Associativismo e docência no Recife : estratégias de atuação sociopolítica de trabalhadores docentes entre os anos de 1872-1915
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40183 |
Resumo: | Ao longo do século XIX várias associações de trabalhadores inauguraram suas atividades na cidade do Recife. Das associações em funcionamento entre 1872 a 1915, elencamos investigar quatro delas: Associação dos Empregados no Comércio de Pernambuco, Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais, Sociedade Propagadora da Instrução Pública e Grêmio dos Professores Primários. Consideramos o associativismo uma experiência coletiva entre sujeitos em prol de si e dos seus, na qual a instrução emergiu como estratégia de atuação sociopolítica, e a análise dessa experiência é o objetivo principal de nosso trabalho. Trabalhamos, presencial e virtualmente, com relatórios e estatutos dessas associações, anúncios de jornais, discussões de projeto de leis e legislações referentes à instrução pública, diversos relatórios dos presidentes da província e governadores do estado naquele período, bem como com fotografias. Elencamos o conceito de “experiência” como norteador teórico do nosso trabalho e interpretamos a tessitura social, por meio do entrecruzamento de três autores distintos, a saber: Edward P. Thompson (1987; 1981), Michel Foucault (2014a; 2014b; 2015) e Michel de Certeau (2011). Quanto às escolhas do “como será dito”, elegemos a “descrição densa”, de Clifford Geertz (2012), e o “comparativismo construtivo”, de Marcel Detienne (2004). Defendemos que os trabalhadores de ofícios artífices, comerciais e docentes, ao se associarem, constituíram uma camada “superior” em relação aos demais trabalhadores, por meio de suas ações em prol da instrução de si e dos seus, ou seja, houve o “fazer-se” de uma aristocracia operária (HOBSBAWM, 2015) e uma aristocracia docente. Defendemos também, com base nos processos experienciados na instrução pública durante o “longo século XIX” (HOBSBAWM, 1995), o escolanovismo como um ponto de chegada de um longo processo e não um ponto de partida primordialmente “inovador” quanto às práticas de educabilidade dos períodos do Império e da Primeira República. |
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Consideramos o associativismo uma experiência coletiva entre sujeitos em prol de si e dos seus, na qual a instrução emergiu como estratégia de atuação sociopolítica, e a análise dessa experiência é o objetivo principal de nosso trabalho. Trabalhamos, presencial e virtualmente, com relatórios e estatutos dessas associações, anúncios de jornais, discussões de projeto de leis e legislações referentes à instrução pública, diversos relatórios dos presidentes da província e governadores do estado naquele período, bem como com fotografias. Elencamos o conceito de “experiência” como norteador teórico do nosso trabalho e interpretamos a tessitura social, por meio do entrecruzamento de três autores distintos, a saber: Edward P. Thompson (1987; 1981), Michel Foucault (2014a; 2014b; 2015) e Michel de Certeau (2011). Quanto às escolhas do “como será dito”, elegemos a “descrição densa”, de Clifford Geertz (2012), e o “comparativismo construtivo”, de Marcel Detienne (2004). 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Of the associations in operation between 1872 and 1915, we list four of them: the “Associação dos Empregados no Comércio de Pernambuco”, the “Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais”, the “Sociedade Propagadora da Instrução Pública” and the “Grêmio dos Professores Primários”. We consider associativism to be a collective experience between people in favor of themselves and theirs, in which instruction emerged as a strategy for socio-political action - and the analysis of this experience is the main objective of our work. We worked, presencially and virtually, with reports and statutes of those associations, newspaper advertisements, discussions of draft laws and legislation regarding public education, the various reports of the presidents of the province and state governors at that time, as well as with photographs. We list the concept of “experience” as the theoretical guide of our work, that is, the way in which we interpret the social weaving, through the intersection of three different authors, namely: Edward P. Thompson (1987; 1981), Michel Foucault (2014a; 2014b; 2015) and Michel de Certeau (2011). Our narrative choice choosed the “thick description” of Clifford Geertz (2012) and the “constructive comparativism” of Marcel Detienne (2004). We defend that the workers of artisan, commercial and teachers, when associating, constituted a “superior” layer in relation to the other workers, through their actions in favor of the instruction of themselves and theirs. That is, the “making of” of a “labour aristocracy” (HOBSBAWM, 2015) and a “teacher aristocracy”. We also defend, based on the processes experienced in public education during the “long nineteenth century” (HOBSBAWM, 1995), the scholanovism, as a point of arrival of a long process and not a “innovative” starting point as to the practices of educability of the Imperial Brazil or its First Republic.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAssociativismoHistória da Educação BrasileiraInstrução ProfissionalTrabalho DocenteUFPE – Pós-graduaçãoAssociativismo e docência no Recife : estratégias de atuação sociopolítica de trabalhadores docentes entre os anos de 1872-1915info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Yan Soares Santos.pdfTESE Yan Soares Santos.pdfapplication/pdf3834872https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40183/1/TESE%20Yan%20Soares%20Santos.pdf7af26890a9aea0fe6569b09bc4b436e5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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