Prática de escrita autoral em sala de aula : um modelo didático do gênero aldravia
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Data de Publicação: | 2023 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55090 |
Resumo: | As dificuldades e as lacunas relacionadas à produção escrita de estudantes do Ensino Fundamental e Médio constituem uma preocupação recorrente no cenário da educação básica brasileira. Diante desse contexto, um número significativo de pesquisas acadêmicas busca discutir e encontrar soluções para tais dificuldades. Analisando esse cenário, levantamos os seguintes questionamentos: (a) quais saberes e ações didáticas são necessários ao professor para desenvolver a capacidade de produção escrita dos alunos e (b) a produção de gêneros variados pode motivar a prática de uma escrita autoral na sala de aula. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar as contribuições do ensino do gênero aldravia, mediante ao uso do dispositivo sequência didática, no desenvolvimento das capacidades de linguagem de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública estadual. Objetivamos também apresentar um modelo didático para o ensino da aldravia, novo gênero poético, metonímico e genuinamente brasileiro. Nossa hipótese é que a prática de produção escrita do gênero aldravia potencializa o desenvolvimento da capacidade de linguagem dos aprendizes de escrita. Para a discussão em pauta, nos ancoramos nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart, com foco na concepção de capacidades de linguagem e análise textual (1999, 2006, 2008) e na concepção de ensino e desenvolvimento de Vygotsky (1985; 2009) e Friedrich (2010). Apoiamo-nos igualmente nos estudos desenvolvidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Dolz e Gagnon (2015) e Dolz e Abouzaid (2015), que têm como eixo central a aprendizagem da linguagem por meio dos gêneros. Paralelamente, o presente trabalho está pautado no ABC das Aldravias de Donadon- Leal (2010) e da palavra poética de Ezra Pound (1976). Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, realizada com alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual de Pernambuco. Os resultados evidenciam a expansão do repertório lexical e linguístico, assim como o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos durante o processo de ler e escrever aldravias, confirmando, assim, nossa hipótese. |
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LOPES, Simone Maria de Souzahttp://lattes.cnpq.br/6407497075141485http://lattes.cnpq.br/3006618581548481PARAHYBA, Fatiha Dechicha2024-02-08T17:08:56Z2024-02-08T17:08:56Z2023-08-23LOPES, Simone Maria de Souza. Prática de escrita autoral em sala de aula: um modelo didático do gênero aldravia. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55090ark:/64986/0013000015md5As dificuldades e as lacunas relacionadas à produção escrita de estudantes do Ensino Fundamental e Médio constituem uma preocupação recorrente no cenário da educação básica brasileira. Diante desse contexto, um número significativo de pesquisas acadêmicas busca discutir e encontrar soluções para tais dificuldades. Analisando esse cenário, levantamos os seguintes questionamentos: (a) quais saberes e ações didáticas são necessários ao professor para desenvolver a capacidade de produção escrita dos alunos e (b) a produção de gêneros variados pode motivar a prática de uma escrita autoral na sala de aula. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar as contribuições do ensino do gênero aldravia, mediante ao uso do dispositivo sequência didática, no desenvolvimento das capacidades de linguagem de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública estadual. Objetivamos também apresentar um modelo didático para o ensino da aldravia, novo gênero poético, metonímico e genuinamente brasileiro. Nossa hipótese é que a prática de produção escrita do gênero aldravia potencializa o desenvolvimento da capacidade de linguagem dos aprendizes de escrita. Para a discussão em pauta, nos ancoramos nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart, com foco na concepção de capacidades de linguagem e análise textual (1999, 2006, 2008) e na concepção de ensino e desenvolvimento de Vygotsky (1985; 2009) e Friedrich (2010). Apoiamo-nos igualmente nos estudos desenvolvidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Dolz e Gagnon (2015) e Dolz e Abouzaid (2015), que têm como eixo central a aprendizagem da linguagem por meio dos gêneros. Paralelamente, o presente trabalho está pautado no ABC das Aldravias de Donadon- Leal (2010) e da palavra poética de Ezra Pound (1976). Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, realizada com alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual de Pernambuco. Os resultados evidenciam a expansão do repertório lexical e linguístico, assim como o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos durante o processo de ler e escrever aldravias, confirmando, assim, nossa hipótese.CAPESThe difficulties related to writing encountered in primary and secondary education constitute a recurrent concern within the Brazilian educational context. Given this fact, a significant number of academic researchers seek to discuss and find solutions to such difficulties. Upon analysis of this scenario, the following questions arise: (a) which knowledge and didactic actions are required from teachers to enable them to develop their students’ writing capacity? and (b) does the writing of varied genres promote the practice of authorial writing in the classroom? The main objective of this research consists in analysing whether the teaching of the genre aldravia through a didactic sequence contributes to the development of the learners’ language capacities in a State public school context. In parallel, a didactic model for the teaching of aldravia. a new Brazilian poetic genre and metonymic, is presented. The hypothesis held here is that the practice of writing through the genre aldravia enhances the development of the learners' language capacity. The present research is based on the theoretical and methodological framework of socio-discursive Interactionism (Bronckart, 1999; 2006; 2008), on Vygotski’s conception of teaching and development (1985; 2009) and Friedrich (2010). This work is equally based on the studies developed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), Dolz and Gagnon (2015), Dolz and Abouzaid (2015) whose works focus on language learning through genres. At the same time, this work is based on the ABC of Aldravias by Donadon-Leal (2010) and Ezra Pound’s poetic word (1976). It is a qualitative research-action, conducted with ninth graders in a State public school in Pernambuco. The results reveal the expansion of the lexical and linguistic repertoire, as well as the development of the students’ language capacities during the process of reading and writing aldravias, hence confirming the hypothesis raised in this research.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)UFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCapacidades de linguagemProdução escritaConcepção de ensino e desenvolvimentoAldraviaGêneros textuaisPrática de escrita autoral em sala de aula : um modelo didático do gênero aldraviainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Simone Maria de Souza Lopes.pdfDISSERTAÇÃO Simone Maria de Souza Lopes.pdfapplication/pdf5454512https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55090/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Simone%20Maria%20de%20Souza%20Lopes.pdfaaf91ccba038d2b4d040d3beb4d7f6f2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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