Aprendizagem de estudantes do ensino fundamental sobre levantamento de hipóteses , análise de dados e conclusões a partir de dados estatísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, Erica Michelle Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34527
Resumo: A tese contou com o objetivo de analisar aprendizagens apresentadas por estudantes do Ensino Fundamental relacionadas ao levantamento de hipóteses, à análise de dados e às conclusões a partir dos dados, enquanto fases do ciclo investigativo. Objetivo que surgiu da problemática: De que modo o levantamento de hipóteses, análise de dados e habilidades relacionadas a conclusões por estudantes do Ensino Fundamental corroboram para a aprendizagem de justificativas baseadas em evidências? Para tanto, dois estudos foram elaborados. O primeiro investigou os conhecimentos apresentados por estudantes do 5º e do 7º ano de escolas públicas da Região Metropolitana de Recife, diante de habilidades relacionadas ao levantamento de hipóteses, à interpretação de dados reais univariados e bivariados, ao confronto entre hipótese e dados, à avaliação de conclusões e ao uso de linguagem probabilística em predições. Percebeu-se que os estudantes desde o 5º ano já são capazes de levantar hipóteses para questões de pesquisa propostas. Ao interpretarem constatou-se que o tipo de distribuição dos dados (uni e bivariada) interferiu bastante nas compreensões dos estudantes, tornando a análise bivariada mais complexa, o que também foi verificado no confronto entre hipótese e dados reais. Quanto à avaliação de conclusões e uso de linguagem probabilística ao predizer geraram bastante dificuldades para os estudantes de ambos os anos em todas as atividades. O segundo estudo teve um carácter intervencionista experimental, o qual contou com pré-teste, seguido de três encontros de intervenção e pós-teste, abordando-se as mesmas habilidades do estudo anterior e os mesmos anos de escolaridade. Constatou-se melhoras significativas no desempenho dos estudantes de ambos anos de escolaridade. Isso considerando-se a média de acerto nos testes (inicial e final) dos sujeitos que passaram pelo processo de intervenção de ensino. Analisando-se a justificativa baseada em evidências dos dados, observou-se que os estudantes do 5º ano partiram de percentuais aquém dos estudantes do 7º ano na maioria das questões. Entretanto, conseguiram avanços significativos tanto em habilidades exploradas a partir de dados univariados quanto a partir de dados bivariados. Já os estudantes do 7º ano melhoraram de modo significativo em suas justificativas apenas na habilidade de interpretação, quando os dados foram bivariados. Salienta-se que a produção escrita pelos estudantes do 7º ano contou com maior resistência, o que interfere na análise da expressão de ideias. As aulas ministradas apresentaram momentos de intervenção coletiva e outros momentos de interação entre pares com formação de pequenos grupos, buscou-se nesses momentos a exploração da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) dos estudantes. Conclui-se a partir dos resultados alcançados que o trabalho com as habilidades investigadas na tese deve ser iniciado logo nos primeiros anos de escolaridade, a fim de se promover o Letramento Estatístico da população, enquanto atitude crítica e investigativa.
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spelling CAVALCANTI, Erica Michelle Silvahttp://lattes.cnpq.br/6065754677248416http://lattes.cnpq.br/2681053695821897GUIMARÃES, Gilda Lisbôa2019-10-11T20:30:42Z2019-10-11T20:30:42Z2019-04-09https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34527A tese contou com o objetivo de analisar aprendizagens apresentadas por estudantes do Ensino Fundamental relacionadas ao levantamento de hipóteses, à análise de dados e às conclusões a partir dos dados, enquanto fases do ciclo investigativo. Objetivo que surgiu da problemática: De que modo o levantamento de hipóteses, análise de dados e habilidades relacionadas a conclusões por estudantes do Ensino Fundamental corroboram para a aprendizagem de justificativas baseadas em evidências? Para tanto, dois estudos foram elaborados. O primeiro investigou os conhecimentos apresentados por estudantes do 5º e do 7º ano de escolas públicas da Região Metropolitana de Recife, diante de habilidades relacionadas ao levantamento de hipóteses, à interpretação de dados reais univariados e bivariados, ao confronto entre hipótese e dados, à avaliação de conclusões e ao uso de linguagem probabilística em predições. Percebeu-se que os estudantes desde o 5º ano já são capazes de levantar hipóteses para questões de pesquisa propostas. Ao interpretarem constatou-se que o tipo de distribuição dos dados (uni e bivariada) interferiu bastante nas compreensões dos estudantes, tornando a análise bivariada mais complexa, o que também foi verificado no confronto entre hipótese e dados reais. Quanto à avaliação de conclusões e uso de linguagem probabilística ao predizer geraram bastante dificuldades para os estudantes de ambos os anos em todas as atividades. O segundo estudo teve um carácter intervencionista experimental, o qual contou com pré-teste, seguido de três encontros de intervenção e pós-teste, abordando-se as mesmas habilidades do estudo anterior e os mesmos anos de escolaridade. Constatou-se melhoras significativas no desempenho dos estudantes de ambos anos de escolaridade. Isso considerando-se a média de acerto nos testes (inicial e final) dos sujeitos que passaram pelo processo de intervenção de ensino. Analisando-se a justificativa baseada em evidências dos dados, observou-se que os estudantes do 5º ano partiram de percentuais aquém dos estudantes do 7º ano na maioria das questões. Entretanto, conseguiram avanços significativos tanto em habilidades exploradas a partir de dados univariados quanto a partir de dados bivariados. Já os estudantes do 7º ano melhoraram de modo significativo em suas justificativas apenas na habilidade de interpretação, quando os dados foram bivariados. Salienta-se que a produção escrita pelos estudantes do 7º ano contou com maior resistência, o que interfere na análise da expressão de ideias. As aulas ministradas apresentaram momentos de intervenção coletiva e outros momentos de interação entre pares com formação de pequenos grupos, buscou-se nesses momentos a exploração da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) dos estudantes. Conclui-se a partir dos resultados alcançados que o trabalho com as habilidades investigadas na tese deve ser iniciado logo nos primeiros anos de escolaridade, a fim de se promover o Letramento Estatístico da população, enquanto atitude crítica e investigativa.The aim of this thesis was to analyze learning presented by elementary school students related to the hypothesis analysis, the data analysis and the conclusions from the data, as phases of the research cycle. Objective that emerged from the problematic: How do hypothesis-gathering, data analysis, and conclusion-related skills by elementary school students corroborate the learning of evidence-based justifications? For that, two studies were elaborated. The first one investigated the knowledge presented by 5th and 7th grade students from public schools in the Metropolitan Region of Recife, in relation to skills related to the hypothesis survey, the interpretation of univariate and bivariate real data, the confrontation between hypothesis and data, the evaluation conclusions and the use of probabilistic language in predictions. It was noticed that the students from the 5th grade are already able to raise hypotheses for proposed research questions. When interpreted, it was found that the type of data distribution (univ and bivariate) interfered greatly in the students' understandings, making bivariate analysis more complex, which was also verified in the confrontation between hypothesis and real data. The questions related to the evaluation of conclusions and the use of probabilistic language in predicting generated enough difficulties for students of both years in all activities. The second study had an experimental interventional character, which had a pre-test, followed by three intervention and post-test meetings, addressing the same abilities of the previous study and the same years of schooling. Significant improvements were observed in the performance of students from both years of schooling. This is based on the average accuracy in the tests (initial and final) of the subjects who went through the teaching intervention process. Analyzing the evidence-based justification of the data, it was observed that the students of the 5th grade started with percentages shorter than the 7th year students in most of the questions. However, they have achieved significant advances in both exploited abilities from univariate data and from bivariate data. Already the 7th grade students improved significantly in their justifications only in the ability of interpretation, when the data were bivariate. It should be noted that the written production of the 7th grade students had more resistance, which interferes with the analysis of the expression of ideas. The lecture classes presented moments of collective intervention and other moments of interaction between peers with small groups, and the exploration of the Proximal Development Zone (ZPZ) of the students was sought in those moments. It is concluded from the results achieved that the work with the skills investigated in the thesis should be started as early as the first years of schooling, in order to promote the Statistical Literacy of the population, as a critical and investigative attitude.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação - EstatísticaMatemática (Ensino fundamental)Matemática – Estudo e ensino - PesquisaUFPE - Pós-graduaçãoAprendizagem de estudantes do ensino fundamental sobre levantamento de hipóteses , análise de dados e conclusões a partir de dados estatísticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Erica Michelle Silva Cavalcanti.pdf.jpgTESE Erica Michelle Silva Cavalcanti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1353https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34527/5/TESE%20Erica%20Michelle%20Silva%20Cavalcanti.pdf.jpge73238bbb6da35a2bcd2999bfbd2a252MD55ORIGINALTESE Erica Michelle Silva Cavalcanti.pdfTESE Erica Michelle Silva Cavalcanti.pdfapplication/pdf7892555https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34527/1/TESE%20Erica%20Michelle%20Silva%20Cavalcanti.pdfa248fb637f3a1ac7c985cb22a6cf7949MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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