Avaliação da qualidade de desempenho dos operadores de transporte público de passageiros por ônibus : a dimensão da eficácia da norma na prestação do serviço adequado na forma da lei
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38686 |
Resumo: | O transporte público coletivo de passageiros é um serviço público enquadrado no rol dos direitos sociais e definido como essencial na Constituição Federal Brasileira de 1988. Entretanto, vem passando por um crescente e desgastante fenômeno de não utilização pela população em contrapartida à opção pelo transporte particular. Dentre as principais causas desse afastamento e da crescente procura pelo transporte individual, pode-se, em princípio, apontar falhas na prestação do serviço: veículos superlotados, falta de regularidade, segurança, e tarifa onerosa, tanto no que se refere ao poder aquisitivo dos usuários, quanto em relação à baixa qualidade do serviço que é ofertado. No âmbito da prestação dos serviços públicos, a Lei de Concessões, editada para regulamentar o artigo 175 da Constituição Federal, elenca as condições do serviço público adequado ao pleno atendimento dos usuários. Tais condições, legalmente obrigatórias, envolvem princípios de direito público que são: Regularidade, Continuidade, Eficiência, Segurança, Atualidade, Generalidade, Cortesia na sua Prestação e Modicidade de Tarifas e devem ser observadas pelos concessionários, assim como asseguradas e fiscalizadas pelo poder público concedente. Sua inobservância, produz efeitos sancionatórios e consequências para ambos, com previsão legal expressa. É fato que existe uma vasta regulamentação com legislação robusta em todas as esferas de poder, inclusive e principalmente, no que se refere às condições adequadas de prestação do serviço e pelas quais os concessionários têm a qualidade do seu desempenho avaliado. No entanto, faz-se necessário verificar em que medida tais condições presentes nas normas e materializadas nos indicadores de avaliação da qualidade do desempenho dos concessionários estão produzindo efeitos na prestação de serviço face à realidade vivenciada. Diante desses aspectos, o objetivo geral da tese foi verificar a dimensão da eficácia de indicadores de avaliação da qualidade de desempenho dos operadores de transporte público de passageiros por ônibus, na prestação do serviço adequado, na forma da lei, tendo como estudo de caso o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) cujos instrumentos normativos disciplinadores da prestação dos serviços de transporte, o Regulamento e o Manual de Operações do STPP/RMR, vigentes há mais de três décadas, contêm indicadores de avaliação da qualidade de desempenho dos operadores. Confirmou-se a hipótese de que os atributos formadores do conceito de qualidade e a composição dos indicadores de avaliação do desempenho dos concessionários dos serviços públicos coletivos de transporte de passageiros na RMR presentes nos instrumentos acima citados, estão sendo suficientes apenas para produzirem efeitos relativamente à remuneração da concessionária e à vigência dos contratos de concessão, no entanto, não estão sendo eficazes para produzirem efeitos suficientes à mudança da realidade vivenciada no STPP/RMR no tocante à qualidade da prestação dos serviços por parte dos concessionários em condições adequadas ao pleno atendimento dos usuários, na forma da lei. Como consequência, o serviço de transporte vem sendo prestado de forma não atrativa para os cidadãos, em detrimento de sua essencialidade e de ser um direito social constitucionalmente assegurado. |
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COSTA, Claudia Guerra Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/0084213909166605http://lattes.cnpq.br/3433847962770085SANTOS, Enilson Medeiros do2020-11-18T14:11:07Z2020-11-18T14:11:07Z2020-02-28COSTA, Claudia Guerra Oliveira da. Avaliação da qualidade de desempenho dos operadores de transporte público de passageiros por ônibus: a dimensão da eficácia da norma na prestação do serviço adequado na forma da lei. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38686ark:/64986/0013000000j60O transporte público coletivo de passageiros é um serviço público enquadrado no rol dos direitos sociais e definido como essencial na Constituição Federal Brasileira de 1988. Entretanto, vem passando por um crescente e desgastante fenômeno de não utilização pela população em contrapartida à opção pelo transporte particular. Dentre as principais causas desse afastamento e da crescente procura pelo transporte individual, pode-se, em princípio, apontar falhas na prestação do serviço: veículos superlotados, falta de regularidade, segurança, e tarifa onerosa, tanto no que se refere ao poder aquisitivo dos usuários, quanto em relação à baixa qualidade do serviço que é ofertado. No âmbito da prestação dos serviços públicos, a Lei de Concessões, editada para regulamentar o artigo 175 da Constituição Federal, elenca as condições do serviço público adequado ao pleno atendimento dos usuários. Tais condições, legalmente obrigatórias, envolvem princípios de direito público que são: Regularidade, Continuidade, Eficiência, Segurança, Atualidade, Generalidade, Cortesia na sua Prestação e Modicidade de Tarifas e devem ser observadas pelos concessionários, assim como asseguradas e fiscalizadas pelo poder público concedente. Sua inobservância, produz efeitos sancionatórios e consequências para ambos, com previsão legal expressa. É fato que existe uma vasta regulamentação com legislação robusta em todas as esferas de poder, inclusive e principalmente, no que se refere às condições adequadas de prestação do serviço e pelas quais os concessionários têm a qualidade do seu desempenho avaliado. No entanto, faz-se necessário verificar em que medida tais condições presentes nas normas e materializadas nos indicadores de avaliação da qualidade do desempenho dos concessionários estão produzindo efeitos na prestação de serviço face à realidade vivenciada. Diante desses aspectos, o objetivo geral da tese foi verificar a dimensão da eficácia de indicadores de avaliação da qualidade de desempenho dos operadores de transporte público de passageiros por ônibus, na prestação do serviço adequado, na forma da lei, tendo como estudo de caso o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) cujos instrumentos normativos disciplinadores da prestação dos serviços de transporte, o Regulamento e o Manual de Operações do STPP/RMR, vigentes há mais de três décadas, contêm indicadores de avaliação da qualidade de desempenho dos operadores. Confirmou-se a hipótese de que os atributos formadores do conceito de qualidade e a composição dos indicadores de avaliação do desempenho dos concessionários dos serviços públicos coletivos de transporte de passageiros na RMR presentes nos instrumentos acima citados, estão sendo suficientes apenas para produzirem efeitos relativamente à remuneração da concessionária e à vigência dos contratos de concessão, no entanto, não estão sendo eficazes para produzirem efeitos suficientes à mudança da realidade vivenciada no STPP/RMR no tocante à qualidade da prestação dos serviços por parte dos concessionários em condições adequadas ao pleno atendimento dos usuários, na forma da lei. Como consequência, o serviço de transporte vem sendo prestado de forma não atrativa para os cidadãos, em detrimento de sua essencialidade e de ser um direito social constitucionalmente assegurado.Public collective passenger transport is a public service framed in the list of social rights and defined as essential in the Brazilian Federal Constitution of 1988. However, it has been experiencing a growing and exhausting phenomenon of non-use by the population in return for the option for private transportation. Among the main causes of this remoteness and the growing demand for individual transport, one can, in principle, point out flaws in the provision of the service: overcrowded vehicles, lack of regularity, security, and onerous tariff, both with regard to the purchasing power of users, as for the low quality of the service that is offered. In the scope of the provision of public services, the Concessions Law, edited to regulate article 175 of the Federal Constitution, lists the conditions of the public service adequate to the full service of users. Such conditions, legally mandatory, involve principles of public law which are: Regularity, Continuity, Efficiency, Security, Timeliness, Generality, Courtesy in their Provision and Modality of Rates and must be observed by the concessionaires, as well as ensured and supervised by the granting public power. Their non-compliance produces sanctioning effects and consequences for both, with express legal provision. It is a fact that there is extensive regulation with robust legislation in all spheres of power, including and mainly, with regard to the adequate conditions of service provision and for which the concessionaires have the quality of their performance evaluated. However, it is necessary to verify the extent to which these conditions present in the standards and materialized in the indicators for evaluating the quality of the performance of the concessionaires are producing effects in the provision of services in the face of the experienced reality. In view of these aspects, the general objective of the thesis was to verify the dimension of the effectiveness of indicators for assessing the quality of performance of public passenger transport operators by bus, in providing the appropriate service, in the form of the law, having as a case study the Public Passenger Transport System in the Metropolitan Region of Recife (STPP / RMR) whose normative instruments that regulate the provision of transportation services, the STPP / RMR Regulation and Operations Manual, in force for more than three decades, contain indicators for evaluating the quality of the operators' performance. The hypothesis was confirmed that the attributes that form the concept of quality and the composition of the indicators for assessing the performance of the concessionaires of collective public passenger transport services in the RMR present in the aforementioned instruments, are sufficient only to produce effects regarding the concessionaire's remuneration and the term of the concession contracts, however, are not being effective to produce sufficient effects to change the reality experienced in the STPP / RMR with regard to the quality of service provision by the concessionaires under conditions adequate to the full attendance of the users, as required by law. Consequently, the transport service has been provided in an unattractive manner for citizens, to the detriment of its essentiality and of being a constitutionally guaranteed social right.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilTransporte públicoConcessõesAvaliaçãoDesempenhoServiço adequadoAvaliação da qualidade de desempenho dos operadores de transporte público de passageiros por ônibus : a dimensão da eficácia da norma na prestação do serviço adequado na forma da leiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Claudia Guerra Oliveira da Costa.pdfTESE Claudia Guerra Oliveira da Costa.pdfapplication/pdf1058700https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38686/1/TESE%20Claudia%20Guerra%20Oliveira%20da%20Costa.pdf95019b76cb3899a04bdda4d15137132bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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O transporte público coletivo de passageiros é um serviço público enquadrado no rol dos direitos sociais e definido como essencial na Constituição Federal Brasileira de 1988. Entretanto, vem passando por um crescente e desgastante fenômeno de não utilização pela população em contrapartida à opção pelo transporte particular. Dentre as principais causas desse afastamento e da crescente procura pelo transporte individual, pode-se, em princípio, apontar falhas na prestação do serviço: veículos superlotados, falta de regularidade, segurança, e tarifa onerosa, tanto no que se refere ao poder aquisitivo dos usuários, quanto em relação à baixa qualidade do serviço que é ofertado. No âmbito da prestação dos serviços públicos, a Lei de Concessões, editada para regulamentar o artigo 175 da Constituição Federal, elenca as condições do serviço público adequado ao pleno atendimento dos usuários. Tais condições, legalmente obrigatórias, envolvem princípios de direito público que são: Regularidade, Continuidade, Eficiência, Segurança, Atualidade, Generalidade, Cortesia na sua Prestação e Modicidade de Tarifas e devem ser observadas pelos concessionários, assim como asseguradas e fiscalizadas pelo poder público concedente. Sua inobservância, produz efeitos sancionatórios e consequências para ambos, com previsão legal expressa. É fato que existe uma vasta regulamentação com legislação robusta em todas as esferas de poder, inclusive e principalmente, no que se refere às condições adequadas de prestação do serviço e pelas quais os concessionários têm a qualidade do seu desempenho avaliado. No entanto, faz-se necessário verificar em que medida tais condições presentes nas normas e materializadas nos indicadores de avaliação da qualidade do desempenho dos concessionários estão produzindo efeitos na prestação de serviço face à realidade vivenciada. Diante desses aspectos, o objetivo geral da tese foi verificar a dimensão da eficácia de indicadores de avaliação da qualidade de desempenho dos operadores de transporte público de passageiros por ônibus, na prestação do serviço adequado, na forma da lei, tendo como estudo de caso o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) cujos instrumentos normativos disciplinadores da prestação dos serviços de transporte, o Regulamento e o Manual de Operações do STPP/RMR, vigentes há mais de três décadas, contêm indicadores de avaliação da qualidade de desempenho dos operadores. Confirmou-se a hipótese de que os atributos formadores do conceito de qualidade e a composição dos indicadores de avaliação do desempenho dos concessionários dos serviços públicos coletivos de transporte de passageiros na RMR presentes nos instrumentos acima citados, estão sendo suficientes apenas para produzirem efeitos relativamente à remuneração da concessionária e à vigência dos contratos de concessão, no entanto, não estão sendo eficazes para produzirem efeitos suficientes à mudança da realidade vivenciada no STPP/RMR no tocante à qualidade da prestação dos serviços por parte dos concessionários em condições adequadas ao pleno atendimento dos usuários, na forma da lei. Como consequência, o serviço de transporte vem sendo prestado de forma não atrativa para os cidadãos, em detrimento de sua essencialidade e de ser um direito social constitucionalmente assegurado. |
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