Descoberta Automática de Conhecimento em Interpretações Musicais: Microandamento e Microdinâmica
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2374 |
Resumo: | A execução de uma canção da forma exata como ela está escrita na partitura soa normalmente mecânico e artificial aos ouvidos de um músico com um mínimo de experiência. Dentre as modificações feitas pelo músico ao interpretar uma partitura, classificadas como expressividade musical, encontram-se: (a) o microandamento, micro variações de andamento e (b) a microdinâmica pequenas variações na intensidade das notas. Diante da dificuldade de se medir apenas com o ouvido humano estas pequenas variações e também de se analisar um grande corpus musical manualmente, as pesquisas na área de expressividade musical podem se beneficiar grandemente do uso da computação. Infelizmente, a grande maioria dos trabalhos de análise de expressividade musical utilizando o computador se restringe à música clássica e ao repertório de piano. O Centro de Informática da UFPE vem desenvolvendo um projeto pioneiro chamado Um país um violão , que tem como principal objetivo estudar a expressividade do violão brasileiro, que é um dos ícones da cultura nacional. Assim, o objetivo deste trabalho é fazer um estudo sobre microandamento (MA) e microdinâmica (MD) no violão brasileiro de bossa nova. O trabalho tenta, com ajuda de uma análise computacional, responder a perguntas como: há padrões nas variações de MA e MD no violão de bossa nova? Qual é a melhor janela de análise para identificá-los? Os padrões de variação de MT são influenciados pelo andamento da música? Quão similares são as variações de MT e MA entre diferentes intérpretes? Há ume relação entre os padrões rítmicos de acompanhamento e as variações de MT e MA? Com o auxílio da ferramenta desenvolvida, são mostrados elementos de respostas às perguntas acima, caracterizando contribuições tanto no âmbito da música quanto da musicologia assistida por computador |
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Figueiroa Silvestre, FulvioLisboa Ramalho, Geber 2014-06-12T15:57:30Z2014-06-12T15:57:30Z2009-01-31Figueiroa Silvestre, Fulvio; Lisboa Ramalho, Geber. Descoberta Automática de Conhecimento em Interpretações Musicais: Microandamento e Microdinâmica. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2374ark:/64986/0013000015hq0A execução de uma canção da forma exata como ela está escrita na partitura soa normalmente mecânico e artificial aos ouvidos de um músico com um mínimo de experiência. Dentre as modificações feitas pelo músico ao interpretar uma partitura, classificadas como expressividade musical, encontram-se: (a) o microandamento, micro variações de andamento e (b) a microdinâmica pequenas variações na intensidade das notas. Diante da dificuldade de se medir apenas com o ouvido humano estas pequenas variações e também de se analisar um grande corpus musical manualmente, as pesquisas na área de expressividade musical podem se beneficiar grandemente do uso da computação. Infelizmente, a grande maioria dos trabalhos de análise de expressividade musical utilizando o computador se restringe à música clássica e ao repertório de piano. O Centro de Informática da UFPE vem desenvolvendo um projeto pioneiro chamado Um país um violão , que tem como principal objetivo estudar a expressividade do violão brasileiro, que é um dos ícones da cultura nacional. Assim, o objetivo deste trabalho é fazer um estudo sobre microandamento (MA) e microdinâmica (MD) no violão brasileiro de bossa nova. O trabalho tenta, com ajuda de uma análise computacional, responder a perguntas como: há padrões nas variações de MA e MD no violão de bossa nova? Qual é a melhor janela de análise para identificá-los? Os padrões de variação de MT são influenciados pelo andamento da música? Quão similares são as variações de MT e MA entre diferentes intérpretes? Há ume relação entre os padrões rítmicos de acompanhamento e as variações de MT e MA? Com o auxílio da ferramenta desenvolvida, são mostrados elementos de respostas às perguntas acima, caracterizando contribuições tanto no âmbito da música quanto da musicologia assistida por computadorporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComputação MusicalExpressividade musicalMicroandamentoMicrodinâmica.Descoberta Automática de Conhecimento em Interpretações Musicais: Microandamento e Microdinâmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo3200_1.pdf.jpgarquivo3200_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1320https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2374/4/arquivo3200_1.pdf.jpg6225026fc0bb776117f5557d07f391acMD54ORIGINALarquivo3200_1.pdfapplication/pdf863180https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2374/1/arquivo3200_1.pdf44d87c38069490fb2b81577f8b52a97eMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2374/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo3200_1.pdf.txtarquivo3200_1.pdf.txtExtracted texttext/plain122812https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2374/3/arquivo3200_1.pdf.txt69f41f03dfd6e15d5df9f3ac94f6b5beMD53123456789/23742019-10-25 12:49:51.073oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T15:49:51Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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