O marketing na educação superior pública : o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Lígia Gonçalves de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43281
Resumo: Ao considerar a forma como as universidades se relacionam com a sociedade, é notória a falta de mecanismos eficazes de conversação e diálogo, levando a uma comunicação mal trabalhada e mal direcionada. Atrelado a isso, existe uma visão distorcida da sociedade, entendendo o ensino superior público como muito dispendi- oso e sem resultados imediatamente aparentes e de aplicação prática direta. Não é da “cultura de empresa” das Instituições públicas de ensino superior (Ipes) trabalhar o marketing com relação à sua identidade e à sua marca. É sabido que essas Ipes, sendo instituições públicas com orçamentos garantidos, possuem uma estrutura ro- busta e sólida o que lhes dá certa tranquilidade e, talvez, tenha possibilitado uma despreocupação junto aos seus gestores no sentido de, perante seus diversos públi- cos, fortalecer a marca da instituição de forma contínua. Diante do exposto, é lícito admitir que a pouca utilização do marketing pelas Ipes, visando ao fortalecimento de suas identidades e marcas, contribuem significativa- mente para a falta de empatia das pessoas para com aquelas. Essa dissertação teve por objetivo propor o uso do marketing de forma institucionalizada pelas Ipes, com o intuito de mostrar a sociedade o que são essas instituições e como sua atuação é de grande relevância para o progresso do país. Para tanto, fornece orientações gerais para planejamento e incorporação do marketing às práticas rotineiras de governança e gestão dessas organizações. Os sujeitos da pesquisa foram (i) os gestores/servidor da UFRPE, lotados em pontos estratégicos, totalizando cinco entrevistados e (ii) trinta pessoas selecionadas de maneira diversa, em relação aos públicos de uma universidade. A natureza da pro- posta desta pesquisa e a diversidade das questões levantadas e dos objetivos pro- postos implicaram que não se poderia lançar mão de uma única abordagem metodo- lógica. Cada objetivo específico foi tratado de forma distinta. Assim, a pesquisa tran- sitou entre bibliográfica, documental, qualitativa, ensaio, relato, empírica e explorató- ria, aqui, visando a estabelecer o procedimento para um trabalho futuro, mais amplo e com efetivo rigor. A técnica de coleta de dados adotada foi a entrevista estrutura- da. Na análise das entrevistas dos gestores/servidores, constatou-se que eles reconhe- cem que (i) a UFRPE falha na divulgação das ações desenvolvidas perante a socie- dade e (ii) existem anseios no sentido de implementar melhor o marketing dentro de sua gestão, apontando que o problema principal seriam orçamentos reduzidos. Já na análise das entrevistas com o público em geral, observou-se que: (i) há o reco- nhecimento de que a UFRPE falha na divulgação de seu papel como instituição de Educação, havendo pouco esforço dela na divulgação de sua marca; (ii) mesmo as- sim, a UFRPE ficou em segundo lugar na memória dos respondentes; (iii) esses res- pondentes apoiam o uso do marketing para propagação das ações da UFRPE.
id UFPE_82822fa090dd2c3e1ddd3ece546a586d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/43281
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling LIMA, Lígia Gonçalves dehttp://lattes.cnpq.br/2924635805624738http://lattes.cnpq.br/5469157594946888TRZESNIAK, Piotr2022-03-09T13:31:25Z2022-03-09T13:31:25Z2021-05-31LIMA, Lígia Gonçalves de. O marketing na educação superior pública: o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43281Ao considerar a forma como as universidades se relacionam com a sociedade, é notória a falta de mecanismos eficazes de conversação e diálogo, levando a uma comunicação mal trabalhada e mal direcionada. Atrelado a isso, existe uma visão distorcida da sociedade, entendendo o ensino superior público como muito dispendi- oso e sem resultados imediatamente aparentes e de aplicação prática direta. Não é da “cultura de empresa” das Instituições públicas de ensino superior (Ipes) trabalhar o marketing com relação à sua identidade e à sua marca. É sabido que essas Ipes, sendo instituições públicas com orçamentos garantidos, possuem uma estrutura ro- busta e sólida o que lhes dá certa tranquilidade e, talvez, tenha possibilitado uma despreocupação junto aos seus gestores no sentido de, perante seus diversos públi- cos, fortalecer a marca da instituição de forma contínua. Diante do exposto, é lícito admitir que a pouca utilização do marketing pelas Ipes, visando ao fortalecimento de suas identidades e marcas, contribuem significativa- mente para a falta de empatia das pessoas para com aquelas. Essa dissertação teve por objetivo propor o uso do marketing de forma institucionalizada pelas Ipes, com o intuito de mostrar a sociedade o que são essas instituições e como sua atuação é de grande relevância para o progresso do país. Para tanto, fornece orientações gerais para planejamento e incorporação do marketing às práticas rotineiras de governança e gestão dessas organizações. Os sujeitos da pesquisa foram (i) os gestores/servidor da UFRPE, lotados em pontos estratégicos, totalizando cinco entrevistados e (ii) trinta pessoas selecionadas de maneira diversa, em relação aos públicos de uma universidade. A natureza da pro- posta desta pesquisa e a diversidade das questões levantadas e dos objetivos pro- postos implicaram que não se poderia lançar mão de uma única abordagem metodo- lógica. Cada objetivo específico foi tratado de forma distinta. Assim, a pesquisa tran- sitou entre bibliográfica, documental, qualitativa, ensaio, relato, empírica e explorató- ria, aqui, visando a estabelecer o procedimento para um trabalho futuro, mais amplo e com efetivo rigor. A técnica de coleta de dados adotada foi a entrevista estrutura- da. Na análise das entrevistas dos gestores/servidores, constatou-se que eles reconhe- cem que (i) a UFRPE falha na divulgação das ações desenvolvidas perante a socie- dade e (ii) existem anseios no sentido de implementar melhor o marketing dentro de sua gestão, apontando que o problema principal seriam orçamentos reduzidos. Já na análise das entrevistas com o público em geral, observou-se que: (i) há o reco- nhecimento de que a UFRPE falha na divulgação de seu papel como instituição de Educação, havendo pouco esforço dela na divulgação de sua marca; (ii) mesmo as- sim, a UFRPE ficou em segundo lugar na memória dos respondentes; (iii) esses res- pondentes apoiam o uso do marketing para propagação das ações da UFRPE.CAPESWhen considering the way Brazilian universities relate to society, there is a lack of effective mechanisms for conversation, communication is poorly worked and misdi- rected. Linked to this, there is a distorted view of society, understanding public higher education as very expensive and without immediately apparent results and of direct practical application. It is not part of the “company culture” of public higher education institutions (Ipes) to work marketing in relation to their identity and their brand. It is known that these Ipes, being public institutions with guaranteed budgets, have a ro- bust and solid structure, which gives them a certain tranquility and, perhaps, has en- abled a lack of concern with their managers in order to strengthen the brand of the institution on a continuous basis. Given the above, it is fair to admit that the little use of marketing by Ipes, aimed at strengthening their identities and brands, significantly contributes to people's lack of empathy with them. This dissertation aimed to propose the use of marketing in an institutionalized way by Ipes, to show to society (i) what these institutions are and (ii) how their performance is of great relevance to the country's progress. To this end, it provides general guidelines for planning and incorporating marketing into the routine governance and management practices of these organizations. The research subjects were (i) the UFRPE managers/servers, located in strategic points, totaling five interviewees and (ii) thirty people selected in different ways, in relation to the publics of a university. The nature of the proposal of this research, and the diversity of both the proposed objectives and the questions, raised and implied that a single methodological approach could not be used. Each specific objective was treated differently. Thus, the research moved between bibliographical, documental, qualitative, essay, report, empirical and exploratory, here, aiming to establish the procedure for a future work, broader and with effective rigor. The data collection technique adopted was the structured interview. In the analysis of the interviews of managers/servers, it was found that they recog- nize that (i) UFRPE fails to disclose the actions taken to society and (ii) there is a de- sire to better implement marketing within its management, pointing out that the main problem would be reduced budgets. In the analysis of the interviews with the general public, it was observed that: (i) there is a recognition that UFRPE fails to publicize its role as an educational institution, with little effort being made to publicize its brand; (ii) even so, UFRPE ranked second in the respondents' memory; (iii) these respond- ents support the use of marketing to propagate UFRPE's actions.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing institucionalImagem corporativaUniversidades e faculdades públicas – Identidade socialO marketing na educação superior pública : o caso da Universidade Federal Rural de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43281/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Lígia Gonçalves de Lima.pdfDISSERTAÇÃO Lígia Gonçalves de Lima.pdfapplication/pdf2259846https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43281/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20L%c3%adgia%20Gon%c3%a7alves%20de%20Lima.pdf8aaa733520f9ff69ec8cc209becdc19fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43281/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53TEXTDISSERTAÇÃO Lígia Gonçalves de Lima.pdf.txtDISSERTAÇÃO Lígia Gonçalves de Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain266009https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43281/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20L%c3%adgia%20Gon%c3%a7alves%20de%20Lima.pdf.txt5b745dc79c8bb05cacce00292e8c7d76MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Lígia Gonçalves de Lima.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Lígia Gonçalves de Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1317https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43281/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20L%c3%adgia%20Gon%c3%a7alves%20de%20Lima.pdf.jpge9aa9b25cb8239a3640c14fc0a3ee9f2MD55123456789/432812022-03-10 02:11:04.614oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-03-10T05:11:04Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O marketing na educação superior pública : o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco
title O marketing na educação superior pública : o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco
spellingShingle O marketing na educação superior pública : o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco
LIMA, Lígia Gonçalves de
Marketing institucional
Imagem corporativa
Universidades e faculdades públicas – Identidade social
title_short O marketing na educação superior pública : o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco
title_full O marketing na educação superior pública : o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco
title_fullStr O marketing na educação superior pública : o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco
title_full_unstemmed O marketing na educação superior pública : o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco
title_sort O marketing na educação superior pública : o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco
author LIMA, Lígia Gonçalves de
author_facet LIMA, Lígia Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2924635805624738
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5469157594946888
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Lígia Gonçalves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TRZESNIAK, Piotr
contributor_str_mv TRZESNIAK, Piotr
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing institucional
Imagem corporativa
Universidades e faculdades públicas – Identidade social
topic Marketing institucional
Imagem corporativa
Universidades e faculdades públicas – Identidade social
description Ao considerar a forma como as universidades se relacionam com a sociedade, é notória a falta de mecanismos eficazes de conversação e diálogo, levando a uma comunicação mal trabalhada e mal direcionada. Atrelado a isso, existe uma visão distorcida da sociedade, entendendo o ensino superior público como muito dispendi- oso e sem resultados imediatamente aparentes e de aplicação prática direta. Não é da “cultura de empresa” das Instituições públicas de ensino superior (Ipes) trabalhar o marketing com relação à sua identidade e à sua marca. É sabido que essas Ipes, sendo instituições públicas com orçamentos garantidos, possuem uma estrutura ro- busta e sólida o que lhes dá certa tranquilidade e, talvez, tenha possibilitado uma despreocupação junto aos seus gestores no sentido de, perante seus diversos públi- cos, fortalecer a marca da instituição de forma contínua. Diante do exposto, é lícito admitir que a pouca utilização do marketing pelas Ipes, visando ao fortalecimento de suas identidades e marcas, contribuem significativa- mente para a falta de empatia das pessoas para com aquelas. Essa dissertação teve por objetivo propor o uso do marketing de forma institucionalizada pelas Ipes, com o intuito de mostrar a sociedade o que são essas instituições e como sua atuação é de grande relevância para o progresso do país. Para tanto, fornece orientações gerais para planejamento e incorporação do marketing às práticas rotineiras de governança e gestão dessas organizações. Os sujeitos da pesquisa foram (i) os gestores/servidor da UFRPE, lotados em pontos estratégicos, totalizando cinco entrevistados e (ii) trinta pessoas selecionadas de maneira diversa, em relação aos públicos de uma universidade. A natureza da pro- posta desta pesquisa e a diversidade das questões levantadas e dos objetivos pro- postos implicaram que não se poderia lançar mão de uma única abordagem metodo- lógica. Cada objetivo específico foi tratado de forma distinta. Assim, a pesquisa tran- sitou entre bibliográfica, documental, qualitativa, ensaio, relato, empírica e explorató- ria, aqui, visando a estabelecer o procedimento para um trabalho futuro, mais amplo e com efetivo rigor. A técnica de coleta de dados adotada foi a entrevista estrutura- da. Na análise das entrevistas dos gestores/servidores, constatou-se que eles reconhe- cem que (i) a UFRPE falha na divulgação das ações desenvolvidas perante a socie- dade e (ii) existem anseios no sentido de implementar melhor o marketing dentro de sua gestão, apontando que o problema principal seriam orçamentos reduzidos. Já na análise das entrevistas com o público em geral, observou-se que: (i) há o reco- nhecimento de que a UFRPE falha na divulgação de seu papel como instituição de Educação, havendo pouco esforço dela na divulgação de sua marca; (ii) mesmo as- sim, a UFRPE ficou em segundo lugar na memória dos respondentes; (iii) esses res- pondentes apoiam o uso do marketing para propagação das ações da UFRPE.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-09T13:31:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-09T13:31:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Lígia Gonçalves de. O marketing na educação superior pública: o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43281
identifier_str_mv LIMA, Lígia Gonçalves de. O marketing na educação superior pública: o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43281/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43281/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20L%c3%adgia%20Gon%c3%a7alves%20de%20Lima.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43281/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43281/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20L%c3%adgia%20Gon%c3%a7alves%20de%20Lima.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43281/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20L%c3%adgia%20Gon%c3%a7alves%20de%20Lima.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8aaa733520f9ff69ec8cc209becdc19f
6928b9260b07fb2755249a5ca9903395
5b745dc79c8bb05cacce00292e8c7d76
e9aa9b25cb8239a3640c14fc0a3ee9f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310808767561728