Outras rotas para novos mundos : a perspectiva de projetos cidadão-comunitários a partir do fazer artesanal Warao

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEIXEIRA, Naiara Cavalcanti
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51778
Resumo: A seguinte pesquisa interconecta a comunicação e os estudos decoloniais na perspectiva latino- americana para analisar o fazer artesanal enquanto objeto conector de coletividades e compreender os possíveis caminhos necessários para se criar e manter projetos de manutenção comunitária e promoção da cidadania – nesta dissertação nomeados de projetos cidadão- comunitários – que promovam verdadeiramente a democracia intercultural, conferindo dignidade, renda e possibilidades de vida a diferentes atores coletivos culturais. Para isso, o artesanato tradicional dos povos da etnia Warao, da Venezuela, foi investigado por meio do projeto Taller Warao, que esteve situado durante cerca de um ano e meio, entre 2021 e 2022, na Vila Santa Luzia, comunidade no bairro da Torre em Recife/PE. Buscando entender se a prática do fazer artesanal orienta projetos cidadão-comunitários, esta pesquisa investigou o artesanato Warao, suas relações, trocas e usos por intermédio do Taller Warao em três momentos. Foram analisados: o seu início, por reportagens em canais midiáticos; o seu andamento, em pesquisa de campo de seis semanas, entre março e maio de 2022, na casa onde operava o projeto; e o seu fim, que começou a ser delineado ainda enquanto estava em campo, mas se desdobrou e foi anunciado em outubro de 2022 e investigado, nesta dissertação, em uma retomada de campo em março de 2023. O objetivo desta dissertação está centrado em analisar os nasceres de novos sóis – isto é, os potenciais de conceber e vislumbrar outras rotas para novos mundos – que se guiam pelas veias da reimaginação, do que se pode vir a ser (IMARISHA, 2017), e são baseados na cooperação, nos laços comunitários e na busca por uma cidadania participativa. Dá-se luz, assim, às inquietações surgidas na articulação do artesanato tradicional da cultura Warao com as noções de interculturalidade e etnodesenvolvimento, usadas em discursos midiáticos sobre o projeto, e as vivências em campo na interação e observação com os atores envolvidos no Taller Warao para, enfim, desenhar caminhos do fazer artesanal na organização comunitária por outros modos de vida.
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Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51778ark:/64986/001300000mvwmA seguinte pesquisa interconecta a comunicação e os estudos decoloniais na perspectiva latino- americana para analisar o fazer artesanal enquanto objeto conector de coletividades e compreender os possíveis caminhos necessários para se criar e manter projetos de manutenção comunitária e promoção da cidadania – nesta dissertação nomeados de projetos cidadão- comunitários – que promovam verdadeiramente a democracia intercultural, conferindo dignidade, renda e possibilidades de vida a diferentes atores coletivos culturais. Para isso, o artesanato tradicional dos povos da etnia Warao, da Venezuela, foi investigado por meio do projeto Taller Warao, que esteve situado durante cerca de um ano e meio, entre 2021 e 2022, na Vila Santa Luzia, comunidade no bairro da Torre em Recife/PE. Buscando entender se a prática do fazer artesanal orienta projetos cidadão-comunitários, esta pesquisa investigou o artesanato Warao, suas relações, trocas e usos por intermédio do Taller Warao em três momentos. Foram analisados: o seu início, por reportagens em canais midiáticos; o seu andamento, em pesquisa de campo de seis semanas, entre março e maio de 2022, na casa onde operava o projeto; e o seu fim, que começou a ser delineado ainda enquanto estava em campo, mas se desdobrou e foi anunciado em outubro de 2022 e investigado, nesta dissertação, em uma retomada de campo em março de 2023. O objetivo desta dissertação está centrado em analisar os nasceres de novos sóis – isto é, os potenciais de conceber e vislumbrar outras rotas para novos mundos – que se guiam pelas veias da reimaginação, do que se pode vir a ser (IMARISHA, 2017), e são baseados na cooperação, nos laços comunitários e na busca por uma cidadania participativa. Dá-se luz, assim, às inquietações surgidas na articulação do artesanato tradicional da cultura Warao com as noções de interculturalidade e etnodesenvolvimento, usadas em discursos midiáticos sobre o projeto, e as vivências em campo na interação e observação com os atores envolvidos no Taller Warao para, enfim, desenhar caminhos do fazer artesanal na organização comunitária por outros modos de vida.CAPESLa siguiente investigación interconecta los estudios de comunicación y decoloniales desde una perspectiva latinoamericana para analizar la artesanía como un objeto que conecta colectividades y comprende los posibles caminos necesarios para crear y mantener proyectos de mantenimiento comunitario y promoción de la ciudadanía – en esta disertación denominados proyectos ciudadano-comunitarios – que promuevan verdaderamente la democracia intercultural, confiriéndoles dignidad, ingresos y posibilidades de vida a diferentes actores colectivos culturales. Para ello, se investigó la artesanía tradicional de los pueblos Warao de Venezuela a través del proyecto Taller Warao, que estuvo ubicado durante aproximadamente un año y medio, entre 2021 y 2022, en Vila Santa Luzia, una comunidad del barrio Torre en Recife/PE. Buscando comprender si la práctica de las artesanías orienta proyectos ciudadano- comunitarios, esta investigación investigó la artesanía Warao, sus relaciones, intercambios y usos a través del Taller Warao en tres momentos. Fueron analizados: su inicio, a través de reportajes en canales de medios; su avance, en una investigación de campo de seis semanas, entre marzo y mayo de 2022, en la casa donde operó el proyecto; y su final, que comenzó a esbozarse cuando aún estaba en campo, pero se desplegó y fue anunciado en octubre de 2022 y indagado, en esta disertación, en una reanudación de campo en marzo de 2023. El objetivo de esta disertación se centra en analizar la nacimientos de nuevos soles – es decir, el potencial para concebir y vislumbrar otros caminos hacia nuevos mundos – que son guiados por las venas del reimaginar, de lo que uno puede llegar a ser (IMARISHA, 2017), y se basan en la cooperación, en los lazos comunitarios y en la búsqueda de una ciudadanía participativa. Así, dase luz a las inquietudes surgidas en la articulación de las artesanías tradicionales de la cultura Warao con las nociones de interculturalidad y etnodesarrollo, utilizadas en los discursos mediáticos sobre el proyecto, y las experiencias en campo en la interacción y observación con los actores involucrados en el Taller Warao para, finalmente, delinear formas de hacer artesanía en la organización comunitaria para otras formas de vida.The following research interconnects communication and decolonial studies from a Latin American perspective to analyze craftsmanship as an object that connects collectivities and to understand the possible paths needed to create and maintain community maintenance and citizenship promotion projects – in this dissertation named citizen-community projects – that truly promote intercultural democracy, granting dignity, income and life possibilities to different cultural collective actors. To do that, the traditional crafts of the Warao peoples of Venezuela were investigated through the Taller Warao project, which was located for about a year and a half, between 2021 and 2022, in Vila Santa Luzia, a community in the Torre neighborhood in Recife/PE. Seeking to understand whether the practice of handicrafts guides citizen-community projects, this research investigated Warao handicraft, its relationships, exchanges and uses through the Taller Warao in three moments. The following were analyzed: its beginning, through reports on media channels; its progress, in a six-week field research, between March and May 2022, in the house where the project operated; and its end, which began to be outlined while I was still in the field, but unfolded and was announced in October 2022 and investigated, in this dissertation, in a field resumption in March 2023. The objective of this dissertation is centered on analyzing the births of new suns – that is, the potential to conceive and envision other routes to new worlds – that are guided by the veins of reimagining, of what one can become (IMARISHA, 2017), and are based on cooperation, on ties communities and in the search for a participatory citizenship. Thus, the concerns arising from the articulation of the traditional crafts of the Warao culture with the notions of interculturality and ethnodevelopment, used in media discourses about the project, and the experiences in the field in the interaction and observation with the actors involved in Taller Warao to, finally, outline ways of craftsmanship making in community organization for other ways of life.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicaçãoArtesanatoDecolonialidadeTaller WaraoInterculturalidadeOutras rotas para novos mundos : a perspectiva de projetos cidadão-comunitários a partir do fazer artesanal Waraoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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