A poética arquipelágica, submarina e subterrânea : os imaginários (de)coloniais em Édouard Glissant e Derek Walcott
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Data de Publicação: | 2021 |
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Resumo: | A trajetória artística, literária, cultural e acadêmica de Derek Walcott (1930-2017), santa-lucense, e Édouard Glissant (1928-2011), martinicano, fez deles escritores incontornáveis tanto da literatura caribenha (anglófona e francófona) quanto da literatura-mundo. Glissant, com uma inconfundível obra poética, notabilizou-se por oito romances e por ser um dos mais representativos pensadores e ativistas das literaturas interamericanas, afrodiaspóricas e emergentes do Sul Global. Ao seu turno, Walcott, dramaturgo com vinte e sete peças e talentoso pintor, legou uma singular obra poética com reconhecimento internacional que se desenvolveu de 1948 até 2016, tornando-o um dos poetas mais celebrados dos povos do mar. Sendo assim, esta tese investiga a obra poética de ambos (GLISSANT, 1994a, 2005a; WALCOTT, 1992a, 1992b, 2011, 2014, 2016, 2017) pelo prisma da literatura comparada, da teoria literária e da decolonialidade. A obra ensaística destes poetas, sobretudo de Glissant, foram vitais para a arquitetura analítica da tese (GLISSANT, 1955, 1969, 1981, 1991, 1994,1996, 1997a, 2002, 2005b, 2010a, 2011, 2014; WALCOTT, 1992a, 1992b, 2011, 2014, 2016, 2017). Articulamos, no decorrer da tese, uma diversidade de teóricos e críticos para formular investigações aprofundadas sobre o complexo fenômeno da poética decolonial no Caribe. Sem reduzir a significância plural dos poemas, o itinerário metodológico é trabalhado de modo a revelar como diversos dados externos de ordem antropológica, sócio-histórica, etnolinguística, sociopsicológica e cultural do contexto caribenho são transmutadas semioticamente em dados internos da linguagem poética. O objetivo do percurso analítico é meditar sobre o corpus poético enquanto construto estético processual que interage dialeticamente com cosmopercepções caribenhas atravessadas pelo fenômeno multidimensional da colonialidade. O processo de análise da poética walcottiana e glissantiana tem nos revelado a existência de uma poética arquipelágica capaz de reverberar as categorias de linguagem, paisagem e memória a fim de repotencializar imaginários com alcances e significâncias decoloniais. Posto isto, a pesquisa abraça a poética de caribenhos decisivos para a compreensão das literaturas contemporâneas diante da colonialidade. |
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OLIVEIRA, Carlos André Cordeiro dehttp://lattes.cnpq.br/9060712354371457http://lattes.cnpq.br/7241596526013043WALTER, Roland Gerhard Mike2022-09-16T12:13:32Z2022-09-16T12:13:32Z2021-04-26OLIVEIRA, Carlos André Cordeiro de. A poética arquipelágica, submarina e subterrânea: os imaginários (de)coloniais em Édouard Glissant e Derek Walcott. 2021. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46503ark:/64986/0013000013md2A trajetória artística, literária, cultural e acadêmica de Derek Walcott (1930-2017), santa-lucense, e Édouard Glissant (1928-2011), martinicano, fez deles escritores incontornáveis tanto da literatura caribenha (anglófona e francófona) quanto da literatura-mundo. Glissant, com uma inconfundível obra poética, notabilizou-se por oito romances e por ser um dos mais representativos pensadores e ativistas das literaturas interamericanas, afrodiaspóricas e emergentes do Sul Global. Ao seu turno, Walcott, dramaturgo com vinte e sete peças e talentoso pintor, legou uma singular obra poética com reconhecimento internacional que se desenvolveu de 1948 até 2016, tornando-o um dos poetas mais celebrados dos povos do mar. Sendo assim, esta tese investiga a obra poética de ambos (GLISSANT, 1994a, 2005a; WALCOTT, 1992a, 1992b, 2011, 2014, 2016, 2017) pelo prisma da literatura comparada, da teoria literária e da decolonialidade. A obra ensaística destes poetas, sobretudo de Glissant, foram vitais para a arquitetura analítica da tese (GLISSANT, 1955, 1969, 1981, 1991, 1994,1996, 1997a, 2002, 2005b, 2010a, 2011, 2014; WALCOTT, 1992a, 1992b, 2011, 2014, 2016, 2017). Articulamos, no decorrer da tese, uma diversidade de teóricos e críticos para formular investigações aprofundadas sobre o complexo fenômeno da poética decolonial no Caribe. Sem reduzir a significância plural dos poemas, o itinerário metodológico é trabalhado de modo a revelar como diversos dados externos de ordem antropológica, sócio-histórica, etnolinguística, sociopsicológica e cultural do contexto caribenho são transmutadas semioticamente em dados internos da linguagem poética. O objetivo do percurso analítico é meditar sobre o corpus poético enquanto construto estético processual que interage dialeticamente com cosmopercepções caribenhas atravessadas pelo fenômeno multidimensional da colonialidade. O processo de análise da poética walcottiana e glissantiana tem nos revelado a existência de uma poética arquipelágica capaz de reverberar as categorias de linguagem, paisagem e memória a fim de repotencializar imaginários com alcances e significâncias decoloniais. Posto isto, a pesquisa abraça a poética de caribenhos decisivos para a compreensão das literaturas contemporâneas diante da colonialidade.The artistic, literary, cultural, political and academic trajectory of Derek Walcott (1930-2017), Saint-Lucian, and Edouard Glissant (1928-2011), Martinican, made them inescapable writers of both Caribbean (English and French languages) literature and world-literature. Glissant, with an unmistakable poetic work, was notable for eight novels and was one of the most representative thinkers of Inter-American, Afrodiasporic and emerging Global South literatures. In turn, Walcott, a playwright with twenty-seven plays and gifted painter, conveyed a singular poetic work that developed from 1948 to 2016, making him one of the most celebrated poets of the peoples of the sea. Thus, this thesis investigates the poetic writing of both poets (GLISSANT, 1994a, 2005a; WALCOTT, 1992a, 1992b, 2011, 2014, 2016, 2017) through the prism of comparative literature, literary theory and decoloniality. The essayistic work of these poets, especially by Glissant, were vital for the analytical architecture of the thesis. (GLISSANT, 1955, 1969, 1981, 1991, 1994, 1996, 1997a, 2002, 2005b, 2010a, 2011, 2014; WALCOTT, 1992a, 1992b, 2011, 2014, 2016, 2017). In the course of the thesis, we concatenated a diversity of theorists and critics to formulate in-depth investigations into the complex phenomenon of decolonial poetics in the Caribbean. Without reducing the plural significance of the poems, the methodological itinerary is driven in order to reveal how various external data of anthropological, sociohistorical, ethnolinguistic, sociopsychological and cultural aspects of the Caribbean context are semiotically transmuted into internal data of the poetic language. The aim of the analytical path is to meditate on the poetic corpus as a processual aesthetic construct that interacts dialectically with Caribbean world-senses intersected by the multidimensional phenomenon of coloniality. The analytical process of Walcott’s and Glissant’s poetics has revealed the existence of an archipelagic poetics capable of reverberating the categories of language, landscape and memory to re-empower the imagination with decolonial reach and significance. That said, the research embraces the poetics of key Caribbean writers in order to understand the manifestation of contemporary literature in the face of coloniality.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGlissantWalcottPoéticaDecolonialidadeImaginárioLiteratura caribenhaA poética arquipelágica, submarina e subterrânea : os imaginários (de)coloniais em Édouard Glissant e Derek Walcottinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Carlos André Cordeiro de Oliveira.pdfTESE Carlos André Cordeiro de Oliveira.pdfapplication/pdf2508843https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46503/1/TESE%20Carlos%20Andr%c3%a9%20Cordeiro%20de%20Oliveira.pdf8bfc27399dfecd8d776949f604e9a285MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46503/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46503/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53TEXTTESE Carlos André Cordeiro de Oliveira.pdf.txtTESE Carlos André Cordeiro de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain502734https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46503/4/TESE%20Carlos%20Andr%c3%a9%20Cordeiro%20de%20Oliveira.pdf.txta4a8503554c4ccb52a28e3f12da9d84bMD54THUMBNAILTESE Carlos André Cordeiro de Oliveira.pdf.jpgTESE Carlos André Cordeiro de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46503/5/TESE%20Carlos%20Andr%c3%a9%20Cordeiro%20de%20Oliveira.pdf.jpgdc58bb0d499d880072516a72d1d8cddfMD55123456789/465032022-09-17 02:57:50.72oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-09-17T05:57:50Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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