Sentidos formativos em programas de educação socioemocional em uma perspectiva da integralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Thayanne Lima da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55402
Resumo: A partir da década de 1990, ampliaram-se, em diversas partes do mundo, os debates e diálogos no campo da Educação sobre as exigências, os desafios e as demandas da escola no século XXI. Nesse período, o termo “Inteligência Emocional” começou a ser popularizado por meio da possibilidade de um certo tipo de aprendizado socioemocional, no contexto escolar. Desde então, notamos o surgimento de Programas como: Consciência Emocional; Comprensión Emocional (CECE); Apredizagem Social, Emocional e Ética (SEE Learning); e o Proyecto de Educación Emocional. Todos voltados, em suas especificidades e propostas, para a formação de discentes da Educação Básica. Nesse cenário, surgiu uma grande quantidade de projetos que, necessariamente, não priorizaram a formação integral do sujeito, mas, algumas dimensões; visando a reprodução de comportamentos e os aprendizados para o mercado de trabalho. Diante desses desdobramentos, questionamo-nos: a partir da perspectiva da formação humana, quais são os sentidos formativos anunciados em Programas de Educação Socioemocional? Buscamos compreender, como objetivo geral, quais são os sentidos formativos anunciados em programas de Educação Socioemocional. Especificamente, pretendemos: 1) apresentar a perspectiva da categoria da Integralidade de Ferdinand Röhr e suas repercussões para a área da Educação Socioemocional; 2) problematizar a discussão em torno das indeterminações do termo Educação Socioemocional e suas repercussões para o Campo da Educação; 3) analisar a concepção de Educação Socioemocional em três programas que estão voltados para a Educação Básica; e, por fim, 4) propor contribuições, a partir da teoria de Ferdinand Rörh, para ampliar a abordagem teórica de programas de Educação Socioemocional. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica e o Método Hermenêutico de interpretação, conforme as análises de Coreth (1973). Nesse sentido, consideramos que o pensamento de Röhr sinaliza para aspectos indispensáveis e que são próprios da condição humana. Falamos de perspectivas analíticas que vão além do simples ato de aprender e/ou de certas tendências de natureza estritamente socioemocional. Além dessas acepções, pontuamos que suas proposições são valiosas, à medida que problematizam a noção de sentido formativo de cada Programa e seus próprios horizontes pedagógicos. Basicamente, refletimos sobre a formação do educador; a relação entre o educador e o educando; e a vivência da prática pedagógica, enquanto núcleo gerador de sentido humano. Por fim, encontramos aproximações entre a visão multidimensional de Röhr e certas abordagens dos Programas. Contudo, destacamos que os distanciamentos também existem; aspectos que merecem atenção e que deverão ser, posteriormente, analisados. Diante dos achados, identificamos que a presente pesquisa contribui tanto para aprofundar as discussões sobre Educação Socioemocional no Ensino Básico no cenário nacional, quanto para provocar reflexões para a área da Educação e Espiritualidade.
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Todos voltados, em suas especificidades e propostas, para a formação de discentes da Educação Básica. Nesse cenário, surgiu uma grande quantidade de projetos que, necessariamente, não priorizaram a formação integral do sujeito, mas, algumas dimensões; visando a reprodução de comportamentos e os aprendizados para o mercado de trabalho. Diante desses desdobramentos, questionamo-nos: a partir da perspectiva da formação humana, quais são os sentidos formativos anunciados em Programas de Educação Socioemocional? Buscamos compreender, como objetivo geral, quais são os sentidos formativos anunciados em programas de Educação Socioemocional. Especificamente, pretendemos: 1) apresentar a perspectiva da categoria da Integralidade de Ferdinand Röhr e suas repercussões para a área da Educação Socioemocional; 2) problematizar a discussão em torno das indeterminações do termo Educação Socioemocional e suas repercussões para o Campo da Educação; 3) analisar a concepção de Educação Socioemocional em três programas que estão voltados para a Educação Básica; e, por fim, 4) propor contribuições, a partir da teoria de Ferdinand Rörh, para ampliar a abordagem teórica de programas de Educação Socioemocional. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica e o Método Hermenêutico de interpretação, conforme as análises de Coreth (1973). Nesse sentido, consideramos que o pensamento de Röhr sinaliza para aspectos indispensáveis e que são próprios da condição humana. Falamos de perspectivas analíticas que vão além do simples ato de aprender e/ou de certas tendências de natureza estritamente socioemocional. Além dessas acepções, pontuamos que suas proposições são valiosas, à medida que problematizam a noção de sentido formativo de cada Programa e seus próprios horizontes pedagógicos. Basicamente, refletimos sobre a formação do educador; a relação entre o educador e o educando; e a vivência da prática pedagógica, enquanto núcleo gerador de sentido humano. Por fim, encontramos aproximações entre a visão multidimensional de Röhr e certas abordagens dos Programas. Contudo, destacamos que os distanciamentos também existem; aspectos que merecem atenção e que deverão ser, posteriormente, analisados. Diante dos achados, identificamos que a presente pesquisa contribui tanto para aprofundar as discussões sobre Educação Socioemocional no Ensino Básico no cenário nacional, quanto para provocar reflexões para a área da Educação e Espiritualidade.Since the 1990s onwards, debates and dialogues on Education emerged worldwide concerning the demands, challenges, and requisites face by schools in the 21st century. During this period, the term 'Emotional Intelligence' began to gain popularity, offering a possibility of a type of social and emotional learning within the school context. Since then, we have witnessed the emergence of programs such as Consciência Emocional; Comprensión Emocional (CECE); Apredizagem Social, Emocional e Ética (SEE Learning); e, o Proyecto de Educación Emocional. Each of these programs, in their specificities and proposals, is oriented towards the education of students in Basic Education. In this scenario, a significant number of projects emerged that did not necessarily prioritize the holistic development of the individual, but rather some dimensions; aiming to reproduce behaviors and learnings for the job market. Faced with these developments, we question: from the perspective of human development, what are the formative meanings announced in social and emotional learning Programs? Our General Objective is to understand the formative meanings announced in social and emotional learning programs. Specifically, we aim to present the perspective of Ferdinand Röhr's category of Wholeness and its repercussions for the field of social and emotional learning; problematize the discussion surrounding the indeterminacies of the term social and emotional learning and its repercussions for the field of Education; analyze the conception of social and emotional learning in three programs aimed at Basic Education; and finally, proposing contributions, based on Ferdinand Rorh's theory, to broaden the theoretical framework of Social and Emotional Learning programs. As methodology, we employ Bibliographic Research and the Hermeneutic Method of interpretation, following the analyses of Coreth (1973). In this sense, we consider that Röhr's thinking points to indispensable aspects that are intrinsic to the human condition. We discuss analytical perspectives that transcend mere learning and/or strictly socio-emotional tendencies. In addition to these meanings, we emphasize that his propositions are valuable as they problematize the notion of formative meaning in each Program and their own pedagogical horizons. Essentially, we reflect on the educator's formation; the relationship between the educator and the learner; and the experience of pedagogical practice as a nucleus generating human meaning. Finally, we find similarities between Röhr's multidimensional view and certain approaches of the Programs. However, we highlight that divergences also exist; aspects that deserve attention and will need to be subsequently analyzed. Based on our findings, we identify that this research contributes both to deepening discussions on social and emotional learning in Basic Education on the national stage, and to stimulating reflections for the field of Education and Spirituality.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFormação humanaIntegralidadeEducaçãoSentidos formativos em programas de educação socioemocional em uma perspectiva da integralidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Thayanne Lima da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Thayanne Lima da Silva.pdfapplication/pdf12599269https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55402/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Thayanne%20Lima%20da%20Silva.pdfede89dd5dcbc2100f4beadc38ec83f01MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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