Expressividade musical na bossa nova: análise e síntese de microandamento e microdinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire de Oliveira Holanda, Raphael
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2388
Resumo: A execução de uma canção da forma extremamente precisa, em termos de início e duração das notas, tal como elas apareceriam em uma partitura, soa normalmente mecânico e artificial aos ouvidos de um músico com um mínimo de experiência. A expressividade musical se traduz em modificações feitas pelo músico ao interpretar uma partitura ou canção. Dentre estas modificações, encontram-se: (a) o microandamento, minúsculas variações de andamento e (b) a microdinâmica, minúsculas variações na intensidade das notas. Diante da dificuldade de se medir, com o ouvido humano, estas minúsculas variações, e também de se analisar um grande corpus musical manualmente, as pesquisas na área de expressividade musical podem se beneficiar grandemente do uso da computação. O objetivo geral deste trabalho é contribuir com o estudo da expressividade do violão brasileiro, fazendo uma análise minuciosa de duas das principais dimensões da expressividade musical o microandamento e a microdinâmica no âmbito da bossa nova, assim como produzir uma ferramenta capaz de dar expressividade às interpretações feitas pelo computador, de canções de bossa nova. Para tanto, serão apresentadas novas análises em relação aos trabalhos anteriores que buscaram estudar o microandamento e a microdinâmica na bossa nova, fazendo uso de técnicas de clustering (agrupamento), além de correções desses mesmos trabalhos que permitiram gerar novos dados e algumas novas conclusões acerca da expressividade musical na bossa nova, nas duas dimensões supracitadas. Por fim, será mostrada a ferramenta desenvolvida para geração de desvios de tempo e variação de intensidade com base nas análises realizadas, a qual foi chamada de SEMPT (Synthetic Expressive Music Performance Tool), que permitiu realizar experimentos com músicos para avaliar a percepção do microandamento e da microdinâmica, quando são contrapostos pares contendo um trecho de canção sem expressividade e outro trecho semelhante com adição dos valores de microandamento e/ou microdinâmica
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Diante da dificuldade de se medir, com o ouvido humano, estas minúsculas variações, e também de se analisar um grande corpus musical manualmente, as pesquisas na área de expressividade musical podem se beneficiar grandemente do uso da computação. O objetivo geral deste trabalho é contribuir com o estudo da expressividade do violão brasileiro, fazendo uma análise minuciosa de duas das principais dimensões da expressividade musical o microandamento e a microdinâmica no âmbito da bossa nova, assim como produzir uma ferramenta capaz de dar expressividade às interpretações feitas pelo computador, de canções de bossa nova. Para tanto, serão apresentadas novas análises em relação aos trabalhos anteriores que buscaram estudar o microandamento e a microdinâmica na bossa nova, fazendo uso de técnicas de clustering (agrupamento), além de correções desses mesmos trabalhos que permitiram gerar novos dados e algumas novas conclusões acerca da expressividade musical na bossa nova, nas duas dimensões supracitadas. 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