Novas modalidades de trabalho : o teletrabalho no IFPB durante a pandemia de Covid-19 e a motivação dos servidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRASIL, Paulo Henrique Meneses
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51983
Resumo: Podendo ser definido como uma modalidade flexível onde o trabalho é desempenhado fora das dependências da organização, levando-se o trabalho ao trabalhador por intermédio de tecnologias de telecomunicações (MELLO, 1999), o teletrabalho foi utilizado pela Administração Pública como medida para preservar a saúde de seus servidores durante a pandemia de Covid-19. A partir dessa experiência, foram publicadas normas como a Instrução Normativa no 65/2020 e o Decreto no 11.072/2022, que regulamentam o teletrabalho para uso permanente pelas instituições da Administração Pública Federal. Com essa possibilidade de implementação permanente do teletrabalho, esta pesquisa tem como objetivo geral descrever a percepção dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) em relação à influência do teletrabalho na motivação, à luz das teorias motivacionais, considerando a experiência de uso dessa modalidade de trabalho durante a pandemia de Covid-19. A abordagem teórica seguiu as principais teorias contemporâneas sobre motivação, sobretudo a Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, e as vantagens e desvantagens do teletrabalho identificadas na teoria sobre o tema. Do ponto de vista metodológico, esta é uma pesquisa aplicada, de caráter predominantemente descritivo, abordagem quantitativa, e delineada como bibliográfica e estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionário, aplicados a 130 TAEs do IFPB. Os resultados permitiram identificar, além do perfil dos respondentes e da caracterização do exercício do teletrabalho, que o grau de motivação ao passar a trabalhar remotamente obteve números muito parecidos entre os que tiveram a motivação aumentada, mantida, ou diminuída. Quanto à adaptação, grande maioria se adaptou e prefere trabalhar remotamente ou parcialmente remotamente, enquanto que uma parcela menor não sentiu diferença de adaptação, ou não se adaptou. Além disso, a pesquisa identificou fatores que, passando a existir durante o teletrabalho, possuem maior poder de influência sobre a motivação dos servidores, como por exemplo, o fornecimento de ajuda financeira para cobrir custos com o teletrabalho, e o ambiente tranquilo capaz de possibilitar a concentração, sem interrupções. Espera-se com os resultados desta pesquisa, que a futura implementação do teletrabalho considere os aspectos motivacionais dos servidores, a fim de potencializar as vantagens do teletrabalho, e reduzir a ocorrência das desvantagens dessa modalidade de trabalho.
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A partir dessa experiência, foram publicadas normas como a Instrução Normativa no 65/2020 e o Decreto no 11.072/2022, que regulamentam o teletrabalho para uso permanente pelas instituições da Administração Pública Federal. Com essa possibilidade de implementação permanente do teletrabalho, esta pesquisa tem como objetivo geral descrever a percepção dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) em relação à influência do teletrabalho na motivação, à luz das teorias motivacionais, considerando a experiência de uso dessa modalidade de trabalho durante a pandemia de Covid-19. A abordagem teórica seguiu as principais teorias contemporâneas sobre motivação, sobretudo a Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, e as vantagens e desvantagens do teletrabalho identificadas na teoria sobre o tema. Do ponto de vista metodológico, esta é uma pesquisa aplicada, de caráter predominantemente descritivo, abordagem quantitativa, e delineada como bibliográfica e estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionário, aplicados a 130 TAEs do IFPB. Os resultados permitiram identificar, além do perfil dos respondentes e da caracterização do exercício do teletrabalho, que o grau de motivação ao passar a trabalhar remotamente obteve números muito parecidos entre os que tiveram a motivação aumentada, mantida, ou diminuída. Quanto à adaptação, grande maioria se adaptou e prefere trabalhar remotamente ou parcialmente remotamente, enquanto que uma parcela menor não sentiu diferença de adaptação, ou não se adaptou. Além disso, a pesquisa identificou fatores que, passando a existir durante o teletrabalho, possuem maior poder de influência sobre a motivação dos servidores, como por exemplo, o fornecimento de ajuda financeira para cobrir custos com o teletrabalho, e o ambiente tranquilo capaz de possibilitar a concentração, sem interrupções. Espera-se com os resultados desta pesquisa, que a futura implementação do teletrabalho considere os aspectos motivacionais dos servidores, a fim de potencializar as vantagens do teletrabalho, e reduzir a ocorrência das desvantagens dessa modalidade de trabalho.Being able to be defined as a flexible modality where work is performed outside the organization's premises, taking work to the worker through telecommunications technologies (MELLO, 1999), telework was used by the Public Administration as a measure to preserve the health of its employees during the Covid-19 pandemic. Based on this experience, regulations such as Normative Instruction No. 65/2020 and Decree No. 11,072/2022 were published, regulating telework for permanent use by Federal Public Administration institutions. With this possibility of permanent implementation of telework, this research aims to describe the perception of administrative technicians in education (TAEs) at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Paraíba (IFPB) regarding the influence of telework on motivation, in light of motivational theories, considering the experience of using this work modality during the Covid-19 pandemic. The theoretical approach followed the main contemporary theories on motivation, especially Frederick Herzberg's Two-Factor Theory, and the advantages and disadvantages of telework identified in the literature on the subject. Methodologically, this is an applied research, predominantly descriptive, with a quantitative approach, designed as a bibliographic and case study. The data was collected through a questionnaire applied to 130 TAEs from IFPB. The results allowed identifying, in addition to the respondents' profile and the characterization of telework, that the degree of motivation when transitioning to remote work showed very similar numbers between those whose motivation increased, remained the same, or decreased. Regarding adaptation, the vast majority adapted and prefer to work remotely or partially remotely, while a smaller portion did not feel a difference in adaptation or did not adapt. Furthermore, the research identified factors that, when present during telework, have a greater influence on employee motivation, such as financial support to cover telework costs and a quiet environment that enables concentration without interruptions. It is expected that the results of this research will contribute to the future implementation of telework, considering employees' motivational aspects, in order to maximize the advantages of telework and minimize the disadvantages of this work modality.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAdministração públicaCOVID-19, Pandemia de, 2020-TeletrabalhoNovas modalidades de trabalho : o teletrabalho no IFPB durante a pandemia de Covid-19 e a motivação dos servidoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Paulo Henrique Meneses Brasil.pdfDISSERTAÇÃO Paulo Henrique Meneses Brasil.pdfapplication/pdf4644647https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51983/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Paulo%20Henrique%20Meneses%20Brasil.pdf607e87a7a07d332e9d09cff98128507bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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