Registros de representação semiótica e função quadrática: um olhar sobre o ensino e a abordagem no livro didático
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39695 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar sob a ótica da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), como o ensino de função quadrática é abordado num livro didático e pelo professor de matemática da 1a Série do Ensino Médio, bem como a relação entre a prática do professor e a abordagem do livro didático. O suporte teórico foi alicerçado na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (2003, 2004, 2009, 2011, 2012). Os procedimentos metodológicos consistiram na análise de um livro didático, aulas de um professor de matemática e a relação entre ambos sobre o objeto matemático, função quadrática, baseado nos elementos da TRRS: representações, transformações (tratamento e conversão), procedimento de construção do gráfico, fenômeno de congruência semântica e equivalência referencial e a heterogeneidade nos dois sentidos. Os resultados apontam que existe variedade nos registros tanto no livro didático como nas aulas. Foram abordados os registros algébrico, gráfico, figural, tabular e em linguagem natural. Existe maior número de conversões do que tratamentos tanto no livro como nas aulas. A conversão que se destaca no livro são registro em linguagem natural para algébrico e registro algébrico para registro gráfico, já nas aulas, o destaque se deu nos sentidos do registro gráfico para o algébrico usando registro em linguagem natural, e o registro em linguagem natural para o algébrico. O procedimento de construção do gráfico adotado por ambos foi o ponto a ponto. O registro algébrico utilizado majoritariamente foi a forma desenvolvida. Quanto ao fenômeno de congruência semântica, os resultados apontaram que nos itens analisados no livro didático, existe mais em médio e alto grau de não congruência, enquanto nas aulas, se destacam itens com baixo e médio grau de não congruência. A heterogeneidade nos sentidos acontece apenas para os registros algébrico e gráfico. Na relação entre a abordagem do livro didático e as aulas do professor, percebe-se bastante semelhança no desenho de estudo da função quadrática, com algumas modificações realizadas pelo professor, isso se deve pelo fato do professor basear-se no livro didático para desenvolver suas aulas. |
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SILVA, Andreza Santana dahttp://lattes.cnpq.br/7034171739461717http://lattes.cnpq.br/8888500885370084TELES, Rosinalda Aurora de Melo2021-04-13T00:15:39Z2021-04-13T00:15:39Z2020-02-19SILVA, Andreza Santana da. Registros de representação semiótica e função quadrática: um olhar sobre o ensino e a abordagem no livro didático. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação matemática e tecnológica)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39695ark:/64986/001300000scf3Este estudo tem como objetivo analisar sob a ótica da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), como o ensino de função quadrática é abordado num livro didático e pelo professor de matemática da 1a Série do Ensino Médio, bem como a relação entre a prática do professor e a abordagem do livro didático. O suporte teórico foi alicerçado na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (2003, 2004, 2009, 2011, 2012). Os procedimentos metodológicos consistiram na análise de um livro didático, aulas de um professor de matemática e a relação entre ambos sobre o objeto matemático, função quadrática, baseado nos elementos da TRRS: representações, transformações (tratamento e conversão), procedimento de construção do gráfico, fenômeno de congruência semântica e equivalência referencial e a heterogeneidade nos dois sentidos. Os resultados apontam que existe variedade nos registros tanto no livro didático como nas aulas. Foram abordados os registros algébrico, gráfico, figural, tabular e em linguagem natural. Existe maior número de conversões do que tratamentos tanto no livro como nas aulas. A conversão que se destaca no livro são registro em linguagem natural para algébrico e registro algébrico para registro gráfico, já nas aulas, o destaque se deu nos sentidos do registro gráfico para o algébrico usando registro em linguagem natural, e o registro em linguagem natural para o algébrico. 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Na relação entre a abordagem do livro didático e as aulas do professor, percebe-se bastante semelhança no desenho de estudo da função quadrática, com algumas modificações realizadas pelo professor, isso se deve pelo fato do professor basear-se no livro didático para desenvolver suas aulas.CAPESThis study aims to analyze from the perspective of the Registers of Semiotic Representation Theory (TRRS), how teaching quadratic function is approached in a textbook and by the 1st grade high school math teacher, as well as the relationship between teacher practice and the textbook approach. Theoretical support was based on Duval's Registers of Semiotic Representation Theory (2003, 2004, 2009, 2011, 2012). The methodological procedures consisted of analyzing a textbook, lessons from a math teacher and the relationship between them on the mathematical object, quadratic function, based on the elements of TRRS: representations, transformations (treatment and conversion), graph construction procedure, semantic congruence phenomenon and referential equivalence and heterogeneity in both directions. The results show that there is variety in the records both in the textbook and in the classes. Algebraic, graphic, figural, tabular and natural language registers were approached. There are more conversions than treatments both in the book and in class. The conversions that stand out in the book are natural language register for algebraic and algebraic register for graphic register, in classes, the emphasis was on the graphic register for algebraic using natural language register, and the natural language register for algebraic. The procedure for constructing the graph adopted by both was point-to-point. The algebraic register used mostly was the developed form. As for the semantic congruence phenomenon, the results showed that in the items analyzed in the textbook, there is more in medium and high degree of non- congruence, while in classes, items with low and medium degree of non-congruence stand out. The heterogeneity in the senses happens only for the algebraic and graphic registers. In the relationship between the textbook approach and the teacher's classes, there is a lot of similarity in the study design of the quadratic function, with some modifications made by the teacher, this is due to the fact that the teacher relies on the textbook to develop his classes.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMatemática – estudo e ensinoÁlgebraDidática da matemáticaRegistros de representação semiótica e função quadrática: um olhar sobre o ensino e a abordagem no livro didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39695/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Andreza Santana da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Andreza Santana da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain294719https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39695/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andreza%20Santana%20da%20Silva.pdf.txte4d851bb3453c2899ea7bf72a6f20b4dMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Andreza Santana da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Andreza Santana da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39695/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andreza%20Santana%20da%20Silva.pdf.jpgdd7b6ce94ea603f2ae42d6c7cbae883bMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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