O marketing na educação superior pública : o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43281 |
Resumo: | Ao considerar a forma como as universidades se relacionam com a sociedade, é notória a falta de mecanismos eficazes de conversação e diálogo, levando a uma comunicação mal trabalhada e mal direcionada. Atrelado a isso, existe uma visão distorcida da sociedade, entendendo o ensino superior público como muito dispendi- oso e sem resultados imediatamente aparentes e de aplicação prática direta. Não é da “cultura de empresa” das Instituições públicas de ensino superior (Ipes) trabalhar o marketing com relação à sua identidade e à sua marca. É sabido que essas Ipes, sendo instituições públicas com orçamentos garantidos, possuem uma estrutura ro- busta e sólida o que lhes dá certa tranquilidade e, talvez, tenha possibilitado uma despreocupação junto aos seus gestores no sentido de, perante seus diversos públi- cos, fortalecer a marca da instituição de forma contínua. Diante do exposto, é lícito admitir que a pouca utilização do marketing pelas Ipes, visando ao fortalecimento de suas identidades e marcas, contribuem significativa- mente para a falta de empatia das pessoas para com aquelas. Essa dissertação teve por objetivo propor o uso do marketing de forma institucionalizada pelas Ipes, com o intuito de mostrar a sociedade o que são essas instituições e como sua atuação é de grande relevância para o progresso do país. Para tanto, fornece orientações gerais para planejamento e incorporação do marketing às práticas rotineiras de governança e gestão dessas organizações. Os sujeitos da pesquisa foram (i) os gestores/servidor da UFRPE, lotados em pontos estratégicos, totalizando cinco entrevistados e (ii) trinta pessoas selecionadas de maneira diversa, em relação aos públicos de uma universidade. A natureza da pro- posta desta pesquisa e a diversidade das questões levantadas e dos objetivos pro- postos implicaram que não se poderia lançar mão de uma única abordagem metodo- lógica. Cada objetivo específico foi tratado de forma distinta. Assim, a pesquisa tran- sitou entre bibliográfica, documental, qualitativa, ensaio, relato, empírica e explorató- ria, aqui, visando a estabelecer o procedimento para um trabalho futuro, mais amplo e com efetivo rigor. A técnica de coleta de dados adotada foi a entrevista estrutura- da. Na análise das entrevistas dos gestores/servidores, constatou-se que eles reconhe- cem que (i) a UFRPE falha na divulgação das ações desenvolvidas perante a socie- dade e (ii) existem anseios no sentido de implementar melhor o marketing dentro de sua gestão, apontando que o problema principal seriam orçamentos reduzidos. Já na análise das entrevistas com o público em geral, observou-se que: (i) há o reco- nhecimento de que a UFRPE falha na divulgação de seu papel como instituição de Educação, havendo pouco esforço dela na divulgação de sua marca; (ii) mesmo as- sim, a UFRPE ficou em segundo lugar na memória dos respondentes; (iii) esses res- pondentes apoiam o uso do marketing para propagação das ações da UFRPE. |
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Não é da “cultura de empresa” das Instituições públicas de ensino superior (Ipes) trabalhar o marketing com relação à sua identidade e à sua marca. É sabido que essas Ipes, sendo instituições públicas com orçamentos garantidos, possuem uma estrutura ro- busta e sólida o que lhes dá certa tranquilidade e, talvez, tenha possibilitado uma despreocupação junto aos seus gestores no sentido de, perante seus diversos públi- cos, fortalecer a marca da instituição de forma contínua. Diante do exposto, é lícito admitir que a pouca utilização do marketing pelas Ipes, visando ao fortalecimento de suas identidades e marcas, contribuem significativa- mente para a falta de empatia das pessoas para com aquelas. Essa dissertação teve por objetivo propor o uso do marketing de forma institucionalizada pelas Ipes, com o intuito de mostrar a sociedade o que são essas instituições e como sua atuação é de grande relevância para o progresso do país. 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Na análise das entrevistas dos gestores/servidores, constatou-se que eles reconhe- cem que (i) a UFRPE falha na divulgação das ações desenvolvidas perante a socie- dade e (ii) existem anseios no sentido de implementar melhor o marketing dentro de sua gestão, apontando que o problema principal seriam orçamentos reduzidos. Já na análise das entrevistas com o público em geral, observou-se que: (i) há o reco- nhecimento de que a UFRPE falha na divulgação de seu papel como instituição de Educação, havendo pouco esforço dela na divulgação de sua marca; (ii) mesmo as- sim, a UFRPE ficou em segundo lugar na memória dos respondentes; (iii) esses res- pondentes apoiam o uso do marketing para propagação das ações da UFRPE.CAPESWhen considering the way Brazilian universities relate to society, there is a lack of effective mechanisms for conversation, communication is poorly worked and misdi- rected. Linked to this, there is a distorted view of society, understanding public higher education as very expensive and without immediately apparent results and of direct practical application. It is not part of the “company culture” of public higher education institutions (Ipes) to work marketing in relation to their identity and their brand. It is known that these Ipes, being public institutions with guaranteed budgets, have a ro- bust and solid structure, which gives them a certain tranquility and, perhaps, has en- abled a lack of concern with their managers in order to strengthen the brand of the institution on a continuous basis. Given the above, it is fair to admit that the little use of marketing by Ipes, aimed at strengthening their identities and brands, significantly contributes to people's lack of empathy with them. This dissertation aimed to propose the use of marketing in an institutionalized way by Ipes, to show to society (i) what these institutions are and (ii) how their performance is of great relevance to the country's progress. To this end, it provides general guidelines for planning and incorporating marketing into the routine governance and management practices of these organizations. The research subjects were (i) the UFRPE managers/servers, located in strategic points, totaling five interviewees and (ii) thirty people selected in different ways, in relation to the publics of a university. The nature of the proposal of this research, and the diversity of both the proposed objectives and the questions, raised and implied that a single methodological approach could not be used. Each specific objective was treated differently. Thus, the research moved between bibliographical, documental, qualitative, essay, report, empirical and exploratory, here, aiming to establish the procedure for a future work, broader and with effective rigor. The data collection technique adopted was the structured interview. In the analysis of the interviews of managers/servers, it was found that they recog- nize that (i) UFRPE fails to disclose the actions taken to society and (ii) there is a de- sire to better implement marketing within its management, pointing out that the main problem would be reduced budgets. In the analysis of the interviews with the general public, it was observed that: (i) there is a recognition that UFRPE fails to publicize its role as an educational institution, with little effort being made to publicize its brand; (ii) even so, UFRPE ranked second in the respondents' memory; (iii) these respond- ents support the use of marketing to propagate UFRPE's actions.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing institucionalImagem corporativaUniversidades e faculdades públicas – Identidade socialO marketing na educação superior pública : o caso da Universidade Federal Rural de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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