A compreensão textual e o processo inferencial com estudantes idosos da EJA em uma escola municipal do Recife/PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, Alex Barbosa Abreu
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30377
Resumo: Esta pesquisa parte de uma perspectiva teórica sociointeracionista para o estudo da linguagem, que compreende a linguagem em sua relação com o meio sociocultural, e a língua como signo variável e sensível ao contexto. Assume-se a leitura como processo em que a compreensão se dá pela interação e negociação entre leitor, texto e autor, sendo a inferenciação uma atividade cognitiva fundamental nesse processo. O estudo teve por objetivo geral investigar a compreensão textual e processo inferencial em idosos pouco escolarizados; e como objetivos específicos: 1) analisar os tipos e a natureza das inferências elaboradas por idosos pouco escolarizados; 2) descrever as histórias de leitura dos participantes, 3) investigar os tipos e as características dos conhecimentos que subsidiam os idosos na elaboração das inferências. Participaram do estudo três estudantes de uma turma de jovens e adultos de uma escola do Recife. Para consecução dos objetivos, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas e duas sessões de leitura com cada idoso participante. As entrevistas permitiram construir uma breve história de cada participante e identificar suas histórias de leitura. A atividade de compreensão textual consistiu em responder a perguntas inferenciais sobre dois textos: um do gênero cordel (“O cego de Jericó”) e outro texto do gênero poético (“Poema do menino Jesus”), que foram divididos em partes previamente estabelecidas pelo pesquisador, utilizando-se a “pausa previamente marcada no texto”, uma técnica do tipo pergunta-resposta, que consiste na divisão do texto em partes e no estabelecimento de pausas pré-marcadas no texto pelo pesquisador, sendo feitas ao leitor perguntas inferenciais sobre as partes lidas, imediatamente após sua leitura. A análise dos dados foi de natureza qualitativa e realizada em duas etapas. A primeira foi a análise das entrevistas e a segunda, a análise das sessões de leitura. No que se referem aos resultados, (1) observou-se que os três participantes recorreram predominantemente à elaboração de extrações diretas de informações do material textual, como estratégia para responder as questões inferenciais realizadas. Observou-se também relação entre as histórias de leitura dos participantes e suas leituras nas sessões, tendo os participantes com maior repertório e práticas de leitura obtido melhor produção de sentidos que contemplavam o diálogo com os textos e que não extrapolaram as propostas textuais, (2) observou-se que foram mais comuns nas respostas dos participantes às perguntas inferenciais as “deduções” – uma operação inferencial de natureza lógica – e “parafraseamentos” – uma operação inferencial de natureza lexical e semântica, (3) as histórias de leitura revelaram que se tratavam os participantes de leitores bastante distintos: a) Alberto, leitor experiente, com repertório de textos que inclui textos ficcionais, filosóficos e espirituais; b) Marluce, uma leitora recente, que realiza leituras bem diversas, de livros espíritas a revistas de “fofocas” e política; c) Creuza raramente lê; geralmente textos breves de cunho religioso, textos escolares e palavras cruzadas,(4) constatou-se que os tipos e as características dos conhecimentos que subsidiaram os participantes idosos na elaboração de suas inferências foram as informações textuais em detrimento das experiências pessoais e conhecimentos de mundo dos participantes, em ambas as sessões de leitura.
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spelling PINTO, Alex Barbosa Abreuhttp://lattes.cnpq.br/2986648721903412http://lattes.cnpq.br/9445170519526710FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde2019-04-29T18:55:49Z2019-04-29T18:55:49Z2018-03-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30377Esta pesquisa parte de uma perspectiva teórica sociointeracionista para o estudo da linguagem, que compreende a linguagem em sua relação com o meio sociocultural, e a língua como signo variável e sensível ao contexto. Assume-se a leitura como processo em que a compreensão se dá pela interação e negociação entre leitor, texto e autor, sendo a inferenciação uma atividade cognitiva fundamental nesse processo. O estudo teve por objetivo geral investigar a compreensão textual e processo inferencial em idosos pouco escolarizados; e como objetivos específicos: 1) analisar os tipos e a natureza das inferências elaboradas por idosos pouco escolarizados; 2) descrever as histórias de leitura dos participantes, 3) investigar os tipos e as características dos conhecimentos que subsidiam os idosos na elaboração das inferências. Participaram do estudo três estudantes de uma turma de jovens e adultos de uma escola do Recife. Para consecução dos objetivos, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas e duas sessões de leitura com cada idoso participante. As entrevistas permitiram construir uma breve história de cada participante e identificar suas histórias de leitura. A atividade de compreensão textual consistiu em responder a perguntas inferenciais sobre dois textos: um do gênero cordel (“O cego de Jericó”) e outro texto do gênero poético (“Poema do menino Jesus”), que foram divididos em partes previamente estabelecidas pelo pesquisador, utilizando-se a “pausa previamente marcada no texto”, uma técnica do tipo pergunta-resposta, que consiste na divisão do texto em partes e no estabelecimento de pausas pré-marcadas no texto pelo pesquisador, sendo feitas ao leitor perguntas inferenciais sobre as partes lidas, imediatamente após sua leitura. A análise dos dados foi de natureza qualitativa e realizada em duas etapas. A primeira foi a análise das entrevistas e a segunda, a análise das sessões de leitura. No que se referem aos resultados, (1) observou-se que os três participantes recorreram predominantemente à elaboração de extrações diretas de informações do material textual, como estratégia para responder as questões inferenciais realizadas. Observou-se também relação entre as histórias de leitura dos participantes e suas leituras nas sessões, tendo os participantes com maior repertório e práticas de leitura obtido melhor produção de sentidos que contemplavam o diálogo com os textos e que não extrapolaram as propostas textuais, (2) observou-se que foram mais comuns nas respostas dos participantes às perguntas inferenciais as “deduções” – uma operação inferencial de natureza lógica – e “parafraseamentos” – uma operação inferencial de natureza lexical e semântica, (3) as histórias de leitura revelaram que se tratavam os participantes de leitores bastante distintos: a) Alberto, leitor experiente, com repertório de textos que inclui textos ficcionais, filosóficos e espirituais; b) Marluce, uma leitora recente, que realiza leituras bem diversas, de livros espíritas a revistas de “fofocas” e política; c) Creuza raramente lê; geralmente textos breves de cunho religioso, textos escolares e palavras cruzadas,(4) constatou-se que os tipos e as características dos conhecimentos que subsidiaram os participantes idosos na elaboração de suas inferências foram as informações textuais em detrimento das experiências pessoais e conhecimentos de mundo dos participantes, em ambas as sessões de leitura.This research is based on a socio-interactionist theoretical perspective for the study of language, which comprises language in its relation with the socio-cultural environment, and the linguistic system as a variable and context-sensitive sign set. Reading is assumed as a process in which understanding is given by interaction and negotiation between reader, text and author, being inference a fundamental cognitive activity in this process. The objective of the study was to investigate textual comprehension and inferential process in poorly educated elderly; the specific objectives were: 1) to analyze the types and nature of the inferences elaborated by poorly educated elders; 2) to describe the reading stories of the participants, 3) to investigate the types and characteristics of the information that subsidize the elderly in the elaboration of inferences. Participated in this study three students from a school for young and adults in Recife. To achieve the objectives, two semi-structured interviews and two reading sessions were conducted with each elder participant. The interviews allowed to build the sociocultural profile of each participant and identify the participant’s reading stories. The textual comprehension task consisted in answering inferential questions about two texts: one of the cordel genre ("O cego de Jericó") and another text of the poetic genre ("Poema do menino Jesus"), which were divided into parts previously established by using the "pause previously marked in the text" technique, a question-answer technique which consists in dividing the text into parts and establishing pauses premarked in the text by the researcher, with inferential questions being asked to the reader about the read parts, immediately after the reading. Data analysis was qualitative and performed in two stages. The first was the analysis of the interviews and the second was the the analysis of the reading sessions. Regarding the results, (1) it was observed that the three participants used predominantly the direct extraction of information from the textual material, as a strategy to answer the inferential questions. It was also observed a relation between the reading histories of the participants and their reading in the sessions, once that the participants with the greatest repertoire and reading practice obtained a better production of meanings that contemplated the dialogue with the texts and that did not extrapolate the textual proposals, (2) it was observed that were more common in the participants’ answers to the inferential questions the "deductions" - a logical inferential operation - and the "paraphrasing" – a lexical and semantic inferential operation, (3) the reading stories revealed the participants as very different readers: a) Alberto, an experienced reader, with repertoire of texts that includes fictional, philosophical and spiritual texts; b) Marluce, a recent reader, who carries out very diverse readings, from spiritist books to "gossip" and political magazines; c) Creuza rarely reads; generally, short religious texts, school texts and crossword magazines, (4) it was found that the types and characteristics of the information that subsidized the elderly participants in the elaboration of their inferences were the textual information to the detriment of personal experiences and world knowledge of the participants, in both reading sessions.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia cognitivaCompreensão na leituraInferência (Lógica)Cognição em idososEducação de jovens e adultosA compreensão textual e o processo inferencial com estudantes idosos da EJA em uma escola municipal do Recife/PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Alex Barbosa Abreu Pinto.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Alex Barbosa Abreu Pinto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30377/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alex%20Barbosa%20Abreu%20Pinto.pdf.jpg592d29a2d7ab25282d9e04320d15ada1MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Alex Barbosa Abreu Pinto.pdfDISSERTAÇÃO Alex Barbosa Abreu Pinto.pdfapplication/pdf1158231https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30377/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alex%20Barbosa%20Abreu%20Pinto.pdfa3c102b4f7209ede822bc23bd8b10ae9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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