeida, Raquel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros de Araújo, Kátia |
contributor_str_mv |
Medeiros de Araújo, Kátia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design e Emoção Projeto de Produto Metodologia de Design Subjetividade Instituições de Ensino |
topic |
Design e Emoção Projeto de Produto Metodologia de Design Subjetividade Instituições de Ensino |
description |
Este trabalho trata da pesquisa de público alvo com ênfase nos aspectos subjetivos do usuário. Estuda as disciplinas de projeto de cursos de design de produto, analisa as abordagens dessas disciplinas e suas relações com disciplinas teóricas presentes no currículo. Também realiza um estudo de caso com intervenção em sala de aula, para aprofundamento da pesquisa. O trabalho aborda o âmbito do design e emoção, cuja ênfase na emoção, personalidade e expectativas dos usuários é de grande importância para a atividade de projeto de design. O objetivo é analisar a abordagem da pesquisa de público-alvo nas disciplinas de projeto de produto em cursos de design. Pretende-se conhecer como os docentes dessas disciplinas orientam a análise de aspectos subjetivos do público-alvo e quais aspectos influenciam essa análise. Pretende-se também, além desse estudo mais generalista, conhecer de forma mais aprofundada esse panorama em uma disciplina de projeto especificamente, com análise e intervenção em sala de aula. A metodologia da abordagem dialética conduz a pesquisa ao cruzamento de dados e ao estabelecimento de ligações e de interdependência entre eles. Procuram-se relações entre as variáveis estudadas e a influência destas na pesquisa de público-alvo realizada nas instituições de ensino de design. Com a pesquisa realizada, observou-se que há lacunas na forma de orientação do estudo do público-alvo nas instituições de ensino pesquisadas. O estudo de caso e a intervenção em uma disciplina de projeto, através da análise detalhada de trabalhos de alunos, tornaram possível observar em que aspectos e em que fases do projeto as carências no estudo da emotividade do público-alvo são mais latentes |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T16:29:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T16:29:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Rebouças de Almeida, Raquel; Medeiros de Araújo, Kátia. Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3290 |
identifier_str_mv |
Rebouças de Almeida, Raquel; Medeiros de Araújo, Kátia. Estudo de Público-alvo em Design: abordagem de aspectos subjetivos do usuário em disciplinas de projeto de produtos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3290/1/arquivo2207_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3290/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3290/3/arquivo2207_1.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3290/4/arquivo2207_1.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae9116544616f7dc507b902bcf3ffbf3 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 425bc13693d75fa56588954685e52f62 0ce37caa11e9281e8b939d878e42b9c5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310852896882688 |