O programa de residência pedagógica e os impactos para a formação docente inicial na perspectiva dos participantes
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52766 |
Resumo: | O presente trabalho teve como proposta compreender os impactos do Programa de Residência Pedagógica na formação profissional docente a partir da perspectiva de seus participantes. Assim, buscamos refletir acerca das experiências e vivências oportunizadas pelo PRP, considerando que este é um lugar de construção e trocas de saberes docentes. O programa citado foi instituído pelo MEC em 2018, através da Portaria GAB N° 38/2018 e posteriormente regulamentado pelo Edital CAPES 06/2018. Tomamos como campo de estudo um Colégio da Rede Pública Federal de Ensino, o Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A investigação esteve pautada nos preceitos qualitativos, onde destacamos os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, sobre a formação de professores e contextualização da criação dos programas de formação docente, buscando compreender as pesquisas que já foram desenvolvidas a respeito do tema, aplicação de questionário no Google Docs e entrevista semiestruturada, que foi realizada com os professores orientadores, estudantes vinculados ao programa (residentes) e professores preceptores, ambos do curso de licenciatura em Educação Física. Das teorias sobre formação inicial, utilizamos sobretudo ao longo da análise os seguintes autores, como por exemplo, Pimenta (2012a, 2012b, 2002, 1997); Gatti (2014, 2013/2014, 2010); Tardif (2012, 2002); Nóvoa (2020, 2009, 1992), que apresentam o processo de formação inicial docente como um dos pontos fundamentais no processo de formação e que em suas obras postulam ideias e teorias de formação docente, saberes docentes e profissão docente. O tratamento dos dados obtidos nas entrevistas foi realizado com base na técnica de análise de conteúdo e para isso utilizaremos as contribuições teóricas de Bardin (2011). Salientamos a importância deste estudo para que se possa analisar o programa em questão e sua relação com a formação docente. A partir das análises, destacamos como resultados que o PRP apresentou-se aos residentes como uma oportunidade de maior permanência no ambiente escolar e a partir disso foi possível experiências de docência e um maior contato com a pesquisa acadêmica. A experiência possibilitou um maior diálogo entre a universidade e a escola, com encontros para dialogar e refletir sobre as estratégias pedagógicas e a realidade escolar, vindo a contribuir no processo de formação docente dos estudantes. Durante os relatos também foi destacado a importância do acompanhamento dos professores preceptores no percurso formativo dos licenciandos. Como resultado, ainda verificamos a partir das falas dos participantes que o PRP favoreceu a criação de um espaço de construção de novos conhecimentos, produzido nas relações entre instituições e sujeitos, integrando os diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional. |
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LIMA, Rafaela Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/1239082836376891http://lattes.cnpq.br/7373658007843360BARBOSA, Márcia Regina2023-10-10T13:35:56Z2023-10-10T13:35:56Z2023-08-21LIMA, Rafaela Ribeiro de. O programa de residência pedagógica e os impactos para a formação docente inicial na perspectiva dos participantes. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52766O presente trabalho teve como proposta compreender os impactos do Programa de Residência Pedagógica na formação profissional docente a partir da perspectiva de seus participantes. Assim, buscamos refletir acerca das experiências e vivências oportunizadas pelo PRP, considerando que este é um lugar de construção e trocas de saberes docentes. O programa citado foi instituído pelo MEC em 2018, através da Portaria GAB N° 38/2018 e posteriormente regulamentado pelo Edital CAPES 06/2018. Tomamos como campo de estudo um Colégio da Rede Pública Federal de Ensino, o Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A investigação esteve pautada nos preceitos qualitativos, onde destacamos os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, sobre a formação de professores e contextualização da criação dos programas de formação docente, buscando compreender as pesquisas que já foram desenvolvidas a respeito do tema, aplicação de questionário no Google Docs e entrevista semiestruturada, que foi realizada com os professores orientadores, estudantes vinculados ao programa (residentes) e professores preceptores, ambos do curso de licenciatura em Educação Física. Das teorias sobre formação inicial, utilizamos sobretudo ao longo da análise os seguintes autores, como por exemplo, Pimenta (2012a, 2012b, 2002, 1997); Gatti (2014, 2013/2014, 2010); Tardif (2012, 2002); Nóvoa (2020, 2009, 1992), que apresentam o processo de formação inicial docente como um dos pontos fundamentais no processo de formação e que em suas obras postulam ideias e teorias de formação docente, saberes docentes e profissão docente. O tratamento dos dados obtidos nas entrevistas foi realizado com base na técnica de análise de conteúdo e para isso utilizaremos as contribuições teóricas de Bardin (2011). Salientamos a importância deste estudo para que se possa analisar o programa em questão e sua relação com a formação docente. A partir das análises, destacamos como resultados que o PRP apresentou-se aos residentes como uma oportunidade de maior permanência no ambiente escolar e a partir disso foi possível experiências de docência e um maior contato com a pesquisa acadêmica. A experiência possibilitou um maior diálogo entre a universidade e a escola, com encontros para dialogar e refletir sobre as estratégias pedagógicas e a realidade escolar, vindo a contribuir no processo de formação docente dos estudantes. Durante os relatos também foi destacado a importância do acompanhamento dos professores preceptores no percurso formativo dos licenciandos. Como resultado, ainda verificamos a partir das falas dos participantes que o PRP favoreceu a criação de um espaço de construção de novos conhecimentos, produzido nas relações entre instituições e sujeitos, integrando os diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional.The purpose of this work was to understand the impacts of the Pedagogical Residency Program on professional teaching training from the perspective of its participants. Thus, we seek to reflect on the experiences provided by the PRP, considering that this is a place of construction and exchange of teaching knowledge. The aforementioned program was instituted by MEC in 2018, through GAB Ordinance No. 38/2018 and subsequently regulated by CAPES Public Notice 06/2018. We took as a field of study a College of the Federal Public Teaching Network, the College of Application (CAp) of the Federal University of Pernambuco (UFPE). The investigation was based on qualitative precepts, where we highlight the following methodological procedures: bibliographic survey on teacher training and contextualization of the creation of teacher training programs, seeking to understand the research that has already been developed on the subject, application of a questionnaire in the Google Docs and semi- structured interview, which was carried out with the guiding professors, students linked to the program (residents) and preceptor professors, both from the Physical Education degree course. From theories on initial training, we mainly used the following authors throughout the analysis, such as Pimenta (1997, 2002, 2012a, 2012b); Gatti (2010, 2014, 2013/2014); Tardif (2002, 2012); Nóvoa (1992, 2009, 2020), who present the initial teacher training process as one of the fundamental points in the training process and who, in their works, postulate ideas and theories of teacher training, teaching knowledge and the teaching profession. The treatment of the data obtained in the interviews was carried out based on the technique of content analysis and for that we will use the theoretical contributions of Bardin (2011). We stress the importance of this study in order to analyze the program in question and its relationship with teacher training. Based on the analyses, we highlight the results that the PRP presented itself to residents as an opportunity for greater permanence in the school environment and from that it was possible to experience teaching and greater contact with academic research. The experience enabled greater dialogue between the university and the school, with meetings to discuss and reflect on pedagogical strategies and the school reality, contributing to the students' teacher training process. During the reports, it was also highlighted the importance of monitoring the preceptors in the training course of the undergraduates. As a result, we also verified from the participants' speeches that the PRP favored the creation of a space for the construction of new knowledge, produced in the relationships between institutions and subjects, integrating the different knowledge that constitute professional knowledge.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPrograma de Residência PedagógicaColégio de AplicaçãoProfessores - FormaçãoO programa de residência pedagógica e os impactos para a formação docente inicial na perspectiva dos participantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Rafaela Ribeiro de Lima.pdfDISSERTAÇÃO Rafaela Ribeiro de Lima.pdfapplication/pdf1898975https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52766/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafaela%20Ribeiro%20de%20Lima.pdf14b436143d7c531328c7365eda8756d4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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