A avaliação da imagem no ensino superior privado: um estudo de caso do Instituto de Ensino Superior FUCAPI - CESF na perspectiva dos seus principais públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iamara Cavalcante Antunes
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ACJD8
Resumo: O presente trabalho de pesquisa teve como principal objetivo avaliar a imagem do Instituto de Ensino Superior FUCAPI CESF, na percepção dos seus principais públicos. Para tanto, buscou-se fazer uma revisão da literatura acerca da imagem como tema central desta pesquisa,além de outros temas a ele relacionados, tais como a identidade organizacional, o marketing de serviços, o marketing em serviços educacionais e sua relevância para as Instituições de Ensino Superior IES privadas. Foram abordados, ainda, aspectos referentes ao contextoatual das IES particulares e da instituição analisada. Com a pesquisa, que se configurou em um estudo de caso, buscou-se investigar, junto a diversas categorias de públicos, como a imagem institucional do CESF está sendo percebida por esses públicos e se existem diferenças significativas em função da categoria de público ou do perfil dos respondentes. A pesquisa foi realizada em duas etapas distintas, sendo que na primeira etapa foram aplicados 289 questionários e, na segunda etapa, foram realizadas 15 entrevistas, de forma a complementar o que se pretendeu investigar. Dentre os aspectos pesquisados, verificou-se que os resultados alcançados apontaram para uma avaliação positiva da imagem da IES analisada quanto aos seguintes aspectos: cursos ofertados, corpo docente, conduta institucional, conduta empresarial com os empregados e atendimento, não havendo diferenças significativas em função das categorias de públicos pesquisadas. Entretanto, alguns aspectos foram apontados como negativos, dentre eles, destacam-se: a comunicação com os públicos, a falta deincentivo aos alunos a participarem de programas de iniciação científica e alguns componentes da infra-estrutura, os quais precisam ser trabalhados com o intuito de se proporcionar maior satisfação aos públicos da instituição e se atingir o nível de excelência almejado. Esses resultados podem ser considerados valiosos, não só por apresentarem contribuições ao conhecimento acadêmico sobre o tema, mas também por se apresentarem como possíveis norteadores para que o CESF possa atuar estrategicamente em relação aos seus propósitos e, principalmente, às expectativas de seus principais públicos internos eexternos.
id UFMG_e98e395dcb3d06d6c12dab090f03cc9b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ACJD8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marlene Catarina de O Lopes MeloIamara Cavalcante Antunes2019-08-13T15:09:12Z2019-08-13T15:09:12Z2004-07-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ACJD8O presente trabalho de pesquisa teve como principal objetivo avaliar a imagem do Instituto de Ensino Superior FUCAPI CESF, na percepção dos seus principais públicos. Para tanto, buscou-se fazer uma revisão da literatura acerca da imagem como tema central desta pesquisa,além de outros temas a ele relacionados, tais como a identidade organizacional, o marketing de serviços, o marketing em serviços educacionais e sua relevância para as Instituições de Ensino Superior IES privadas. Foram abordados, ainda, aspectos referentes ao contextoatual das IES particulares e da instituição analisada. Com a pesquisa, que se configurou em um estudo de caso, buscou-se investigar, junto a diversas categorias de públicos, como a imagem institucional do CESF está sendo percebida por esses públicos e se existem diferenças significativas em função da categoria de público ou do perfil dos respondentes. A pesquisa foi realizada em duas etapas distintas, sendo que na primeira etapa foram aplicados 289 questionários e, na segunda etapa, foram realizadas 15 entrevistas, de forma a complementar o que se pretendeu investigar. Dentre os aspectos pesquisados, verificou-se que os resultados alcançados apontaram para uma avaliação positiva da imagem da IES analisada quanto aos seguintes aspectos: cursos ofertados, corpo docente, conduta institucional, conduta empresarial com os empregados e atendimento, não havendo diferenças significativas em função das categorias de públicos pesquisadas. Entretanto, alguns aspectos foram apontados como negativos, dentre eles, destacam-se: a comunicação com os públicos, a falta deincentivo aos alunos a participarem de programas de iniciação científica e alguns componentes da infra-estrutura, os quais precisam ser trabalhados com o intuito de se proporcionar maior satisfação aos públicos da instituição e se atingir o nível de excelência almejado. Esses resultados podem ser considerados valiosos, não só por apresentarem contribuições ao conhecimento acadêmico sobre o tema, mas também por se apresentarem como possíveis norteadores para que o CESF possa atuar estrategicamente em relação aos seus propósitos e, principalmente, às expectativas de seus principais públicos internos eexternos.The present work of research had as main objective to evaluate the image of the Superior Institute of Learning FUCAPI CESF, in perception of its main publics. For in such a way. it inquired to do a review of literature concerning the image researched to make one domocentral subject of this research, beside of other subjects, such as organizacional identity, the marketing of services, the marketing in educational services and its importance for the private Superior Institute of Learning (Instituto Superior de Ensino) IES. They had been boarded,still, referring aspects to the current context of the particular IES and the institution analyzed. With the researh that if configured in a case of study, it is searched to investigate together the diverse categories of publics, as the institucional image of the CESF is being perceived for these significant publics and if they exist significant differences in function of the public category or the profile of the respondents. The research was realized in two distinct stages, being that in the first stage 289 questionaries had been applied and in a second stage, had beencarried through 15 interviews, as a form to complement it and what it was intended to investigate. The reached results had pointed with positive image of the searched institution, no having significant differences in relation of the seached categories of the publics. However, some aspects that had been identified as negative needs to be worked as theintention to provide a greater satisfaction of the publics in the institution and to aim the expected goal. These results can be considered as valuable, not only for presenting academic contribution knowledge on the subject, but also to presenting as a possible leaders that CESF can act strategically in relation to its proposes and mainly to its main internal andexternal publics.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoUniversidades e faculdadesMarketing de serviçosEnsino superiorIdentidade organizacionalMarketing de serviçosprivadoImagemA avaliação da imagem no ensino superior privado: um estudo de caso do Instituto de Ensino Superior FUCAPI - CESF na perspectiva dos seus principais públicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_iamara_cavalcante_antunes.pdfapplication/pdf730306https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ACJD8/1/disserta__o_iamara_cavalcante_antunes.pdfebb87e945e9af720d977057d5fe3ea25MD511843/BUBD-9ACJD82019-08-13 12:09:12.825oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ACJD8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-13T15:09:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação da imagem no ensino superior privado: um estudo de caso do Instituto de Ensino Superior FUCAPI - CESF na perspectiva dos seus principais públicos
title A avaliação da imagem no ensino superior privado: um estudo de caso do Instituto de Ensino Superior FUCAPI - CESF na perspectiva dos seus principais públicos
spellingShingle A avaliação da imagem no ensino superior privado: um estudo de caso do Instituto de Ensino Superior FUCAPI - CESF na perspectiva dos seus principais públicos
Iamara Cavalcante Antunes
Ensino superior
Identidade organizacional
Marketing de serviços
privado
Imagem
Administração
Universidades e faculdades
Marketing de serviços
title_short A avaliação da imagem no ensino superior privado: um estudo de caso do Instituto de Ensino Superior FUCAPI - CESF na perspectiva dos seus principais públicos
title_full A avaliação da imagem no ensino superior privado: um estudo de caso do Instituto de Ensino Superior FUCAPI - CESF na perspectiva dos seus principais públicos
title_fullStr A avaliação da imagem no ensino superior privado: um estudo de caso do Instituto de Ensino Superior FUCAPI - CESF na perspectiva dos seus principais públicos
title_full_unstemmed A avaliação da imagem no ensino superior privado: um estudo de caso do Instituto de Ensino Superior FUCAPI - CESF na perspectiva dos seus principais públicos
title_sort A avaliação da imagem no ensino superior privado: um estudo de caso do Instituto de Ensino Superior FUCAPI - CESF na perspectiva dos seus principais públicos
author Iamara Cavalcante Antunes
author_facet Iamara Cavalcante Antunes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marlene Catarina de O Lopes Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Iamara Cavalcante Antunes
contributor_str_mv Marlene Catarina de O Lopes Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Identidade organizacional
Marketing de serviços
privado
Imagem
topic Ensino superior
Identidade organizacional
Marketing de serviços
privado
Imagem
Administração
Universidades e faculdades
Marketing de serviços
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Administração
Universidades e faculdades
Marketing de serviços
description O presente trabalho de pesquisa teve como principal objetivo avaliar a imagem do Instituto de Ensino Superior FUCAPI CESF, na percepção dos seus principais públicos. Para tanto, buscou-se fazer uma revisão da literatura acerca da imagem como tema central desta pesquisa,além de outros temas a ele relacionados, tais como a identidade organizacional, o marketing de serviços, o marketing em serviços educacionais e sua relevância para as Instituições de Ensino Superior IES privadas. Foram abordados, ainda, aspectos referentes ao contextoatual das IES particulares e da instituição analisada. Com a pesquisa, que se configurou em um estudo de caso, buscou-se investigar, junto a diversas categorias de públicos, como a imagem institucional do CESF está sendo percebida por esses públicos e se existem diferenças significativas em função da categoria de público ou do perfil dos respondentes. A pesquisa foi realizada em duas etapas distintas, sendo que na primeira etapa foram aplicados 289 questionários e, na segunda etapa, foram realizadas 15 entrevistas, de forma a complementar o que se pretendeu investigar. Dentre os aspectos pesquisados, verificou-se que os resultados alcançados apontaram para uma avaliação positiva da imagem da IES analisada quanto aos seguintes aspectos: cursos ofertados, corpo docente, conduta institucional, conduta empresarial com os empregados e atendimento, não havendo diferenças significativas em função das categorias de públicos pesquisadas. Entretanto, alguns aspectos foram apontados como negativos, dentre eles, destacam-se: a comunicação com os públicos, a falta deincentivo aos alunos a participarem de programas de iniciação científica e alguns componentes da infra-estrutura, os quais precisam ser trabalhados com o intuito de se proporcionar maior satisfação aos públicos da instituição e se atingir o nível de excelência almejado. Esses resultados podem ser considerados valiosos, não só por apresentarem contribuições ao conhecimento acadêmico sobre o tema, mas também por se apresentarem como possíveis norteadores para que o CESF possa atuar estrategicamente em relação aos seus propósitos e, principalmente, às expectativas de seus principais públicos internos eexternos.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-07-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T15:09:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T15:09:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ACJD8
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ACJD8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ACJD8/1/disserta__o_iamara_cavalcante_antunes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ebb87e945e9af720d977057d5fe3ea25
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589514588848128