Avaliação das ações de saúde e nutrição na perspectiva do Programa Saúde na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Nathália Paula de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11789
Resumo: A “promoção da saúde” ocupa atualmente um espaço de destaque diante das inúmeras estratégias para o enfrentamento dos atuais problemas de saúde pública com destaque para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e obesidade. O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa do governo federal com implantação em nível municipal, que busca a integração entre saúde e educação com o propósito de investir em prevenção de agravos e promoção da saúde no ambiente escolar, contribuindo para formação integral do indivíduo e oferecendo a autonomia necessária para agir em defesa da sua saúde e qualidade de vida. O presente estudo tem por objetivo descrever o processo de implantação das ações de saúde e nutrição do PSE em dez municípios do Estado de Pernambuco. Para isto, foram aplicados questionários semi-qualitativos, direcionados aos gestores da educação e saúde, profissionais da escola e Equipe de Saúde da Família (ESF) e o nutricionista de cada município da amostra. As variáveis foram organizadas de acordo com a “estrutura” do programa considerando os recursos materiais, humanos e organizacionais disponíveis, e o “processo” de promoção e prevenção, analisado em suas dimensões prática e das relações interdisciplinares. Os resultados, expostos na forma de artigo, contemplam os dados referentes ao processo de promoção da alimentação saudável e adequada nas escolas, e são relativos às entrevistas realizadas com os nutricionistas. Sendo assim, poucos nutricionistas realizavam ações de promoção da alimentação saudável de forma participativa e integrando comunidade escolar e família dos discentes, além disso, apenas metade dos municípios apresentou algum dado relativo ao estado nutricional dos alunos. Apenas três municípios ofereciam Frutas, Verduras e Legumes (FVL) na merenda e em todos havia venda de guloseimas próximo à escola. Por outro lado, o nutricionista questiona quanto ao excesso de atribuição, falta de apoio dos gestores e ausência de interdisciplinaridade no planejamento e execução das ações de alimentação e nutrição. Faz-se necessário então, o desenvolvimento de metodologias de avaliação e acompanhamento das ações de promoção da saúde e nutrição; maiores investimentos na formação dos profissionais de todos os níveis de gestão, garantindo a continuidade das ações e oferecer estrutura física, material e organizacional adequada aos profissionais que atuam na perspectiva de promover mudança de comportamento e hábito alimentar. Os resultados referentes à estrutura do PSE e outras ações de promoção da saúde, que também foram objeto de estudo da pesquisa maior, não estão descritos no corpo dessa dissertação. Estes sugerem que o programa segue em passos lentos seu processo de implantação nas diferentes áreas geográficas do Estado, apresentando dificuldades de alcançar a integralidade entre os gestores e profissionais da saúde e educação, no propósito de contribuir para uma formação generalista, humanista e crítica do indivíduo.
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O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa do governo federal com implantação em nível municipal, que busca a integração entre saúde e educação com o propósito de investir em prevenção de agravos e promoção da saúde no ambiente escolar, contribuindo para formação integral do indivíduo e oferecendo a autonomia necessária para agir em defesa da sua saúde e qualidade de vida. O presente estudo tem por objetivo descrever o processo de implantação das ações de saúde e nutrição do PSE em dez municípios do Estado de Pernambuco. Para isto, foram aplicados questionários semi-qualitativos, direcionados aos gestores da educação e saúde, profissionais da escola e Equipe de Saúde da Família (ESF) e o nutricionista de cada município da amostra. 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Estes sugerem que o programa segue em passos lentos seu processo de implantação nas diferentes áreas geográficas do Estado, apresentando dificuldades de alcançar a integralidade entre os gestores e profissionais da saúde e educação, no propósito de contribuir para uma formação generalista, humanista e crítica do indivíduo.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSaúde escolarPromoção da saúdePrevenção de doençasEducação nutricionalAvaliação de programas e projetos de saúdeAvaliação das ações de saúde e nutrição na perspectiva do Programa Saúde na Escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILAvaliação das ações de saúde e nutrição na perspectiva do Programa Saúde na Escola - SOUZA, N.P.pdf.jpgAvaliação das ações de saúde e nutrição na perspectiva do Programa Saúde na Escola - SOUZA, N.P.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11789/5/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20das%20a%c3%a7%c3%b5es%20de%20sa%c3%bade%20e%20nutri%c3%a7%c3%a3o%20na%20perspectiva%20do%20Programa%20Sa%c3%bade%20na%20Escola%20-%20SOUZA%2c%20N.P.pdf.jpg4756e3b9212b1273d40235b62e2e08a1MD55ORIGINALAvaliação das ações de saúde e nutrição na perspectiva do Programa Saúde na Escola - SOUZA, N.P.pdfAvaliação das ações de saúde e nutrição na perspectiva do Programa Saúde na Escola - SOUZA, N.P.pdfapplication/pdf1404321https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11789/1/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20das%20a%c3%a7%c3%b5es%20de%20sa%c3%bade%20e%20nutri%c3%a7%c3%a3o%20na%20perspectiva%20do%20Programa%20Sa%c3%bade%20na%20Escola%20-%20SOUZA%2c%20N.P.pdf1398e311d2ca63782238c5c72af47832MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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