Satisfação e aquisição de conhecimento de curta duração de estudantes de medicina em aulas a partir de textos literários
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32807 |
Resumo: | Textos literários vêm sendo incluídos no processo de ensino-aprendizagem dos currículos de várias escolas médicas, uma vez que auxiliam no desenvolvimento de competências e podem melhorar a motivação dos estudantes em atividades curriculares. Entretanto, os potenciais resultados do uso dessa ferramenta didática sobre a aprendizagem cognitiva e satisfação dos alunos ainda são pouco estudados. O objetivo desse estudo foi avaliar o impacto do uso de textos literários, durante aulas expositivas, no desempenho cognitivo de curta duração e no grau de satisfação dos estudantes de Medicina. Tratou-se de uma intervenção educacional, realizada no curso de Medicina do NCV da UFPE. A população foi composta por estudantes do quinto período, separados em dois grupos em cinco aulas. Ambos grupos realizaram a leitura de textos no início: um grupo leu textos científicos e o outro literários, relacionados ao tema da aula. Em seguida, foi aplicado um pré-teste cognitivo para avaliação do nível prévio de conhecimento dos estudantes. Seguiu-se a aula expositivo-dialogada e, na sequência, foi aplicado um pós-teste, idêntico ao pré-teste, para aferição da retenção do conhecimento. Por fim, aplicou-se o questionário de satisfação dos estudantes. Os temas das aulas foram: complicações de tumores gastrointestinais (aula 1), diarreia aguda (aula 2), tuberculose (aula 3), esquizofrenia (aula 4) e assistência à saúde em áreas remotas (aula 5). O banco de dados foi construído no Google Form 2017® e transportado para o programa Microsoft Office Excel 2010®. A análise estatística foi realizada pelo software SPSS 21.0 e foram aplicados os testes de Wilcoxon pareado e o qui-quadrado. Foram considerados para análise dos dados um nível de significância p≤0,05. Ambos grupos das aulas 1, 2 e 5, o grupo que leu textos técnicos da aula 3 e o grupo que utilizou textos literários da aula 4 mostraram melhora no desempenho cognitivo. O grupo que utilizou textos literários da aula 3 e o grupo que leu textos técnicos da aula 4 apresentaram redução no desempenho cognitivo. Em quatro das cinco aulas, as notas do pós-teste do grupo literário tenderam a ser mais altas. O grupo que leu textos técnicos mostrou maior satisfação em relação às variáveis: "texto inicial como recurso didático foi adequado", na aula 2; "utilização do texto inicial na atividade pedagógica", "texto deixou a aula mais dinâmica" e "motivação para interagir durante a aula", na aula 3. A assimetria dos resultados entre a aquisição de conhecimentos e a satisfação com a intervenção pode ser atribuída à expectativa técnica dos estudantes no ensino, ao tipo de avaliação realizada e à diferença entre as intervenções. |
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LUCAS, Iris Camposhttp://lattes.cnpq.br/4068668621132665http://lattes.cnpq.br/0557373983746122SARINHO, Emanuel Sávio Cavalcanti2019-09-13T17:55:19Z2019-09-13T17:55:19Z2018-06-05https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32807Textos literários vêm sendo incluídos no processo de ensino-aprendizagem dos currículos de várias escolas médicas, uma vez que auxiliam no desenvolvimento de competências e podem melhorar a motivação dos estudantes em atividades curriculares. Entretanto, os potenciais resultados do uso dessa ferramenta didática sobre a aprendizagem cognitiva e satisfação dos alunos ainda são pouco estudados. O objetivo desse estudo foi avaliar o impacto do uso de textos literários, durante aulas expositivas, no desempenho cognitivo de curta duração e no grau de satisfação dos estudantes de Medicina. Tratou-se de uma intervenção educacional, realizada no curso de Medicina do NCV da UFPE. A população foi composta por estudantes do quinto período, separados em dois grupos em cinco aulas. Ambos grupos realizaram a leitura de textos no início: um grupo leu textos científicos e o outro literários, relacionados ao tema da aula. Em seguida, foi aplicado um pré-teste cognitivo para avaliação do nível prévio de conhecimento dos estudantes. Seguiu-se a aula expositivo-dialogada e, na sequência, foi aplicado um pós-teste, idêntico ao pré-teste, para aferição da retenção do conhecimento. Por fim, aplicou-se o questionário de satisfação dos estudantes. Os temas das aulas foram: complicações de tumores gastrointestinais (aula 1), diarreia aguda (aula 2), tuberculose (aula 3), esquizofrenia (aula 4) e assistência à saúde em áreas remotas (aula 5). O banco de dados foi construído no Google Form 2017® e transportado para o programa Microsoft Office Excel 2010®. A análise estatística foi realizada pelo software SPSS 21.0 e foram aplicados os testes de Wilcoxon pareado e o qui-quadrado. Foram considerados para análise dos dados um nível de significância p≤0,05. Ambos grupos das aulas 1, 2 e 5, o grupo que leu textos técnicos da aula 3 e o grupo que utilizou textos literários da aula 4 mostraram melhora no desempenho cognitivo. O grupo que utilizou textos literários da aula 3 e o grupo que leu textos técnicos da aula 4 apresentaram redução no desempenho cognitivo. Em quatro das cinco aulas, as notas do pós-teste do grupo literário tenderam a ser mais altas. O grupo que leu textos técnicos mostrou maior satisfação em relação às variáveis: "texto inicial como recurso didático foi adequado", na aula 2; "utilização do texto inicial na atividade pedagógica", "texto deixou a aula mais dinâmica" e "motivação para interagir durante a aula", na aula 3. A assimetria dos resultados entre a aquisição de conhecimentos e a satisfação com a intervenção pode ser atribuída à expectativa técnica dos estudantes no ensino, ao tipo de avaliação realizada e à diferença entre as intervenções.Literary texts have been included in the teaching-learning process of the curricula of several medical schools, since they helped in the development of competencies and can improve students motivation in curricular activities. However, the potential results of using this didactic tool on cognitive learning and student satisfaction are still poorly studied. The objective of this study was to evaluate the impact of the use of literary texts, during lectures, short-term cognitive performance and the degree of satisfaction of medical students. It was an educational intervention, developed in the medical school of the NCV of UFPE. The population was composed of third year students, separated into two groups in five classes. Both groups performed the reading of texts at the beginning: one group read scientific texts and the other read literary texts, related to the theme of the lesson. Next, a cognitive prettest was applied to assess the previous level of student knowledge. The expository-dialogue lectures was followed and a posttest, identical to the prettest, was applied to measure the retention of knowledge. Finally, the student satisfaction questionnaire was applied. The subjects were: complications of gastrointestinal tumors (lecture 1), acute diarrhea (lecture 2), tuberculosis (lecture 3), schizophrenia (lecture 4) and health care in remote areas (lecture 5). The database was built on Google Form 2017® and transported to the Microsoft Office Excel 2010® program. Statistical analysis was performed using SPSS 21.0 software and Wilcoxon paired and chi-square tests were applied. The significance level was considered of p≤0.05 for data analysis. Both groups in lecture s 1, 2 and 5, the group that read technical texts in lecture 3 and the group that used literary texts in lecture 4 showed improvement in cognitive performance. The group that used literary texts in lecture 3 and the group that read technical texts in lecture 4 presented a reduction in cognitive performance. In four of the five lecture s, the group that read literaries text had higher scores in post-tests. The group that read technical texts showed greater satisfaction regarding the variables: "initial text as a didactic resource was adequate", in lecture 2; "use of the initial text in the pedagogical activity", "text left the lecture more dynamic" and "motivation to interact during the lesson" in lecture 3. The asymmetry of the results between the acquisition of knowledge and satisfaction with the intervention can be attributed the technical expectation of students in teaching, the type of evaluation performed and the difference between interventions.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencias da SaudeUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação médicaAprendizado baseado em problemasCogniçãoSatisfação pessoalSatisfação e aquisição de conhecimento de curta duração de estudantes de medicina em aulas a partir de textos literáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Iris Campos Lucas.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Iris Campos Lucas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32807/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Iris%20Campos%20Lucas.pdf.jpg7f242aedd3dfc7947b518fd86da013fcMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Iris Campos Lucas.pdfDISSERTAÇÃO Iris Campos Lucas.pdfapplication/pdf1349084https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32807/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Iris%20Campos%20Lucas.pdff34a3a74f607d7fea1b8b1a5b0773278MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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