Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Jussara Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Balça, Ângela, Silva, Márcio Ferreira da
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33262
https://doi.org/10.47209/978-65-87539-92-8
Resumo: A coletânea “Biblioteca escolar, livros e leitura: diálogos e interações” reflete o trabalho de investigação e engajamento de pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais e internacionais. As reflexões manifestadas nesta obra respaldam a relevância do tema para o desenvolvimento em suas múltiplas facetas, principalmente em razão das demandas contemporâneas evidenciadas nas abordagens e relatos contidos nesta obra. Nesse sentido, a leitura como ato individual frente ao texto analógico ou ao virtual, sem dúvida, é precedida por outra feita de modo coletivo que Paulo Freire, em “Pedagogia do Oprimido”, chama de uma leitura do mundo, o real.Com isso, pretendemos iluminar, sem ter a pretensão de esgotar, a questão das bibliotecas escolares nas suas várias vertentes, quer do ponto de vista do seu papel dentro da escola, quer do trabalho que se desenvolve no seu seio. Muito embora a realidade brasileira e portuguesa sejam distintas, esta obra auxilia a problematizar as indicações do Manifesto IFLA/UNESCO, tornando evidente que a biblioteca escolar integra o processo educativo e auxilia o desenvolvimento da missão e do currículo escolar. A BE é um recurso pedagógico da escola, fundamental para o desenvolvimento do espírito crítico, da liberdade de expressão e da democracia: “O acesso às coleções e aos serviços deve orientar-se nos preceitos da Declaração Universal de Direitos e Liberdade do Homem, das Nações Unidas, e não deve estar sujeito a qualquer forma de censura ideológica, política, religiosa ou a pressões comerciais."
id RCAP_fae8a4e61b578474daed5860a99194f6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/33262
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogosLeituraBiblioteca escolarA coletânea “Biblioteca escolar, livros e leitura: diálogos e interações” reflete o trabalho de investigação e engajamento de pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais e internacionais. As reflexões manifestadas nesta obra respaldam a relevância do tema para o desenvolvimento em suas múltiplas facetas, principalmente em razão das demandas contemporâneas evidenciadas nas abordagens e relatos contidos nesta obra. Nesse sentido, a leitura como ato individual frente ao texto analógico ou ao virtual, sem dúvida, é precedida por outra feita de modo coletivo que Paulo Freire, em “Pedagogia do Oprimido”, chama de uma leitura do mundo, o real.Com isso, pretendemos iluminar, sem ter a pretensão de esgotar, a questão das bibliotecas escolares nas suas várias vertentes, quer do ponto de vista do seu papel dentro da escola, quer do trabalho que se desenvolve no seu seio. Muito embora a realidade brasileira e portuguesa sejam distintas, esta obra auxilia a problematizar as indicações do Manifesto IFLA/UNESCO, tornando evidente que a biblioteca escolar integra o processo educativo e auxilia o desenvolvimento da missão e do currículo escolar. A BE é um recurso pedagógico da escola, fundamental para o desenvolvimento do espírito crítico, da liberdade de expressão e da democracia: “O acesso às coleções e aos serviços deve orientar-se nos preceitos da Declaração Universal de Direitos e Liberdade do Homem, das Nações Unidas, e não deve estar sujeito a qualquer forma de censura ideológica, política, religiosa ou a pressões comerciais."Edufro2023-01-09T11:20:20Z2023-01-092022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/33262http://hdl.handle.net/10174/33262https://doi.org/10.47209/978-65-87539-92-8por978-65-87539-92-8naosimndapb@uevora.ptndPimenta, Jussara SantosBalça, ÂngelaSilva, Márcio Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:34:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:04.003155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos
title Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos
spellingShingle Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos
Pimenta, Jussara Santos
Leitura
Biblioteca escolar
title_short Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos
title_full Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos
title_fullStr Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos
title_full_unstemmed Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos
title_sort Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos
author Pimenta, Jussara Santos
author_facet Pimenta, Jussara Santos
Balça, Ângela
Silva, Márcio Ferreira da
author_role author
author2 Balça, Ângela
Silva, Márcio Ferreira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Jussara Santos
Balça, Ângela
Silva, Márcio Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Biblioteca escolar
topic Leitura
Biblioteca escolar
description A coletânea “Biblioteca escolar, livros e leitura: diálogos e interações” reflete o trabalho de investigação e engajamento de pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais e internacionais. As reflexões manifestadas nesta obra respaldam a relevância do tema para o desenvolvimento em suas múltiplas facetas, principalmente em razão das demandas contemporâneas evidenciadas nas abordagens e relatos contidos nesta obra. Nesse sentido, a leitura como ato individual frente ao texto analógico ou ao virtual, sem dúvida, é precedida por outra feita de modo coletivo que Paulo Freire, em “Pedagogia do Oprimido”, chama de uma leitura do mundo, o real.Com isso, pretendemos iluminar, sem ter a pretensão de esgotar, a questão das bibliotecas escolares nas suas várias vertentes, quer do ponto de vista do seu papel dentro da escola, quer do trabalho que se desenvolve no seu seio. Muito embora a realidade brasileira e portuguesa sejam distintas, esta obra auxilia a problematizar as indicações do Manifesto IFLA/UNESCO, tornando evidente que a biblioteca escolar integra o processo educativo e auxilia o desenvolvimento da missão e do currículo escolar. A BE é um recurso pedagógico da escola, fundamental para o desenvolvimento do espírito crítico, da liberdade de expressão e da democracia: “O acesso às coleções e aos serviços deve orientar-se nos preceitos da Declaração Universal de Direitos e Liberdade do Homem, das Nações Unidas, e não deve estar sujeito a qualquer forma de censura ideológica, política, religiosa ou a pressões comerciais."
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-09T11:20:20Z
2023-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/33262
http://hdl.handle.net/10174/33262
https://doi.org/10.47209/978-65-87539-92-8
url http://hdl.handle.net/10174/33262
https://doi.org/10.47209/978-65-87539-92-8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-65-87539-92-8
nao
sim
nd
apb@uevora.pt
nd
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edufro
publisher.none.fl_str_mv Edufro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136702288101376