A Experiência da Comissão de Apoio Pedagógico na Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz,Tânia
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Borges,Gilberto L. A., Cyrino,Antonio de P. P., Correa,Ione, Fonseca,Ronaldo G., Godoy,lrma de, Lopes,Ana Maria, Mattos,Maria Cristina, Paulino,Maria de Lourdes M. V., Pereira,Maria Lúcia Toralles, Perioto,Adareluce M., Silva,Maria Madalena, Silva,Vanessa dos Santos
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200095
Resumo: Resumo: A Faculdade de Medicina de Botucatu, dentro de um processo de reforma curricular, organizou a partir de 1989 uma ampla avaliação através de seus docentes, alunos e ex-alunos. Como resultado, integrar disciplinas, introduzir metodologias inovadoras e estender o ensino para outros níveis de atenção médica do município foram as propostas mais contundentes. No início dos anos 90, a parceria da escola com o Programa UNI contribuiu para que a proposta se concretizasse. Em 1995, foi criada a Comissão de Apoio Pedagógica (CAP) para prestar apoio pedagógico aos órgãos colegiados na implementação do novo currículo, referente às inovações metodológicas em ensino, integração de disciplinas e produção de material didático. Para somar às avaliações Já desenvolvidas, a CAP coordenou o Projeto Cinaem. Como estratégia para integração das disciplinas, membros da CAP e docentes do ciclo básico organizaram dois módulos do atual primeiro ano de Medicina, introduzindo o método de ensino baseado em problemas (PBL). A filosofia do ensino ativo, centrado no aluno, norteou a proposta.
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