Biblioteca escolar : espaços, acervos, atividades e interações na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LINO, Lis de Gusmão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000115jt
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35738
Resumo: A presente pesquisa buscou conhecer e analisar o papel da Biblioteca Escolar, identificando características que denotem possíveis especificidades desse espaço em instituições de Educação Infantil. Para tanto, foram considerados os seguintes itens: (1) a organização do espaço dessas Bibliotecas Escolares; (2) os acervos e sua disposição; (3) as atividades propostas e as interações envolvendo as professoras das bibliotecas, as crianças, as demais educadoras e as famílias. Para fundamentar a pesquisa, apoiamo-nos em autores que têm refletido e pesquisado sobre a Biblioteca Escolar (Campello, 2003; Hillesheim e Fachim, 1999; Riter, 2009) e, em especial, as particularidades desse espaço quando destinado à crianças de 0 a 5 anos (Patte, 2012; Reyes, 2008; Parreiras, 2011; Baptista et al, 2016). Os procedimentos metodológicos envolveram a observação de dez dias do trabalho conduzidos por três professoras que atuavam em duas bibliotecas da rede municipal de ensino da cidade do Recife/PE, uma situada em uma Creche e a outra em um Centro Municipal de Educação Infantil/ CMEI. Também foram realizadas entrevistas com as três professoras, assim como com as gestoras, coordenadoras pedagógicas e demais professoras das crianças das duas instituições participantes. Para exploração das observações e tratamento das entrevistas seguimos as etapas de análise de conteúdo, propostas por Bardin (2016). Partindo dessa abordagem foram definidas três grandes categorias de análise: “espaço”, “acervo” e “atividades e interações”. A pesquisa apontou a escassez de bibliotecas em Creches e CMEIs, bem como de profissionais responsáveis por esse espaço. No caso do presente estudo, “as professoras de biblioteca” eram docentes readaptadas de função por problemas de saúde, o que demonstra a fragilidade na definição de uma identidade profissional para esse cargo. Em relação ao espaço físico, consideramos que as especificidades das crianças de zero a cinco anos nem sempre plenamente atendidas, já que a biblioteca da Creche ocupava um espaço muito pequeno e tinha um mobiliário que não facilitava o acesso das crianças aos livros; a biblioteca do CMEI, por sua vez, dispunha de uma quantidade excessiva de móveis, o que comprometia a circulação das crianças e um espaço livre para realizar atividades de leitura para todo o grupo. Os acervos das duas bibliotecas eram constituídos de livros de literatura de boa qualidade. Porém, não havia livros informativos e nem sempre as obras eram adequadas à faixa etária das crianças, sobretudo, na Creche. Um outro problema observado foi a falta de reposição dos acervos. A atividade mais frequentemente observada nas bibliotecas das duas instituições foi a leitura de livros literários para as crianças, evidenciando-se, portanto, raras ações voltadas para as funções culturais e informacionais. Notamos ainda pouco tempo para que as crianças folheassem os livros livremente na biblioteca, bem como a ausência de atividades envolvendo as famílias neste espaço. A forma como as atividades eram conduzidas pelas professoras, bem como a qualidade das interações observadas na prática de cada uma delas se mostraram bastante diferenciadas e associadas as suas distintas trajetórias profissionais. Concluímos este trabalho ressaltando a necessidade de políticas públicas que visem a implantação e a melhoria do espaço físico das Bibliotecas Escolares em unidades de Educação Infantil, a distribuição de acervos e demais materiais, bem como de formação dos profissionais que atuam nesses espaços. Nessa direção, consideramos fundamental construir na comunidade escolar uma compreensão clara sobre as possibilidades de atuação da biblioteca para crianças pequenas, a partir de ações voltadas à formação de leitores, a ampliação de experiências culturais e o desenvolvimento da competência informacional.
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Para fundamentar a pesquisa, apoiamo-nos em autores que têm refletido e pesquisado sobre a Biblioteca Escolar (Campello, 2003; Hillesheim e Fachim, 1999; Riter, 2009) e, em especial, as particularidades desse espaço quando destinado à crianças de 0 a 5 anos (Patte, 2012; Reyes, 2008; Parreiras, 2011; Baptista et al, 2016). Os procedimentos metodológicos envolveram a observação de dez dias do trabalho conduzidos por três professoras que atuavam em duas bibliotecas da rede municipal de ensino da cidade do Recife/PE, uma situada em uma Creche e a outra em um Centro Municipal de Educação Infantil/ CMEI. Também foram realizadas entrevistas com as três professoras, assim como com as gestoras, coordenadoras pedagógicas e demais professoras das crianças das duas instituições participantes. Para exploração das observações e tratamento das entrevistas seguimos as etapas de análise de conteúdo, propostas por Bardin (2016). Partindo dessa abordagem foram definidas três grandes categorias de análise: “espaço”, “acervo” e “atividades e interações”. A pesquisa apontou a escassez de bibliotecas em Creches e CMEIs, bem como de profissionais responsáveis por esse espaço. No caso do presente estudo, “as professoras de biblioteca” eram docentes readaptadas de função por problemas de saúde, o que demonstra a fragilidade na definição de uma identidade profissional para esse cargo. Em relação ao espaço físico, consideramos que as especificidades das crianças de zero a cinco anos nem sempre plenamente atendidas, já que a biblioteca da Creche ocupava um espaço muito pequeno e tinha um mobiliário que não facilitava o acesso das crianças aos livros; a biblioteca do CMEI, por sua vez, dispunha de uma quantidade excessiva de móveis, o que comprometia a circulação das crianças e um espaço livre para realizar atividades de leitura para todo o grupo. 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Concluímos este trabalho ressaltando a necessidade de políticas públicas que visem a implantação e a melhoria do espaço físico das Bibliotecas Escolares em unidades de Educação Infantil, a distribuição de acervos e demais materiais, bem como de formação dos profissionais que atuam nesses espaços. Nessa direção, consideramos fundamental construir na comunidade escolar uma compreensão clara sobre as possibilidades de atuação da biblioteca para crianças pequenas, a partir de ações voltadas à formação de leitores, a ampliação de experiências culturais e o desenvolvimento da competência informacional.FACEPEThe present research sought to know and analyze the role of the School Library identifying characteristics that denote possible specificities of this space on institutions of child education. Therefore were considered the following items: (1) the space organization of these school libraries; (2) the holdings and their disposition; (3) the proposed activities and the interactions involving libraries' teachers, the children, other educators, and the families. To substantiate the research, we rely on authors that reflected and researched about the School Library.(Campello, 2003; Hillesheim and Fachim, 1999 ; Riter, 2009) and especially, the particularities of this space when intended for children from zero to five years old ( Patte, 2012; Reyes, 2008; Parreiras, 2011; Baptista et al, 2016). The methodological procedures involved the observation of ten working days conducted by three teachers which worked in two libraries of the municipal school system of Recife / PE, one of them located in a kindergarten and the other in a Municipal Center of Child Education / CMEI. Also were realized some interviews with the three teachers, as well as the managers, pedagogical coordinators, and the other teachers from children's participating institutions. For exploration of the observations and treatment of the interviews we follow the steps of content analysis proposed by Bardin (2016). Starting from this approach were defined three great categories of analysis: "space", " holding", and " activities and interactions". The research pointed lack of libraries in kindergartens and CMEIs, as well as professionals responsible for this space. In the case of the present study the "teachers of the library" readjusted teachers by health problems, what demonstrates the fragility's definition of a professional job identity. Regarding physical space, we considered that the specificities of children from zero to five years old not always fully met, since the kindergarten library occupied a very small space and had a furniture that didn't make easy the children's access to books; the Library of CMEI, in turn, had too much furniture, what compromised the circulation of children in a free space to realize reading activities for all the group. The holdings of the libraries were made up of literature books of good quality. However there were no informative books and not always the works were appropriated to the age group of the children, especially in the kindergarten. Another observed problem was the lack of holding's replacement. The activity most frequently observed in the libraries of two institutions was the reading of literary books for children, thus evidencing rare actions focused to cultural and informational actions. We noticed a little time to children could peruse the books freely in the library, as well as lack of activities involving families in this space. The way how activities were conducted by the teachers, as well as the quality of interactions observed in the practice of each of them showed very distinguished and associated to their different professional careers. We complete this assignment emphasizing the need of public policy aimed at the implementation and improvement of the school libraries' physical space in child education units, the distribution of holdings and other materials as well as training of the professionals that work in these spaces. In this direction, we considered fundamental build in the school community a clear comprehension about the possibilities of working in the library to small children, from actions focused on readers training, the enlargement of cultural experiences and the development of the international competence.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBibliotecas escolaresBiblioteca infantilPráticas de leituraUFPE - Pós-graduaçãoBiblioteca escolar : espaços, acervos, atividades e interações na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Lis de Gusmão Lino.pdfDISSERTAÇÃO Lis de Gusmão Lino.pdfapplication/pdf6927778https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35738/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Lis%20de%20Gusm%c3%a3o%20Lino.pdf35c5a76cc037acb5a2ad7a551a8949b8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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