Reflexões sobre os regionalismos na constituição do pensamento geográfico em Pernambuco (1930-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Marina Loureiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41470
Resumo: A Região como categoria de estudo e de análise do espaço dentro da História Ciência da Geografia se apresenta como ferramenta importante para o entendimento não só dos vários espaços existentes, mas o estudo global destes em suas especificidades, tanto no presente quanto no passado. Dessa maneira, a História da Geografia Brasileira no século XX, bem como foi explorada na geografia europeia do século XIX, é um exemplo da importância do uso dessa categoria não só para o seu desenvolvimento científico e fomentação e constituição universitária de abrangência nacional (USP, UNESP, UNB, PUC-RJ), de abrangência regional (UFPE,UFBA,UFMG,UFRS) como na formação da identidade do país enquanto estado nação. No entanto, a concepção de Região no país não coube só à Ciência Geográfica, enquanto parte da Ciências Humanas, e sim passou por um projeto reflexivo por parte da Sociologia, Antropologia, História como das artes no geral. Especialmente, na região Nordeste, essa reflexão transdisciplinar, teve como principal representante e influenciador Gilberto de Melo Freyre, essencialmente após a Semana Regionalista de 1926, fruto das reflexões desenvolvidas pelo Centro Regionalista do Recife (1923-1930) que desencadeou um Movimento Regionalista 1926. Este trouxe junto ao pensamento de região a ideia de entendê-la para além de um estudo local econômico e físico, e sim estudá-la através de uma concepção cultural, humanística e econômica, visando assim, destacar os potenciais nela existentes. As consequências dessa filosofia se espalharam na música (baião, forró), na literatura (Romances 1930), na arquitetura (praças regionais em Recife) e até no Cinema (Cinema novo). Sendo assim, o presente trabalho buscou entender as reflexões regionalistas que fizeram o início da Geografia realizada em Pernambuco (1930-1960), antes da sua institucionalização catedrática , através dos cartografias regionais, dos trabalhos nos institutos de pesquisas regionais ( IHG-PE, IES-FUNDAJ,IBGE- PE) especialmente nas teses regionais para o ingresso dos liceus estaduais; Ginásio Pernambucano(1921) e Escola Normal do Recife (1921-1971), desenvolvidas entre (140-1954) pelos geógrafos Mario Lacerda de Melo (1911-2003), Gilberto Osório de Andrade (1912-1994), Hilton Sette(1911-1997 e Mauro Motta(1911-1984). Para isso se fez uso do método da Abordagem Contextual de Berdoulay (2011) somado às metodologias iconográficas, bibliográficas, epistolares, documentais e a entrevista semiestruturada dos conviventes com Gilberto Freyre e com os antigos egressos dos institutos de pesquisa e aluno dos quatro professores analisados, que foram um pilar para formação da Cátedra de Geografia em Pernambuco. Reflete-se assim, a importância de entender sobre o passado das Instituições da Geografia, especialmente as cátedras locais, com o intuito de não só preservar a memória destas, mas entendê-las como uma parte da História da Ciência feita em período no país, possibilitando um melhor entendimento sobre o que se escrito hoje, e o que será desenvolvido amanhã em termos de reflexões regionais.
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spelling MEDEIROS, Marina Loureirohttp://lattes.cnpq.br/3141026950585791http://lattes.cnpq.br/1899143196478529GOMES, Rodrigo Dutra2021-10-28T16:09:51Z2021-10-28T16:09:51Z2021-02-25MEDEIROS, Marina Loureiro. Reflexões sobre os regionalismos na constituição do pensamento geográfico em Pernambuco (1930-1960). 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41470A Região como categoria de estudo e de análise do espaço dentro da História Ciência da Geografia se apresenta como ferramenta importante para o entendimento não só dos vários espaços existentes, mas o estudo global destes em suas especificidades, tanto no presente quanto no passado. Dessa maneira, a História da Geografia Brasileira no século XX, bem como foi explorada na geografia europeia do século XIX, é um exemplo da importância do uso dessa categoria não só para o seu desenvolvimento científico e fomentação e constituição universitária de abrangência nacional (USP, UNESP, UNB, PUC-RJ), de abrangência regional (UFPE,UFBA,UFMG,UFRS) como na formação da identidade do país enquanto estado nação. No entanto, a concepção de Região no país não coube só à Ciência Geográfica, enquanto parte da Ciências Humanas, e sim passou por um projeto reflexivo por parte da Sociologia, Antropologia, História como das artes no geral. Especialmente, na região Nordeste, essa reflexão transdisciplinar, teve como principal representante e influenciador Gilberto de Melo Freyre, essencialmente após a Semana Regionalista de 1926, fruto das reflexões desenvolvidas pelo Centro Regionalista do Recife (1923-1930) que desencadeou um Movimento Regionalista 1926. Este trouxe junto ao pensamento de região a ideia de entendê-la para além de um estudo local econômico e físico, e sim estudá-la através de uma concepção cultural, humanística e econômica, visando assim, destacar os potenciais nela existentes. As consequências dessa filosofia se espalharam na música (baião, forró), na literatura (Romances 1930), na arquitetura (praças regionais em Recife) e até no Cinema (Cinema novo). Sendo assim, o presente trabalho buscou entender as reflexões regionalistas que fizeram o início da Geografia realizada em Pernambuco (1930-1960), antes da sua institucionalização catedrática , através dos cartografias regionais, dos trabalhos nos institutos de pesquisas regionais ( IHG-PE, IES-FUNDAJ,IBGE- PE) especialmente nas teses regionais para o ingresso dos liceus estaduais; Ginásio Pernambucano(1921) e Escola Normal do Recife (1921-1971), desenvolvidas entre (140-1954) pelos geógrafos Mario Lacerda de Melo (1911-2003), Gilberto Osório de Andrade (1912-1994), Hilton Sette(1911-1997 e Mauro Motta(1911-1984). 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Reflete-se assim, a importância de entender sobre o passado das Instituições da Geografia, especialmente as cátedras locais, com o intuito de não só preservar a memória destas, mas entendê-las como uma parte da História da Ciência feita em período no país, possibilitando um melhor entendimento sobre o que se escrito hoje, e o que será desenvolvido amanhã em termos de reflexões regionais.CNPqThe Region as a category of study and analysis of space within the History Science of Geography, presents itself as an important tool for understanding not only the various existing spaces,but the global study of these in their specificities both in the present and in the past. In this way, the History of Brazilian Geography knot 20th century, as well as it was explored in the European geography of the 19th century, is an example of the importance of the use of this category not only for its scientific development and fostering and university constitution of national scope (USP, UNESP, UNB, PUCRJ), of regional scope (UFPE, UFBA, UFMG, UFRS) as in the formation of the identity of the country as a nation state.However, the conception of Region in the country was not only the Geographic Science, as part of the Human Sciences,but rather underwent a reflective project by Sociology, Anthropology, History as of the arts in general. Especially in the Northeastregion, this transdisciplinary reflection had as main representative and influencer Gilberto de Melo Freyre, essentially after the Regionalist Week of 1926, the result of the reflections developed by the Regionalist Center of the Reef (1923between1930) that triggered a 1926 Regionalist Movement.That brought together the thought of the region the idea of understanding it from beyond a local economic and physical study,but rather studying it through a cultural, humanistic and also economic conception that aimto highlight the potential existing in it. The consequences of this philosophy spread to music (baião, forró), literature (Romances 1930), architecture (regional squares in Recife) and even Cinema (CinemaNovo). Therefore, the present work sought to understand the regionalist reflections that made the beginning of the Geography carried out in Pernambuco (1930.1960),before its cathedral institutionalization, through the regional cartographies, of the works in the institutes of regional research (IHG.PE, IESFUNDAJ, IBGE Pernambucano Gymnasium (1921) Normal School (1921.1971), developed between (19401954) geographers Mario Lacqu de Melo (1911.2003), Gilberto Osorio de Andrdade (1912-1994), Hilton Seven (1911-1997 and Mauro Motta (1911.1984).For this he made use of the method of the Contextual Approach of Berdoulay (2011) added the iconographic,bibliographic, epistolary, documentary methodologies to the semistructured interview of those living with Gilberto Freyre and with the former Egyptians of the research institutes and student of the four professors analyzed, who were a pillar for. This reflects the importance of understanding the past of the Institutions of Geography, especially the local chairs, in order not only to preserve the memory of these,but to understand them as a part of the History of Science made in period in the country, enabling a better understanding of what is written today, and what will be developed tomorrow in terms of regional reflections.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em GeografiaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessGeografiaGeografia – HistóriaRegionalismoPernambucoReflexões sobre os regionalismos na constituição do pensamento geográfico em Pernambuco (1930-1960)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41470/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Marina Loureiro Medeiros.pdfDISSERTAÇÃO Marina Loureiro Medeiros.pdfapplication/pdf4064469https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41470/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marina%20Loureiro%20Medeiros.pdf0a02a95107e440a6ab0f22612d500358MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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