Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18489 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi o de analisar livros didáticos, do ensino fundamental, à luz da teoria dos registros de representação de R. Duval. A análise se limitou ao número racional. Segundo a teoria de Duval, os registros de representação têm papel fundamental na aprendizagem matemática uma vez que, nesta teoria, os conceitos só são acessíveis ao aluno por meio dos registros semióticos de representação que são: o simbólico, o figural e a língua natural. Duas coleções de livros didáticos foram submetidas à análise e a escolha foi sobretudo feita em função de apresentarem abordagens dos conteúdos com características distintas. Uma delas de forma "compartimentalizada" e a outra em forma de "espiral". Procuramos avaliar em que medida os diversos registros do número racional eram apresentados. Desejamos investigar como e se eram trabalhados os "tratamentos" (transformações no interior de um mesmo registro) e as diferentes possibilidades de conversão (transformações de um registro ao outro). Pudemos constatar que, quanto aos tratamentos, uma das coleções privilegia os realizados no registro numérico, enquanto a outra também os realiza no registro figural. No que se refere às conversões, uma das coleções as apresenta entre os registros figural e o simbólico, bem como entre os registros numéricos, fracionário e decimal, e na outra elas, aparecem de forma pouco significativa. Em geral, em ambas as coleções, é priorizado um dos sentidos de conversão entre dois registros |
id |
PUC_SP-1_70c9b144bdfe1daa180bfc045bd7bf63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18489 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Igliori, Sonia Barbosa Camargohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209527Z2Catto, Glória Garrido2016-04-29T14:32:24Z2008-02-262000-10-24Catto, Glória Garrido. Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos. 2000. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18489O objetivo desta pesquisa foi o de analisar livros didáticos, do ensino fundamental, à luz da teoria dos registros de representação de R. Duval. A análise se limitou ao número racional. Segundo a teoria de Duval, os registros de representação têm papel fundamental na aprendizagem matemática uma vez que, nesta teoria, os conceitos só são acessíveis ao aluno por meio dos registros semióticos de representação que são: o simbólico, o figural e a língua natural. Duas coleções de livros didáticos foram submetidas à análise e a escolha foi sobretudo feita em função de apresentarem abordagens dos conteúdos com características distintas. Uma delas de forma "compartimentalizada" e a outra em forma de "espiral". Procuramos avaliar em que medida os diversos registros do número racional eram apresentados. Desejamos investigar como e se eram trabalhados os "tratamentos" (transformações no interior de um mesmo registro) e as diferentes possibilidades de conversão (transformações de um registro ao outro). Pudemos constatar que, quanto aos tratamentos, uma das coleções privilegia os realizados no registro numérico, enquanto a outra também os realiza no registro figural. No que se refere às conversões, uma das coleções as apresenta entre os registros figural e o simbólico, bem como entre os registros numéricos, fracionário e decimal, e na outra elas, aparecem de forma pouco significativa. Em geral, em ambas as coleções, é priorizado um dos sentidos de conversão entre dois registrosapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35293/dissertacao_gloria_catto.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoMaterial didaticoMatematica -- Estudo e ensinoAnalise do livro didaticoEvolucao das potenciasRegistro decimalRegistro fracionarioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICARegistros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_gloria_catto.pdf.txtdissertacao_gloria_catto.pdf.txtExtracted texttext/plain187982https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18489/3/dissertacao_gloria_catto.pdf.txt011551798e158c6f665bf3e37f7c74c9MD53ORIGINALdissertacao_gloria_catto.pdfapplication/pdf2497378https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18489/1/dissertacao_gloria_catto.pdfcce597606e0d509405b53e1d175b11edMD51THUMBNAILdissertacao_gloria_catto.pdf.jpgdissertacao_gloria_catto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18489/2/dissertacao_gloria_catto.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/184892022-04-28 14:11:03.259oai:repositorio.pucsp.br:handle/18489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T17:11:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos |
title |
Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos |
spellingShingle |
Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos Catto, Glória Garrido Material didatico Matematica -- Estudo e ensino Analise do livro didatico Evolucao das potencias Registro decimal Registro fracionario CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos |
title_full |
Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos |
title_fullStr |
Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos |
title_full_unstemmed |
Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos |
title_sort |
Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos |
author |
Catto, Glória Garrido |
author_facet |
Catto, Glória Garrido |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Igliori, Sonia Barbosa Camargo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209527Z2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catto, Glória Garrido |
contributor_str_mv |
Igliori, Sonia Barbosa Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material didatico Matematica -- Estudo e ensino Analise do livro didatico Evolucao das potencias Registro decimal Registro fracionario |
topic |
Material didatico Matematica -- Estudo e ensino Analise do livro didatico Evolucao das potencias Registro decimal Registro fracionario CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
O objetivo desta pesquisa foi o de analisar livros didáticos, do ensino fundamental, à luz da teoria dos registros de representação de R. Duval. A análise se limitou ao número racional. Segundo a teoria de Duval, os registros de representação têm papel fundamental na aprendizagem matemática uma vez que, nesta teoria, os conceitos só são acessíveis ao aluno por meio dos registros semióticos de representação que são: o simbólico, o figural e a língua natural. Duas coleções de livros didáticos foram submetidas à análise e a escolha foi sobretudo feita em função de apresentarem abordagens dos conteúdos com características distintas. Uma delas de forma "compartimentalizada" e a outra em forma de "espiral". Procuramos avaliar em que medida os diversos registros do número racional eram apresentados. Desejamos investigar como e se eram trabalhados os "tratamentos" (transformações no interior de um mesmo registro) e as diferentes possibilidades de conversão (transformações de um registro ao outro). Pudemos constatar que, quanto aos tratamentos, uma das coleções privilegia os realizados no registro numérico, enquanto a outra também os realiza no registro figural. No que se refere às conversões, uma das coleções as apresenta entre os registros figural e o simbólico, bem como entre os registros numéricos, fracionário e decimal, e na outra elas, aparecem de forma pouco significativa. Em geral, em ambas as coleções, é priorizado um dos sentidos de conversão entre dois registros |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000-10-24 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-29T14:32:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Catto, Glória Garrido. Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos. 2000. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18489 |
identifier_str_mv |
Catto, Glória Garrido. Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos. 2000. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18489/3/dissertacao_gloria_catto.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18489/1/dissertacao_gloria_catto.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18489/2/dissertacao_gloria_catto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
011551798e158c6f665bf3e37f7c74c9 cce597606e0d509405b53e1d175b11ed cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277790278647808 |