A experiência sensível na imersão em jogos de videogame
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37818 |
Resumo: | A presente dissertação analisa o modo pelo qual os jogos de videogame podem proporcionar aos jogadores a imersão em mundos primorosamente simulados através da experiência obtida do jogar. Trata como pilares teórico-metodológicos a imersão e a experiência sensível, considerando seus elementos intrínsecos como essenciais para a compreensão das relações entre jogo-jogador (ambiente-indivíduo). Permeando conceituações como projeção-identificação, avatar, saldo do vivido, subjetividade e gatilhos imersivos, a dissertação bebe de fontes multidisciplinares para tratar seu objeto, considerando também a comunicação como esfera privilegiada. Nesse processo, apresenta um corpus de pesquisa que facilita o pensamento crítico a respeito dessa interação e transporte, utilizando-se de grupos de controle e métodos de observação participante como instrumental analítico. A dissertação busca registrar como ocorre a experiência de imersão de consciência, identificando características que diferenciam essas experiências, compreendendo mobilizações afetivas experimentadas e verificando se esse processo é capaz de formular ideias e juízos que podem ser refletidos no cotidiano do usuário. |
id |
UFPE_98956ccdb6ebc261d542fd879cc1825f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/37818 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
COSTA, Caio Túlio Olímpio Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/5202311461970353http://lattes.cnpq.br/9124646423472615SILVA, Eduardo Duarte Gomes da2020-09-04T18:45:57Z2020-09-04T18:45:57Z2020-02-19COSTA, Caio Túlio Olímpio Pereira da. A experiência sensível na imersão em jogos de videogame. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37818A presente dissertação analisa o modo pelo qual os jogos de videogame podem proporcionar aos jogadores a imersão em mundos primorosamente simulados através da experiência obtida do jogar. Trata como pilares teórico-metodológicos a imersão e a experiência sensível, considerando seus elementos intrínsecos como essenciais para a compreensão das relações entre jogo-jogador (ambiente-indivíduo). Permeando conceituações como projeção-identificação, avatar, saldo do vivido, subjetividade e gatilhos imersivos, a dissertação bebe de fontes multidisciplinares para tratar seu objeto, considerando também a comunicação como esfera privilegiada. Nesse processo, apresenta um corpus de pesquisa que facilita o pensamento crítico a respeito dessa interação e transporte, utilizando-se de grupos de controle e métodos de observação participante como instrumental analítico. A dissertação busca registrar como ocorre a experiência de imersão de consciência, identificando características que diferenciam essas experiências, compreendendo mobilizações afetivas experimentadas e verificando se esse processo é capaz de formular ideias e juízos que podem ser refletidos no cotidiano do usuário.FACEPEThe current research analyses how videogames provide immersion in primarily simulated worlds through the experience of playing to the players. It carries out immersion and sensible experience as theoretical and methodological perspectives, considering its intrinsic essential elements to the comprehension of the relations of game-gamer (environment-individual). It regards discussions on projection-identification, avatar, living results, subjectivity, and immersive triggers, as well as multidisciplinary fonts while treating its object, considering the communications field of study as privileged. It presents a research corpus in order to strengthen the critical thinking on this transport and interactions, applying group monitoring and methods of participatory observation as analytical instruments. The research aims at the registration of how the experience of conscience immersion occurs, identifying characteristics that differs one from another, comprehending affective mobilizations experienced and verifying if this process is able to create ideas and thoughts that could reflect on the daily life of the user.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVideogameImersãoExperiência sensívelSubjetividadeA experiência sensível na imersão em jogos de videogameinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa.pdfDISSERTAÇÃO Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa.pdfapplication/pdf4013096https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37818/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Caio%20T%c3%balio%20Ol%c3%admpio%20Pereira%20da%20Costa.pdfc23794570db8192ff8b218c2ea794abeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37818/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37818/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa.pdf.txtDISSERTAÇÃO Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain426439https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37818/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Caio%20T%c3%balio%20Ol%c3%admpio%20Pereira%20da%20Costa.pdf.txt75844a880cc16d3bc5801b4a1fdc9dc5MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37818/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Caio%20T%c3%balio%20Ol%c3%admpio%20Pereira%20da%20Costa.pdf.jpgdfebf0c7a0b48863ca5fe18e76e03413MD55123456789/378182024-05-22 10:36:00.284oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-05-22T13:36Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A experiência sensível na imersão em jogos de videogame |
title |
A experiência sensível na imersão em jogos de videogame |
spellingShingle |
A experiência sensível na imersão em jogos de videogame COSTA, Caio Túlio Olímpio Pereira da Videogame Imersão Experiência sensível Subjetividade |
title_short |
A experiência sensível na imersão em jogos de videogame |
title_full |
A experiência sensível na imersão em jogos de videogame |
title_fullStr |
A experiência sensível na imersão em jogos de videogame |
title_full_unstemmed |
A experiência sensível na imersão em jogos de videogame |
title_sort |
A experiência sensível na imersão em jogos de videogame |
author |
COSTA, Caio Túlio Olímpio Pereira da |
author_facet |
COSTA, Caio Túlio Olímpio Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5202311461970353 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9124646423472615 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Caio Túlio Olímpio Pereira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SILVA, Eduardo Duarte Gomes da |
contributor_str_mv |
SILVA, Eduardo Duarte Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Videogame Imersão Experiência sensível Subjetividade |
topic |
Videogame Imersão Experiência sensível Subjetividade |
description |
A presente dissertação analisa o modo pelo qual os jogos de videogame podem proporcionar aos jogadores a imersão em mundos primorosamente simulados através da experiência obtida do jogar. Trata como pilares teórico-metodológicos a imersão e a experiência sensível, considerando seus elementos intrínsecos como essenciais para a compreensão das relações entre jogo-jogador (ambiente-indivíduo). Permeando conceituações como projeção-identificação, avatar, saldo do vivido, subjetividade e gatilhos imersivos, a dissertação bebe de fontes multidisciplinares para tratar seu objeto, considerando também a comunicação como esfera privilegiada. Nesse processo, apresenta um corpus de pesquisa que facilita o pensamento crítico a respeito dessa interação e transporte, utilizando-se de grupos de controle e métodos de observação participante como instrumental analítico. A dissertação busca registrar como ocorre a experiência de imersão de consciência, identificando características que diferenciam essas experiências, compreendendo mobilizações afetivas experimentadas e verificando se esse processo é capaz de formular ideias e juízos que podem ser refletidos no cotidiano do usuário. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-04T18:45:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-04T18:45:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Caio Túlio Olímpio Pereira da. A experiência sensível na imersão em jogos de videogame. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37818 |
identifier_str_mv |
COSTA, Caio Túlio Olímpio Pereira da. A experiência sensível na imersão em jogos de videogame. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37818/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Caio%20T%c3%balio%20Ol%c3%admpio%20Pereira%20da%20Costa.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37818/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37818/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37818/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Caio%20T%c3%balio%20Ol%c3%admpio%20Pereira%20da%20Costa.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37818/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Caio%20T%c3%balio%20Ol%c3%admpio%20Pereira%20da%20Costa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c23794570db8192ff8b218c2ea794abe e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 75844a880cc16d3bc5801b4a1fdc9dc5 dfebf0c7a0b48863ca5fe18e76e03413 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310887030128640 |