Potencial empático visual em personagens Pixel Art: um referencial de design para jogos digitais
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26617 |
Resumo: | O Pixel Art é um estilo de representação visual nostálgico e simplificado, que remete aos primeiros jogos de videogame e que ainda hoje possui expressividade no mercado de jogos digitais, principalmente através do cenário indie. Caracterizado por baixas resoluções gráficas, seus jogos podem encontrar limitações em representar de forma plena a aparência de personagens, não fazendo uso de todo o seu potencial empático, que por sua vez, ajuda a expressar a personalidade da personagem e direcionar o olhar do jogador em relação à mesma, agindo como um importante elemento imersivo. Este trabalho visa, através de exploração bibliográfica e de casos representativos, resultar em um referencial de design que facilite a configuração de personagens nesse contexto. Para tanto, divide-se em três etapas: Na etapa introdutória (que envolve os três primeiros capítulos), são lançados os conceitos-base para a investigação proposta, partindo principalmente da definição do pixel art e a ação da empatia na relação entre personagem e jogador; a etapa investigativa envolve os três capítulos seguintes e revela-se como a mais determinante deste trabalho, onde são investigados elementos diversos para a construção empática da personagem pixel art, como (respectivamente) elementos expressivos do corpo humano, representação gráfica de personagens e artifícios configurativos passíveis de serem utilizados para alavancar seu potencial empático dentro do jogo. A terceira etapa engloba o último capítulo e a conclusão deste trabalho: trata-se da verificação de uso dos principais elementos investigados nos capítulos anteriores, partindo de um checklist de enunciados relevantes nos vinte jogos pixel art voltados a personagens mais baixados na plataforma on-line Steam (Março de 2017), no intuito de perceber a extensão de suas aplicações. Tal verificação traz um retorno positivo, de forma que foi possível observar a utilização de grande parcela dos elementos e artifícios explorados na configuração dos jogos analisados. |
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SILVEIRA, Rowan Henrique Sarmentohttp://lattes.cnpq.br/4690759478912913http://lattes.cnpq.br/5194437042919213NEVES, André Menezes Marques das2018-09-17T20:12:23Z2018-09-17T20:12:23Z2017-06-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26617ark:/64986/001300000fkjzO Pixel Art é um estilo de representação visual nostálgico e simplificado, que remete aos primeiros jogos de videogame e que ainda hoje possui expressividade no mercado de jogos digitais, principalmente através do cenário indie. Caracterizado por baixas resoluções gráficas, seus jogos podem encontrar limitações em representar de forma plena a aparência de personagens, não fazendo uso de todo o seu potencial empático, que por sua vez, ajuda a expressar a personalidade da personagem e direcionar o olhar do jogador em relação à mesma, agindo como um importante elemento imersivo. Este trabalho visa, através de exploração bibliográfica e de casos representativos, resultar em um referencial de design que facilite a configuração de personagens nesse contexto. Para tanto, divide-se em três etapas: Na etapa introdutória (que envolve os três primeiros capítulos), são lançados os conceitos-base para a investigação proposta, partindo principalmente da definição do pixel art e a ação da empatia na relação entre personagem e jogador; a etapa investigativa envolve os três capítulos seguintes e revela-se como a mais determinante deste trabalho, onde são investigados elementos diversos para a construção empática da personagem pixel art, como (respectivamente) elementos expressivos do corpo humano, representação gráfica de personagens e artifícios configurativos passíveis de serem utilizados para alavancar seu potencial empático dentro do jogo. 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The emphatic potential improves the expressiveness of a character traits, therefore it directs the player’s gaze through their looks and behavior as a important immersion feature. This work aims to result in a design reference to facilitate configurative processes through a bibliographic and representative cases exploration. For that, it is split in three main steps: for the introductory one (involving the three first chapters), the necessary base-concepts are exploited for the proposed investigation, encompassing subjects such as pixel art definitions and the empathic relation between player and character; the second step is a investigative one: it embraces the three next chapters and reveals itself as the most important for this work, since it holds elements such as human expressive features, character graphic representation and representational tips for boosting character design by empathic perspective (respectively), resulting in configurative tactics for a design reference. The third step relates to both last chapter and conclusion of this work: it’s about a use verification of the main elements found throughout the research done on the previous chapters, by a checklist of relevant statements applied to twenty most-downloaded character-based pixel art indie games found on Steam on-line platform (on March, 2017). Such verification is taken in order to perceive the usage extension of the configurative tactics previously found, turning out as a positive feedback, since it was possible to verify the presence of a expressive amount of those tactics in the analyzed games.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPersonagens de vídeo gamePixel artPotencial empáticoRepresentação gráficaPotencial empático visual em personagens Pixel Art: um referencial de design para jogos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Rowan Henrique Sarmento Silveira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rowan Henrique Sarmento Silveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26617/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rowan%20Henrique%20Sarmento%20Silveira.pdf.jpg367b0c261a20d43156ac8a3fd18a2e43MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Rowan Henrique Sarmento Silveira.pdfDISSERTAÇÃO Rowan Henrique Sarmento Silveira.pdfapplication/pdf3135239https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26617/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rowan%20Henrique%20Sarmento%20Silveira.pdff9995bb40cf70914b32cab37280bc4e7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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