Redes sociotécnicas de um curso de medicina no interior do Brasil : uma cartografia das controvérsias do movimento de interiorização e inovação curricular.
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45492 |
Resumo: | As tecnologias digitais agenciam novos modos de fazer educação. No borramento das fronteiras entre o real e o virtual, o currículo é percebido como movimento mediado por relações entre humanos, objetos e suas circunstâncias. Nas escolas médicas, professores e estudantes se deparam com um contexto de crise consequente do predomínio da técnica, a qual, por um lado, impulsionou o conhecimento científico sobre as doenças, por outro, ignorou a produção de subjetividade no cuidado em saúde. No Brasil, o desenvolvimento econômico concentrado em grandes centros urbanos gerou iniquidades na formação dos médicos, dificultando o acesso à saúde para os brasileiros residentes no interior do país. Para dirimir este problema, políticas públicas têm incentivado a expansão e a interiorização do ensino superior na medicina com a abertura de novos cursos de graduação. A partir dos Estudos de Ciência e Tecnologia, a teoria ator-rede abriu um campo transdisciplinar que percebe o “social”, a exemplo de um curso de medicina, como um princípio de conexões, através de um movimento de associações onde nenhuma entidade tem importância superior a outra. Esta tese parte do pressuposto de que é possível mobilizar as mudanças necessárias na formação dos médicos, ao reconhecer o coletivo de entidades, humanas e não- humanas comumente invisibilizadas em redes de relações complexas e incertas. Mediados pela teoria ator-rede, a partir do plano metodológico da cartografia das controvérsias, investigamos o desenvolvimento de um curso de medicina, iniciado em 2014 na cidade de Caruaru, interior de Pernambuco. Este curso apresenta uma proposição curricular inovadora fundamentada na aprendizagem ativa, no radical compromisso social e na integração por tecnologias digitais. A partir de métodos digitais de análise, foi possível tornar visível uma rede composta por 1.255 potenciais actantes e 1.575.025 possíveis relações em uma dinâmica contínua de traduções e delegações para o fazer-se escola médica. As controvérsias atravessaram a tessitura do currículo da formação do médico, como por exemplo, a organização por módulos interdisciplinares, a provocação cosmopolítica do laboratório de sensibilidades e a intensa mediação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Além disso, o deslocamento da universidade para o interior, os dilemas da construção de uma sede própria e a interrupção das aulas por conta da pandemia da Covid-19 moveram debates e discordâncias entre os atores do curso. Com a colação de grau da primeira 10 turma em 2020, a divulgação de resultados de avaliações externas e a inauguração de um novo prédio, muitas das controvérsias pujantes nos primeiros anos do curso, estabilizaram-se. Com isso, as bases do projeto pedagógico deixaram de ser questionadas, mas ainda há indícios de controvérsias sobre o sistema de avaliação do estudante atual. As experiências desenvolvidas no período pandêmico evidenciam a maturidade de proposições já existentes de integração de tecnologias digitais ao currículo, além de mobilizar novos modos de fazer a educação híbrida. Esta tese revelou que a inclusão das diferentes entidades, humanas e não-humanas, na análise do desenvolvimento de um currículo, permite não apenas reconhecer a complexidade da gestão universitária, mas compreender que envolver-se nas controvérsias é, em si, mover-se com a organização. |
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Nas escolas médicas, professores e estudantes se deparam com um contexto de crise consequente do predomínio da técnica, a qual, por um lado, impulsionou o conhecimento científico sobre as doenças, por outro, ignorou a produção de subjetividade no cuidado em saúde. No Brasil, o desenvolvimento econômico concentrado em grandes centros urbanos gerou iniquidades na formação dos médicos, dificultando o acesso à saúde para os brasileiros residentes no interior do país. Para dirimir este problema, políticas públicas têm incentivado a expansão e a interiorização do ensino superior na medicina com a abertura de novos cursos de graduação. A partir dos Estudos de Ciência e Tecnologia, a teoria ator-rede abriu um campo transdisciplinar que percebe o “social”, a exemplo de um curso de medicina, como um princípio de conexões, através de um movimento de associações onde nenhuma entidade tem importância superior a outra. Esta tese parte do pressuposto de que é possível mobilizar as mudanças necessárias na formação dos médicos, ao reconhecer o coletivo de entidades, humanas e não- humanas comumente invisibilizadas em redes de relações complexas e incertas. Mediados pela teoria ator-rede, a partir do plano metodológico da cartografia das controvérsias, investigamos o desenvolvimento de um curso de medicina, iniciado em 2014 na cidade de Caruaru, interior de Pernambuco. Este curso apresenta uma proposição curricular inovadora fundamentada na aprendizagem ativa, no radical compromisso social e na integração por tecnologias digitais. A partir de métodos digitais de análise, foi possível tornar visível uma rede composta por 1.255 potenciais actantes e 1.575.025 possíveis relações em uma dinâmica contínua de traduções e delegações para o fazer-se escola médica. As controvérsias atravessaram a tessitura do currículo da formação do médico, como por exemplo, a organização por módulos interdisciplinares, a provocação cosmopolítica do laboratório de sensibilidades e a intensa mediação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Além disso, o deslocamento da universidade para o interior, os dilemas da construção de uma sede própria e a interrupção das aulas por conta da pandemia da Covid-19 moveram debates e discordâncias entre os atores do curso. Com a colação de grau da primeira 10 turma em 2020, a divulgação de resultados de avaliações externas e a inauguração de um novo prédio, muitas das controvérsias pujantes nos primeiros anos do curso, estabilizaram-se. Com isso, as bases do projeto pedagógico deixaram de ser questionadas, mas ainda há indícios de controvérsias sobre o sistema de avaliação do estudante atual. As experiências desenvolvidas no período pandêmico evidenciam a maturidade de proposições já existentes de integração de tecnologias digitais ao currículo, além de mobilizar novos modos de fazer a educação híbrida. Esta tese revelou que a inclusão das diferentes entidades, humanas e não-humanas, na análise do desenvolvimento de um currículo, permite não apenas reconhecer a complexidade da gestão universitária, mas compreender que envolver-se nas controvérsias é, em si, mover-se com a organização.CAPESDigital technologies agency new ways of doing education. In blurring the boundaries between the real and the virtual, the curriculum is perceived as a movement mediated by relations between humans and objects. In medical schools, teachers and students face a context of crisis resulting from the predominance of technique, which, on the one hand, boosted scientific knowledge about diseases, on the other hand, ignored the production of subjectivity in health care. In Brazil, the economic development concentrated in large urban centers generated inequities in the training of physicians, making it difficult to access health for Brazilians living in the countryside. To solve this problem, public policies have encouraged the expansion and internalization of higher education in medicine with the opening of new undergraduate courses. From the Science and Technology Studies, the actor-network theory opened a transdisciplinary field that perceives the "social", like a medical school, as a principle of connections, through a movement of associations where no entity has greater importance than another. This thesis assumes that it is possible to mobilize the necessary changes in the training of physicians, by recognizing the collective of human and non-human entities commonly invisible in networks of complex relationships. Mediated by the actor-network theory, based on the methodological plan of the mapping of controversies, we investigated the development of a medical school, initiated in 2014 in Caruaru, countryside of Pernambuco state. This undergraduate course presents an innovative curriculum proposition based on active learning, radical social accountability and integration by digital technologies. From digital methods of analysis, it was possible to make visible a network composed of 1,255 potential actants and 1,575,025 possible relationships in a continuous dynamic of translations and delegations to do a medical school. The controversies crossed the weave of the curriculum, such as the curricula organization by interdisciplinary modules, the cosmopolitical provocation of the laboratory of sensitivities and the intense mediation of a Virtual Learning Environment. In addition, the displacement of the university to the countryside, the dilemmas of the construction of its main building and the interruption of classes because of the pandemic of Covid-19 moved debates and disagreements among the actors of the course. With the graduation of the first class in 2020, the dissemination of results of external evaluations and the inauguration of a new building, many of the 12 controversies in the first years of the course, stabilized. With this, the bases of the pedagogical project are no longer questioned, but there are still indications of controversies about the current student evaluation system. The experiences developed in the pandemic period show the maturity of existing propositions of integration of digital technologies to the curriculum, in addition to mobilizing new ways of doing hybrid education. This thesis revealed that the inclusion of different human and non-human entities in the analysis of the development of a curriculum allows not only to recognize the complexity of university management, but to understand that getting involved in the controversies is, in itself, moving with the organization.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação Médica – Faculdades de MedicinaEducação a Distância - CurrículoCiência e TecnologiaRede Social - AnáliseUFPE - Pós- graduaçãoRedes sociotécnicas de um curso de medicina no interior do Brasil : uma cartografia das controvérsias do movimento de interiorização e inovação curricular.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Gustavo Sérgio de Godoy Magalhães.pdfTESE Gustavo Sérgio de Godoy Magalhães.pdfapplication/pdf9052790https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45492/1/TESE%20Gustavo%20S%c3%a9rgio%20de%20Godoy%20Magalh%c3%a3es.pdf6f5da3464d8f99298d29a0bb821e99a6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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