A formação do professor de artes visuais: um estudo sobre currículo, identidade profissional e profissionalidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Emília Patrícia de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000120jf
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34271
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender de que forma o atual perfil curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) contribui com a construção da identidade profissional docente e da profissionalidade docente dos seus estudantes. Com base nos estudos de Nóvoa (1999) e Saviani (2009), traçamos um perfil histórico da formação docente e apontamos diferentes perspectivas teórico-metodológicas pertinentes à tal formação (NÓVOA, 2007, 2009; SCHÖN, 2000; IMBERNÓN, 2000, 2009; GIROUX, 1997; ZEICHNER, 1993, 2008; FREIRE, 1991, 1996). Apontamos como as mudanças nos âmbitos político, econômico e social projetaram mudanças no conceito de profissionalidade, que surgiu com Barisi (1982) até Ramalho, Nünez e Gauthier (2003), que compreendem a profissionalidade como um conjunto de características de uma profissão. A partir do estudo de Silva (2004), caracterizamos as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo, bem como o impacto delas nas políticas curriculares e, por consequência, nas políticas de formação docente. A partir da concepção de que os currículos forjam identidades, traçamos as noções de identidade pessoal/social (ERIKSON, 1972; PACHECO, 1996; DUBAR, 2005) como mobilizadoras da identidade profissional e da identidade profissional docente (DUBAR, 2005; PIMENTA, 2008; NÓVOA, 1999, 2007). Utilizamos como instrumento de coleta de dados a análise documental (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009; BARDIN, 2016), onde foi analisado o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e uma série de outros documentos que o normatizaram. Como instrumento de produção de dados, utilizamos o questionário (GÜNTHER, 2003; XAVIER, 2012) e as entrevistas semiestruturadas (ALVES-MAZOTTI; GEWANDSZNAJDER, 2001). Como instrumento de análise dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), com ênfase na análise categorial temática. As análises demonstraram que o atual PPC de Licenciatura em Artes Visuais e o atual perfil curricular ofertado (perfil 01114-1) estão em consonância com as demandas e prerrogativas legais estabelecidas tanto nos âmbitos interno como externos a UFPE, atendendo às exigências legais de valorização dos saberes educacionais para a formação docente. Através da aplicação dos questionários, inferimos que a maior motivação para a escolha do curso teve relação com as experiências pessoais e com as técnicas da linguagem visual no decorrer da vida pessoal/social, bem como a ausência do curso de Bacharelado em Artes Visuais na UFPE. Ainda assim, entre os 105 estudantes que responderam ao instrumento, 53 deles afirmaram ter a pretensão de atuar como professores de Artes Visuais, o que indicia que o percurso formativo oportunizou experiências de identificação positiva com a docência. Quanto aos aspectos da profissionalidade docente, inferimos que saberes e habilidades foram alcançados e/ou mobilizados e que a prática do diálogo e da reflexão fizeram parte do processo formativo dos estudantes. Contudo, relações de conflito e a precariedade da estrutura ofertada impactaram, negativamente, na construção dessa profissionalidade. As experiências vivenciadas pelos estudantes entrevistados colaboraram na construção de suas identidades pessoais/sociais, profissionais e profissionais docentes. Tais identidades carregam, em si, as marcas das experiências feitas, das opções realizadas, das continuidades e descontinuidades vivenciadas ao longo do curso de formação em Licenciatura em Artes Visuais da UFPE.
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Apontamos como as mudanças nos âmbitos político, econômico e social projetaram mudanças no conceito de profissionalidade, que surgiu com Barisi (1982) até Ramalho, Nünez e Gauthier (2003), que compreendem a profissionalidade como um conjunto de características de uma profissão. A partir do estudo de Silva (2004), caracterizamos as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo, bem como o impacto delas nas políticas curriculares e, por consequência, nas políticas de formação docente. A partir da concepção de que os currículos forjam identidades, traçamos as noções de identidade pessoal/social (ERIKSON, 1972; PACHECO, 1996; DUBAR, 2005) como mobilizadoras da identidade profissional e da identidade profissional docente (DUBAR, 2005; PIMENTA, 2008; NÓVOA, 1999, 2007). Utilizamos como instrumento de coleta de dados a análise documental (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009; BARDIN, 2016), onde foi analisado o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e uma série de outros documentos que o normatizaram. Como instrumento de produção de dados, utilizamos o questionário (GÜNTHER, 2003; XAVIER, 2012) e as entrevistas semiestruturadas (ALVES-MAZOTTI; GEWANDSZNAJDER, 2001). Como instrumento de análise dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), com ênfase na análise categorial temática. As análises demonstraram que o atual PPC de Licenciatura em Artes Visuais e o atual perfil curricular ofertado (perfil 01114-1) estão em consonância com as demandas e prerrogativas legais estabelecidas tanto nos âmbitos interno como externos a UFPE, atendendo às exigências legais de valorização dos saberes educacionais para a formação docente. Através da aplicação dos questionários, inferimos que a maior motivação para a escolha do curso teve relação com as experiências pessoais e com as técnicas da linguagem visual no decorrer da vida pessoal/social, bem como a ausência do curso de Bacharelado em Artes Visuais na UFPE. Ainda assim, entre os 105 estudantes que responderam ao instrumento, 53 deles afirmaram ter a pretensão de atuar como professores de Artes Visuais, o que indicia que o percurso formativo oportunizou experiências de identificação positiva com a docência. Quanto aos aspectos da profissionalidade docente, inferimos que saberes e habilidades foram alcançados e/ou mobilizados e que a prática do diálogo e da reflexão fizeram parte do processo formativo dos estudantes. Contudo, relações de conflito e a precariedade da estrutura ofertada impactaram, negativamente, na construção dessa profissionalidade. As experiências vivenciadas pelos estudantes entrevistados colaboraram na construção de suas identidades pessoais/sociais, profissionais e profissionais docentes. Tais identidades carregam, em si, as marcas das experiências feitas, das opções realizadas, das continuidades e descontinuidades vivenciadas ao longo do curso de formação em Licenciatura em Artes Visuais da UFPE.CNPqThis paper aims to understand how the latest Syllabus profile from Visual Arts Teaching Course from Federal University of Pernambuco (UFPE) contributes to the professional teaching identity and teacher professionality construction of its students. The basis for the study are found on Nóvoa (1999) and Saviani (2009), where a historical profile from teacher training is traced and different theoretical and methodological perspectives are pointed as meaningful to such formation (NÓVOA, 2007, 2009; SCHON, 2000; IMBERNÓN, 2000, 2009; GIROUX, 1997; ZEICHNER, 1993, 2008; FREIRE, 1991, 1996). Changes in the political, economic and social contexts are believed to have projected changes in the professionality concept that emerged with Barisi (1982) and also with Ramalho, Nunez and Gauthier (2003), that understand the professionality as a group of characteristics of a profession. By starting with the study of Sila (2004), the traditional, critical and post-critical theories are characterized, as well as their impact on syllabus policies and, as a consequence, on the teacher training policies. From the conception that syllabus can forge identities, the notions of personal/social identities are traced (ERIKSON, 1972; PACHECO, 1996; DUBAR, 2005) as mobilizers of professional identity and professional teaching identity (DUBAR, 2005; PIMENTA, 2008; NÓVOA, 1999, 2007). As a data collection instrument, the documental analysis was chosen (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009; BARDIN, 2016) in which the Pedagogical Project of Visual Arts Teaching Course and a series of other documents that standardized it. As an instrument of data production, a questionnaire (GUNTHER, 2003; XAVIER, 2012) and semi structured interviews (ALVES-MAZOTTI; GEWANDSZNAJDER, 2001) were used. As an instrument of data analysis, the chosen process was Content Analysis (BARDIN, 2016) with an emphasis on themed category analysis. The analysis pointed that the latest PPC of Visual Arts Teaching Course and the latest offered syllabus profile (profile 01114-1) are in accordance with the legal demands and prerogatives stablished both on the internal and external environments from UFPE, meeting the legal requirements of valorization of educational knowledge for teacher training. Through the application of questionnaires, it is inferred that a higher motivation for choosing the course is related to personal experiences and techniques of visual language throughout personal/social life, as well as the absence of a bachelor degree course of Visual Arts at UFPE. Even so, among 105 students that answered to the instrument, 53 of them affirmed to have the desire of working as teachers of Visual Arts, what shows that the training course provided experiences of positive identification with the teaching practice. As for the professionality teaching aspects, it is inferred that abilities and different types of knowledge were reached and/or mobilized to the dialogue and reflection practice that were part of the formation process of the students. However, relations of conflict and the precarity of the offered structure impacted negatively on the construction of this professionality. The experiences that the interviewed students had been through collaborated for the construction of their personal/social, professional and professional teaching identities. Such identities carry the marks with them, of lived experiences, options taken, continuities and discontinuities lived along the course of formation in Visual Arts Teaching Course of UFPE.Cet étude a comme objectif comprendre de quelle manière le profil curriculaire courant du cours de Licence en Arts Visuels de l‟Université Fédérale de Pernambuco (UFPE) contribue à la construction de l‟identité professionnelle de l‟enseignant et de la professionnalité d‟apprentissage des étudiants. En se basant aux études de Nóvoa (1999) et Saviani (2009), un profil historique de la formation des enseignants a été tracé et différentes perspectives théorique-méthodologiques de la formation des professeurs ont été considérées pertinentes (NÓVOA, 2007, 2009; SCHÖN, 2000; IMBERNÓN, 2000, 2009; GIROUX, 1997; ZEICHNER, 1993, 2008; FREIRE, 1991, 1996). Nous avons détaché comme les changements politiques, économiques et sociaux on projeté des altérations au concept de professionnalité, qui est paru par Barisi (1982) jusqu‟à Ramalho, Nünez e Gauthier (2003), qui ont compris la professionnalité comme un ensemble de caractéristiques d‟une profession. À partir des études de Silva (2004), les théories traditionnelles, les critiques et post critiques de curriculum ont été caractérisées, aussi comme leurs impacts dans les politiques curriculaires et, en conséquence, dans les politiques de formation des professeurs. À partir de la conception que les curriculums créent des identités, les notions d‟identité personnelle/sociale ont été tracées (ERIKSON, 1972; PACHECO, 1996; DUBAR, 2005) comme mobilisateurs de l‟identité professionnelle et de l‟identité professionnelle des enseignants. (DUBAR, 2005; PIMENTA, 2008; NÓVOA, 1999, 2007). Pour cueillir les données, nous avons utilisé une analyse de documents (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009; BARDIN, 2016), dans lesquels a été analysé le Projet Pédagogique du Cours de Licence en Arts Visuels et plusieurs autres documents qui l‟ont réglé. Autant qu‟instrument de production de données, un questionnaire a été utilisé (GÜNTHER, 2003; XAVIER, 2012) et les entretiens semi structurés (ALVES-MAZOTTI; GEWANDSZNAJDER, 2001). Pour l‟analyse des données, nous avons choisi l‟Analyse de Contenu (BARDIN, 2016), nous appuyant sur l‟analyse catégoriale thématique. Les analyses démontrent que le courant PPC de Licence en Arts Visuels et le profil curriculaire offert (profil 01114-1) sont consonants aux demandes et prérogatives légales établies dans les domaines internes et externes de l‟UFPE, répondant aux exigences légales de valorisation des savoirs éducationnels pour la formation des professeurs. À travers l‟application des questionnaires, il est possible déduire que la plus grande motivation pour le choix du cours se relationnait aux expériences personnelles et aux techniques de langage visuel pendant la vie personnelle et sociale, et aussi l‟absence du cours de Baccalauréat en Arts Visuelles à l‟UFPE. De même, parmi les 105 étudiants qui ont répondu l‟instrument, ont affirmé vouloir agir comme professeurs d‟Arts Visuels, ce qui indique que le parcours formatif a donné opportunités d‟expérience d‟identification positive avec l‟enseignement. Pour les aspects de la professionnalité de l‟enseignant, nous déduisons que des savoirs et habiletés ont été atteints et/ou mobilisés et que la pratique du dialogue et de la réflexion ont fait partie du processus de formation des étudiants. Cependant, des relations de conflits et la précarité de la structure offerte ont impacté négativement la construction de cette professionnalité. Les expériences vécues par les étudiants interviewés ont collaboré dans la construction de leurs identités personnelles/sociales, professionnelles et professionnelles des professeurs. Telles identités portent, en soi, les marques des expériences faites, des options réalisées, des continuités et discontinuités vécues pendant le cours de formation en Licence en Arts Visuels de l'UFPE.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessores - FormaçãoProfessores universitários – ArtesCurrículoUFPE - Pós-graduaçãoA formação do professor de artes visuais: um estudo sobre currículo, identidade profissional e profissionalidade docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Emília Patrícia de Freitas.pdf.jpgTESE Emília Patrícia de Freitas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34271/5/TESE%20Em%c3%adlia%20Patr%c3%adcia%20de%20Freitas.pdf.jpgfec639d71abc951d460dd2c5b3bc84baMD55ORIGINALTESE Emília Patrícia de Freitas.pdfTESE Emília Patrícia de Freitas.pdfapplication/pdf3116893https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34271/1/TESE%20Em%c3%adlia%20Patr%c3%adcia%20de%20Freitas.pdfeeba9498d09f8071b787bb039419325aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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Currículo
UFPE - Pós-graduação
description Este estudo tem como objetivo compreender de que forma o atual perfil curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) contribui com a construção da identidade profissional docente e da profissionalidade docente dos seus estudantes. Com base nos estudos de Nóvoa (1999) e Saviani (2009), traçamos um perfil histórico da formação docente e apontamos diferentes perspectivas teórico-metodológicas pertinentes à tal formação (NÓVOA, 2007, 2009; SCHÖN, 2000; IMBERNÓN, 2000, 2009; GIROUX, 1997; ZEICHNER, 1993, 2008; FREIRE, 1991, 1996). Apontamos como as mudanças nos âmbitos político, econômico e social projetaram mudanças no conceito de profissionalidade, que surgiu com Barisi (1982) até Ramalho, Nünez e Gauthier (2003), que compreendem a profissionalidade como um conjunto de características de uma profissão. A partir do estudo de Silva (2004), caracterizamos as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo, bem como o impacto delas nas políticas curriculares e, por consequência, nas políticas de formação docente. A partir da concepção de que os currículos forjam identidades, traçamos as noções de identidade pessoal/social (ERIKSON, 1972; PACHECO, 1996; DUBAR, 2005) como mobilizadoras da identidade profissional e da identidade profissional docente (DUBAR, 2005; PIMENTA, 2008; NÓVOA, 1999, 2007). Utilizamos como instrumento de coleta de dados a análise documental (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009; BARDIN, 2016), onde foi analisado o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e uma série de outros documentos que o normatizaram. Como instrumento de produção de dados, utilizamos o questionário (GÜNTHER, 2003; XAVIER, 2012) e as entrevistas semiestruturadas (ALVES-MAZOTTI; GEWANDSZNAJDER, 2001). Como instrumento de análise dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), com ênfase na análise categorial temática. As análises demonstraram que o atual PPC de Licenciatura em Artes Visuais e o atual perfil curricular ofertado (perfil 01114-1) estão em consonância com as demandas e prerrogativas legais estabelecidas tanto nos âmbitos interno como externos a UFPE, atendendo às exigências legais de valorização dos saberes educacionais para a formação docente. Através da aplicação dos questionários, inferimos que a maior motivação para a escolha do curso teve relação com as experiências pessoais e com as técnicas da linguagem visual no decorrer da vida pessoal/social, bem como a ausência do curso de Bacharelado em Artes Visuais na UFPE. Ainda assim, entre os 105 estudantes que responderam ao instrumento, 53 deles afirmaram ter a pretensão de atuar como professores de Artes Visuais, o que indicia que o percurso formativo oportunizou experiências de identificação positiva com a docência. Quanto aos aspectos da profissionalidade docente, inferimos que saberes e habilidades foram alcançados e/ou mobilizados e que a prática do diálogo e da reflexão fizeram parte do processo formativo dos estudantes. Contudo, relações de conflito e a precariedade da estrutura ofertada impactaram, negativamente, na construção dessa profissionalidade. As experiências vivenciadas pelos estudantes entrevistados colaboraram na construção de suas identidades pessoais/sociais, profissionais e profissionais docentes. Tais identidades carregam, em si, as marcas das experiências feitas, das opções realizadas, das continuidades e descontinuidades vivenciadas ao longo do curso de formação em Licenciatura em Artes Visuais da UFPE.
publishDate 2019
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