A Experiência da Comissão de Apoio Pedagógico na Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200095 |
Resumo: | Resumo: A Faculdade de Medicina de Botucatu, dentro de um processo de reforma curricular, organizou a partir de 1989 uma ampla avaliação através de seus docentes, alunos e ex-alunos. Como resultado, integrar disciplinas, introduzir metodologias inovadoras e estender o ensino para outros níveis de atenção médica do município foram as propostas mais contundentes. No início dos anos 90, a parceria da escola com o Programa UNI contribuiu para que a proposta se concretizasse. Em 1995, foi criada a Comissão de Apoio Pedagógica (CAP) para prestar apoio pedagógico aos órgãos colegiados na implementação do novo currículo, referente às inovações metodológicas em ensino, integração de disciplinas e produção de material didático. Para somar às avaliações Já desenvolvidas, a CAP coordenou o Projeto Cinaem. Como estratégia para integração das disciplinas, membros da CAP e docentes do ciclo básico organizaram dois módulos do atual primeiro ano de Medicina, introduzindo o método de ensino baseado em problemas (PBL). A filosofia do ensino ativo, centrado no aluno, norteou a proposta. |
id |
ABEM-1_55543c102936c6424cf444505dc2f8a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021999000200095 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Experiência da Comissão de Apoio Pedagógico na Faculdade de Medicina de Botucatu UNESPEducação médicaCurrículum - tendênciasAprendizado baseado em problemasResumo: A Faculdade de Medicina de Botucatu, dentro de um processo de reforma curricular, organizou a partir de 1989 uma ampla avaliação através de seus docentes, alunos e ex-alunos. Como resultado, integrar disciplinas, introduzir metodologias inovadoras e estender o ensino para outros níveis de atenção médica do município foram as propostas mais contundentes. No início dos anos 90, a parceria da escola com o Programa UNI contribuiu para que a proposta se concretizasse. Em 1995, foi criada a Comissão de Apoio Pedagógica (CAP) para prestar apoio pedagógico aos órgãos colegiados na implementação do novo currículo, referente às inovações metodológicas em ensino, integração de disciplinas e produção de material didático. Para somar às avaliações Já desenvolvidas, a CAP coordenou o Projeto Cinaem. Como estratégia para integração das disciplinas, membros da CAP e docentes do ciclo básico organizaram dois módulos do atual primeiro ano de Medicina, introduzindo o método de ensino baseado em problemas (PBL). A filosofia do ensino ativo, centrado no aluno, norteou a proposta.Associação Brasileira de Educação Médica1999-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200095Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v23.2-3-013info:eu-repo/semantics/openAccessRuiz,TâniaBorges,Gilberto L. A.Cyrino,Antonio de P. P.Correa,IoneFonseca,Ronaldo G.Godoy,lrma deLopes,Ana MariaMattos,Maria CristinaPaulino,Maria de Lourdes M. V.Pereira,Maria Lúcia TorallesPerioto,Adareluce M.Silva,Maria MadalenaSilva,Vanessa dos Santospor2020-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021999000200095Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-09-25T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Experiência da Comissão de Apoio Pedagógico na Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP |
title |
A Experiência da Comissão de Apoio Pedagógico na Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP |
spellingShingle |
A Experiência da Comissão de Apoio Pedagógico na Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Ruiz,Tânia Educação médica Currículum - tendências Aprendizado baseado em problemas |
title_short |
A Experiência da Comissão de Apoio Pedagógico na Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP |
title_full |
A Experiência da Comissão de Apoio Pedagógico na Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP |
title_fullStr |
A Experiência da Comissão de Apoio Pedagógico na Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP |
title_full_unstemmed |
A Experiência da Comissão de Apoio Pedagógico na Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP |
title_sort |
A Experiência da Comissão de Apoio Pedagógico na Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP |
author |
Ruiz,Tânia |
author_facet |
Ruiz,Tânia Borges,Gilberto L. A. Cyrino,Antonio de P. P. Correa,Ione Fonseca,Ronaldo G. Godoy,lrma de Lopes,Ana Maria Mattos,Maria Cristina Paulino,Maria de Lourdes M. V. Pereira,Maria Lúcia Toralles Perioto,Adareluce M. Silva,Maria Madalena Silva,Vanessa dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Borges,Gilberto L. A. Cyrino,Antonio de P. P. Correa,Ione Fonseca,Ronaldo G. Godoy,lrma de Lopes,Ana Maria Mattos,Maria Cristina Paulino,Maria de Lourdes M. V. Pereira,Maria Lúcia Toralles Perioto,Adareluce M. Silva,Maria Madalena Silva,Vanessa dos Santos |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruiz,Tânia Borges,Gilberto L. A. Cyrino,Antonio de P. P. Correa,Ione Fonseca,Ronaldo G. Godoy,lrma de Lopes,Ana Maria Mattos,Maria Cristina Paulino,Maria de Lourdes M. V. Pereira,Maria Lúcia Toralles Perioto,Adareluce M. Silva,Maria Madalena Silva,Vanessa dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica Currículum - tendências Aprendizado baseado em problemas |
topic |
Educação médica Currículum - tendências Aprendizado baseado em problemas |
description |
Resumo: A Faculdade de Medicina de Botucatu, dentro de um processo de reforma curricular, organizou a partir de 1989 uma ampla avaliação através de seus docentes, alunos e ex-alunos. Como resultado, integrar disciplinas, introduzir metodologias inovadoras e estender o ensino para outros níveis de atenção médica do município foram as propostas mais contundentes. No início dos anos 90, a parceria da escola com o Programa UNI contribuiu para que a proposta se concretizasse. Em 1995, foi criada a Comissão de Apoio Pedagógica (CAP) para prestar apoio pedagógico aos órgãos colegiados na implementação do novo currículo, referente às inovações metodológicas em ensino, integração de disciplinas e produção de material didático. Para somar às avaliações Já desenvolvidas, a CAP coordenou o Projeto Cinaem. Como estratégia para integração das disciplinas, membros da CAP e docentes do ciclo básico organizaram dois módulos do atual primeiro ano de Medicina, introduzindo o método de ensino baseado em problemas (PBL). A filosofia do ensino ativo, centrado no aluno, norteou a proposta. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200095 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v23.2-3-013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002831749120 |