"É a escola dos meus sonhos, mas não é a escola pública" : o que (des)aparece no currículo entre desejos e fantasias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Priscylla Karollyne Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000d5dw
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39975
Resumo: OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de, também é conhecido em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, Gustavo Gilson
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spelling DIAS, Priscylla Karollyne Gomeshttp://lattes.cnpq.br/4569293571803835http://lattes.cnpq.br/5336313595044838OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de2021-04-26T11:24:43Z2021-04-26T11:24:43Z2019-08-30DIAS, Priscylla Karollyne Gomes. "É a escola dos meus sonhos, mas não é a escola pública": o que (des)aparece no currículo entre desejos e fantasias. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39975ark:/64986/001300000d5dwOLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de, também é conhecido em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, Gustavo GilsonAs subjetividades contribuem para a abertura de sentidos sobre currículo, escola e profissão docente, elegendo outras maneiras de pensar, fazer e disputar a educação escolar e o lugar da escola na sociedade contemporânea. Reivindicam outro olhar sobre o currículo, considerando-o em limites amplos no atual debate sobre a Educação e a Pedagogia. O currículo não somente diz o que ensinar e a quem ensinar, mas também sobre quem pode dizê-lo e quem pode o constituir. Cada professora no exercício em sala de aula articula decisões sobre a prática curricular. Nesse sentido, o principal objetivo desta pesquisa foi compreender como professoras servidoras públicas dos anos iniciais da educação básica constituem subjetividades coletivas que estruturam e mobilizam sentidos em torno da prática curricular. A pesquisa desenvolveu entrevistas com um total de cinco professoras participantes na condição de voluntárias. As professoras são formadas em Pedagogia e atuam enquanto servidoras públicas de escolas da rede de ensino municipal de cidades de Recife (PE) e de Paulista (PE). O desenvolvimento teórico e metodológico foi situado nos estudos pós-estruturalistas com ênfase no debate em torno da teoria do discurso e suas contribuições possíveis para o campo da educação. Os resultados apontaram que as professoras constroem uma imagem de si (ethos) que dinamiza as fantasias do experimento do herói e do justo ofício. No atual contexto de disputa política para a constituição de um currículo nacional vinculado a uma identidade docente, esta pesquisa aponta para a fragilidade de um fechamento discursivo no que diz respeito a produção de subjetividades que concorre com projetos escolares que intensificam uma ordem discursiva que atua enquanto dispositivo de controle da prática curricular que se institui hegemonicamente no fortalecimento de perspectivas unitárias do contexto da educação. As considerações apontam que os sentidos sobre “formação” são deslocados, e que os significantes “ensino” e “docência” ganham novas conotações de significado quando se introduz o debate em torno das subjetividades coletivas para pensar o currículo no contexto da prática e do trabalho docente.CNPqSubjectivities contribute to the opening of meanings about curriculum, school and teaching profession, choosing other ways of thinking, doing and disputing school education and the place of school in contemporary society. They claim another view of the curriculum, considering it in broad limits in the current debate on Education and Pedagogy. The curriculum not only tells what to teach and who to teach, but also about who can say it and who can make it up. Each teacher in the classroom exercise articulates decisions about curricular practice. In this sense, the main objective of this research was to understand how public servant teachers in the early years of basic education constitute collective subjectivities that structure and mobilize meanings around curricular practice. The research developed interviews with a total of five participating teachers as volunteers. The teachers are trained in Pedagogy and work as public servants of schools in the municipal education network in the cities of Recife (PE) and Paulista (PE). Theoretical and methodological development was found in post-structuralist studies with an emphasis on the debate around the theory of discourse and its possible contributions to the field of education. The results showed that the teachers build an image of themselves (ethos) that streamlines the fantasies of the hero's experiment and the fair trade. In the current context of political dispute for the constitution of a national curriculum linked to a teaching identity, this research points to the fragility of a discursive closure with regard to the production of subjectivities that competes with school projects that intensify a discursive order that acts while control device of curricular practice that is hegemonically instituted in the strengthening of unitary perspectives in the context of education. The considerations point out that the meanings of “training” are displaced, and that the signifiers “teaching” and “teaching” gain new connotations of meaning when the debate about collective subjectivities is introduced to think the curriculum in the context of practice and work teacher.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCurrículosEducaçãoEscola PúblicaUFPE - Pós-graduação"É a escola dos meus sonhos, mas não é a escola pública" : o que (des)aparece no currículo entre desejos e fantasiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39975/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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