Marcadores discursivos: tipos e funções em aula de inglês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUIMARÃES, Luíza Carolina Carneiro de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000vhk1
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31665
Resumo: Esta dissertação de mestrado se trata de um estudo de caso em três escolas da Região Metropolitana do Recife e, tem como objetivo principal, a descrição de como os Marcadores Discursivos (MDs) são usados na aula de inglês como língua estrangeira. Para tanto, temos como objetivos específicos a retomada das principais noções sobre MDs e dos aspectos etnográficos que influenciam nas aulas, para então observar as aulas de língua inglesa, buscando compreender os usos de MDs e a própria interação em sala de aula, confrontando nossos dados com nossas hipóteses. Esta pesquisa se insere nos estudos da Análise da Conversação e da Sociolinguística Interacionista e, tem como base as teorias de Schiffrin (1987), Barros (1991), Brinton (1996) e Castro (2009) para tratar sobre os MDs. Os resultados revelaram que a interação em sala de aula é bastante sensível aos aspectos etnográficos, fazendo com que haja uma hierarquia entre os falantes e tornando a conversação limitada a esta; assim como, os gêneros que circulam nesse ambiente acabam se restringindo aos do domínio pedagógico, fazendo com que os falantes não sejam expostos a um tratamento adequado da oralidade para que haja o domínio da fala, em inglês, nas diversas circunstâncias da vida cotidiana. Por isso, também levantamos uma discussão sobre o método Communicative Approach (abordagem comunicativa) de ensino de línguas estrangeiras, apontando para o fato de que ele não deve ser confundido com um tratamento adequado da oralidade, já que esse método apenas engloba os textos e gêneros orais do domínio pedagógico.
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Esta pesquisa se insere nos estudos da Análise da Conversação e da Sociolinguística Interacionista e, tem como base as teorias de Schiffrin (1987), Barros (1991), Brinton (1996) e Castro (2009) para tratar sobre os MDs. Os resultados revelaram que a interação em sala de aula é bastante sensível aos aspectos etnográficos, fazendo com que haja uma hierarquia entre os falantes e tornando a conversação limitada a esta; assim como, os gêneros que circulam nesse ambiente acabam se restringindo aos do domínio pedagógico, fazendo com que os falantes não sejam expostos a um tratamento adequado da oralidade para que haja o domínio da fala, em inglês, nas diversas circunstâncias da vida cotidiana. Por isso, também levantamos uma discussão sobre o método Communicative Approach (abordagem comunicativa) de ensino de línguas estrangeiras, apontando para o fato de que ele não deve ser confundido com um tratamento adequado da oralidade, já que esse método apenas engloba os textos e gêneros orais do domínio pedagógico.FACEPEThis dissertation is a case study in three schools in the Metropolitan Region of Recife and its main objective is to describe how Discourse Markers (DMs) are used in English as a foreign language classes. In order to do so, we have as specific objectives the resumption of the main notions about DMs and the ethnographic aspects that influence the classes; we intend to observe English language classes, trying to understand the uses of DMs and the interaction in the classroom, confronting our data with our hypotheses. This research is part of the studies of Conversational Analysis and Interactionist Sociolinguistics and is based on theories of Schiffrin (1987), Barros (1991), Brinton (1996) and Castro (2009) to deal with DMs. The results revealed that the interaction in the classroom is very sensitive to its ethnographic aspects, causing a hierarchy between the speakers and making the conversation limited to this; as well as, the genres that circulate in this environment end up being restricted to those of the pedagogical domain, so that the speakers are not exposed to an adequate treatment of orality so that there is the command of speech in English in the different circumstances of daily life. Therefore, we also raised a discussion about the Communicative Approach method of foreign language teaching, pointing to the fact that it should not be confused with an adequate treatment of orality, since this method only encompasses the texts and oral genres of the pedagogical domain.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarcadores discursivosInteraçãoSala de aulaMarcadores discursivos: tipos e funções em aula de inglês como língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Luíza Carolina Carneiro de Oliveira Guimarães.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Luíza Carolina Carneiro de Oliveira Guimarães.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31665/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Lu%c3%adza%20Carolina%20Carneiro%20de%20Oliveira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg8610ebd8dbb0abff39efeff2eb7ddd78MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Luíza Carolina Carneiro de Oliveira Guimarães.pdfDISSERTAÇÃO Luíza Carolina Carneiro de Oliveira Guimarães.pdfapplication/pdf1641979https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31665/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Lu%c3%adza%20Carolina%20Carneiro%20de%20Oliveira%20Guimar%c3%a3es.pdf6f563c356dbc6d4b57e935c016c50c9eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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