Humor e argumentação em Memes virtuais veiculados por redes sociais digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Eudes Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34425
Resumo: O ser humano se utiliza das diversas linguagens para agir. A junção entre a linguagem verbal e não verbal tem sido, cotidianamente, um instrumento poderosíssimo em que manifestamos nossas intenções, ideias, pensamentos e, então, interagimos e agimos em sociedade. Partindo da hipótese de que os usuários de redes sociais digitais estariam argumentando por meio de Memes como forma de expressar sua criaticidade (criatividade + criticidade) bem humorada, esta dissertação objetiva analisar o Meme em sua dimensão retórica-argumentativa. Isto implica observar quais elementos linguísticos e multimodais são usados para revelar o posicionamento do produtor de Memes. Para dar orientação às análises, recorremos aos estudos da Retórica Clássica de Aristóteles ([340 a.C] 2005) e aos da Nova Retórica desenvolvidos por Perelman (2004), bem como à perspectiva da argumentatividade inerente à língua advogada por Oswald Ducrot (1998). Como os Memes possuem características multimodais, nos valemos das discussões apresentadas em Dionísio (2005; 2007) e Kress e van Leewuen (1996), para entendermos como a multimodalidade contribui na manifestação da intenção dos usuários. Sobre os estudos dos Memes, nos valemos das ideias encontradas em Recuero (2009), Dawkins ([1976] 2007), Blackmore ([1999] 2000) e Dias (et ai. 2015). Tomado como gênero multimodal, nesta pesquisa, defendemos que o Meme se estrutura retórico-argumentativamente, pois permite que seus produtores manifestem críticas, concretizando assim a previsão de Bazerman (2005), para quem todo gênero é uma forma de ação social. Além dos autores e teorias já citadas, esta pesquisa também dialogou com fenômenos da pragmática como a Teoria dos Atos de Fala de Austin (1990) e o Princípio Cooperativo de Grice (1982). A partir de uma amostra ampla, foram escolhidos para compor a amostra restrita 10 exemplares de Memes. Foram analisados aspectos retóricos, linguísticos e multimodais usados pelos produtores para revelar seu posicionamento argumentativo sobre um determinado tema de interesse público. Todos os Memes foram coletados em páginas encontradas em sites de relacionamentos, como Facebook e Instagram. Os resultados da investigação permitem-nos afirmar que produtores de Memes utilizam-se deste gênero multimodal para manifestar não apenas sua insatisfação quanto aos temas problematizados, mas principalmente para revelar seu ponto de vista de forma propositiva, criativa e bem humorada. Estamos convencidos de que o estudo do funcionamento retórico-argumentativo presente no Meme e a explicitação das competências retóricas, linguísticas e multimodais necessárias à sua produção, demonstradas nesta pesquisa, revelam a surpreendente criatividade e criticidade de seus produtores.
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Além dos autores e teorias já citadas, esta pesquisa também dialogou com fenômenos da pragmática como a Teoria dos Atos de Fala de Austin (1990) e o Princípio Cooperativo de Grice (1982). A partir de uma amostra ampla, foram escolhidos para compor a amostra restrita 10 exemplares de Memes. Foram analisados aspectos retóricos, linguísticos e multimodais usados pelos produtores para revelar seu posicionamento argumentativo sobre um determinado tema de interesse público. Todos os Memes foram coletados em páginas encontradas em sites de relacionamentos, como Facebook e Instagram. Os resultados da investigação permitem-nos afirmar que produtores de Memes utilizam-se deste gênero multimodal para manifestar não apenas sua insatisfação quanto aos temas problematizados, mas principalmente para revelar seu ponto de vista de forma propositiva, criativa e bem humorada. Estamos convencidos de que o estudo do funcionamento retórico-argumentativo presente no Meme e a explicitação das competências retóricas, linguísticas e multimodais necessárias à sua produção, demonstradas nesta pesquisa, revelam a surpreendente criatividade e criticidade de seus produtores.CNPqEl ser humano se utiliza de los diversos lenguajes para actuar. La unión entre el lenguaje verbal y no verbal ha sido, cotidianamente, un instrumento poderosísimo en el que manifestamos nuestras intenciones, ideas, pensamientos y, entonces, interactuamos y actuamos en sociedad. A partir de la hipótesis de que los usuarios de redes sociales digitales estarían argumentando por medio de Memes como forma de expresar creaticidad bien humorada, esta disertación objetiva analizar el Meme en su dimensión retórica-argumentativa. Esto implica observar qué elementos lingüísticos y multimodales se utilizan para revelar el posicionamiento del productor de Memes. Para dar sustento a los análisis, recurrimos a los estudios de la Retórica Clásica de Aristóteles ([340 a. C.] 2005) ya los de la Nueva Retórica desarrollados por Perelman (2004), así como a la perspectiva de la argumentación inherente a la lengua abogada por Oswald Ducrot (1998). Como los Memes poseen características multimodales, nos valemos de las discusiones presentadas en Dionisio (2005, 2007), Kress y van Leewuen (1996), para entender cómo la multimodalidad contribuye en la manifestación de la intención de los usuarios. En los estudios de los Memes, nos valemos de las ideas encontradas en Recuero (2009), Dawkins ([19761 2007), Blackmore (1999) y Dias (et al., 2015). En el caso de que se trate de un género textual multimodal, el Meme se estructura retórico-argumentativamente, pues permiten que sus productores manifiesten críticas, concretando así la previsión de Bazerman (2005), para quien todo género textual es una forma de acción social. Además de los autores y teorías ya citadas, esta investigación también dialogó con fenómenos de la pragmática como la Teoría de los Hechos de Habla de Austin (1990) y el Principio Cooperativo de Grice (1982). A partir de una muestra amplia, fueron elegidos para componer la muestra restringida 10 ejemplares de Memes. Se analizaron aspectos retóricos, lingüísticos y multimodales usados por los productores para revelar su posicionamiento sobre un determinado asunto de interés público. Todos los Memes fueron recolectados en páginas encontradas en sitios de relaciones, como Facebook e Instagram. Los resultados de la investigación nos permiten afirmar que productores de Memes se utilizan de este género textual-multimodal para manifestar no sólo su insatisfacción en cuanto a los temas problematizados, sino principalmente para revelar su punto de vista propositivo de forma creativa y bien humorada. Creemos que el estudio del funcionamiento retórico-argumentativo presente en el Meme y explicitación de las competencias lingüísticas, retóricas y multimodales necesarias para su producción, evidenciadas en esta investigación, valoran la creatividad y potencial argumentativo de sus productores.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMemesRetóricaArgumentaçãoMultimodalidadeHumor e argumentação em Memes virtuais veiculados por redes sociais digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Eudes Gomes da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Eudes Gomes da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34425/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eudes%20Gomes%20da%20Silva.pdf.jpg2cdbe76847884fef24e408d658e42adfMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Eudes Gomes da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Eudes Gomes da Silva.pdfapplication/pdf6587622https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34425/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eudes%20Gomes%20da%20Silva.pdf063060acb80e4f417ac569a3c8ab9e9eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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