Sistemas estaduais de avaliação da educação : sentidos e significados da accountability educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Danila Vieira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48517
Resumo: Esse estudo teve como objeto de pesquisa os sistemas estaduais de avaliação da Educação Básica e objetivou analisá-los, buscando identificar os sentidos e significados da accountability educacional e suas contribuições para a conservação e reprodução do campo da avaliação educacional brasileira. Sabe-se que a constituição do campo da avaliação educacional no Brasil está relacionada ao movimento global e às políticas internacionais. Nesse movimento global, a educação passa a estar alinhada à racionalidade neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016) e os discursos do campo econômico vão se naturalizando no campo educacional, sendo um deles o da accountability, que se revela como elemento das políticas de avaliação educacionais dos estados brasileiros. Por ser um termo polissêmico e trazer disputas em seu sentido, adota-se aqui a percepção de Afonso (2009b; 2009c) que entende a accountability educacional a partir de três pilares: avaliação, responsabilização e prestação de contas. Para dar conta do objetivo, o campo empírico foi composto por cinco estados que possuem seus sistemas próprios de avaliação assessorados pelo CAED/UFJF, sendo eles: SADEAM (Amazonas), PAEBES (Espírito Santo), SAEGO (Goiás), SAEPE (Pernambuco) e SAERS (Rio Grande do Sul). A escolha pelo CAED/UFJF se deu por ser uma instituição dotada de poder, autorizada e reconhecida no campo quando se trata da avaliação educacional. O estudo foi pautado na pesquisa documental e analisou documentos oficiais, notícias em portais da secretaria de educação dos estados pesquisados, além das revistas dos sistemas estaduais de avaliação disponíveis no site de cada sistema sob domínio do CAED/UFJF. Os dados foram analisados a partir da Análise de Discurso Textualmente Orientada proposta por Fairclough (2001). Os documentos revelaram a relacionalidade entre o campo educacional e o subcampo da avaliação educacional, já que um constitui o outro, sendo possível identificar os seus agentes, os capitais e as disputas presentes no campo. Pode-se perceber, no interior do subcampo, uma interdependência entre os sistemas de avaliação e, imbricados a eles, um discurso sobre a melhoria da qualidade da educação, bem como a contribuição para se pensar as políticas educacionais. Sobre accountability educacional, essa se expressa nos documentos analisados de diferentes formas, sendo possível identificar os pilares que a compõe (responsabilização, avaliação e prestação de contas), mas com sentidos distintos. Isso pode ser expresso a partir da divulgação dos resultados das avaliações, no sentido do acesso, transparência ou democratização da informação, dos incentivos financeiros utilizados para valorizar dos profissionais da educação ou do estreitamento curricular quando avaliam a educação a partir de duas áreas de conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática. Por fim, o estudo revelou que os diferentes sistemas estaduais de avaliação guardam relações entre si e são influenciados pelo movimento internacional; também apontou que a accountability educacional contribui para o fortalecimento e a reprodução do campo da avaliação educacional numa perspectiva gerencialista e neoliberal.
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Nesse movimento global, a educação passa a estar alinhada à racionalidade neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016) e os discursos do campo econômico vão se naturalizando no campo educacional, sendo um deles o da accountability, que se revela como elemento das políticas de avaliação educacionais dos estados brasileiros. Por ser um termo polissêmico e trazer disputas em seu sentido, adota-se aqui a percepção de Afonso (2009b; 2009c) que entende a accountability educacional a partir de três pilares: avaliação, responsabilização e prestação de contas. Para dar conta do objetivo, o campo empírico foi composto por cinco estados que possuem seus sistemas próprios de avaliação assessorados pelo CAED/UFJF, sendo eles: SADEAM (Amazonas), PAEBES (Espírito Santo), SAEGO (Goiás), SAEPE (Pernambuco) e SAERS (Rio Grande do Sul). A escolha pelo CAED/UFJF se deu por ser uma instituição dotada de poder, autorizada e reconhecida no campo quando se trata da avaliação educacional. O estudo foi pautado na pesquisa documental e analisou documentos oficiais, notícias em portais da secretaria de educação dos estados pesquisados, além das revistas dos sistemas estaduais de avaliação disponíveis no site de cada sistema sob domínio do CAED/UFJF. Os dados foram analisados a partir da Análise de Discurso Textualmente Orientada proposta por Fairclough (2001). Os documentos revelaram a relacionalidade entre o campo educacional e o subcampo da avaliação educacional, já que um constitui o outro, sendo possível identificar os seus agentes, os capitais e as disputas presentes no campo. Pode-se perceber, no interior do subcampo, uma interdependência entre os sistemas de avaliação e, imbricados a eles, um discurso sobre a melhoria da qualidade da educação, bem como a contribuição para se pensar as políticas educacionais. Sobre accountability educacional, essa se expressa nos documentos analisados de diferentes formas, sendo possível identificar os pilares que a compõe (responsabilização, avaliação e prestação de contas), mas com sentidos distintos. Isso pode ser expresso a partir da divulgação dos resultados das avaliações, no sentido do acesso, transparência ou democratização da informação, dos incentivos financeiros utilizados para valorizar dos profissionais da educação ou do estreitamento curricular quando avaliam a educação a partir de duas áreas de conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática. Por fim, o estudo revelou que os diferentes sistemas estaduais de avaliação guardam relações entre si e são influenciados pelo movimento internacional; também apontou que a accountability educacional contribui para o fortalecimento e a reprodução do campo da avaliação educacional numa perspectiva gerencialista e neoliberal.This study had as its research object the state systems of evaluation of Basic Education and aimed to analyze them, seeking to identify the meanings and meanings of educational accountability and their contributions to the conservation and reproduction of the field of Brazilian educational evaluation. It is known that the constitution of the field of educational evaluation in Brazil is related to the global movement, as well as international policies. In this global movement, education becomes aligned with neoliberal rationality (DARDOT; LAVAL, 2016) and discourses in the economic field are becoming naturalized in the educational field, one of which is accountability, which is revealed as an element of educational evaluation policies for students. Brazilian states. As it is a polysemic term and brings disputes in its meaning, Afonso's perception (2009b; 2009c) is adopted here, who understands educational accountability from three pillars: evaluation, responsability and accountability reports. To meet the objectives, the empirical field was composed of five states that have their own evaluation systems advised by CAED/UFJF, namely: SADEAM (Amazonas), PAEBES (Espírito Santo), SAEGO (Goiás), SAEPE (Pernambuco) and SAERS (Rio Grande do Sul). The choice for CAED/UFJF was due to being an institution endowed with power, authorized and recognized in the field when it comes to educational evaluation. The study was based on documental research, and analyzed official documents, news on portals of the education department of the states surveyed, in addition to the magazines of the state assessment systems available on the website of each system under the domain of CAED/UFJF. Data were analyzed using the Textually Oriented Discourse Analysis proposed by Fairclough (2001). The documents revealed the relationship between the educational field and the subfield of educational evaluation, since one constitutes the other and it was possible to identify their agents, capitals and disputes present in the field. It was possible to perceive, within the subfield, an interdependence between the evaluation systems and, imbricated to them, a discourse on improving the quality of education, as well as the contribution to thinking about educational policies. Regarding educational accountability, this is expressed in the documents analyzed in different ways, making it possible to identify the pillars that compose it (accountability, evaluation and accountability), but with different meanings. This can be expressed from the dissemination of evaluation results, in the sense of access, transparency or democratization of information, the financial incentives used to value education professionals or the curricular narrowing when evaluating education from two areas of knowledge: Portuguese Language and Mathematics. Finally, the study revealed that the different state evaluation systems keep relationships with each other and are influenced by the international movement, it also pointed out that educational accountability contributes to the strengthening and reproduction of the field of educational evaluation in a managerial and neoliberal perspective.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPolítica de avaliação educacionalSistemas estaduais de avaliaçãoAccountability educacionalSistemas estaduais de avaliação da educação : sentidos e significados da accountability educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Danila Vieira de Melo.pdfTESE Danila Vieira de Melo.pdfapplication/pdf1970057https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48517/1/TESE%20Danila%20Vieira%20de%20Melo.pdf7e46a919e4115ff0f2af84715c709679MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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