Análise De Fatores Críticos Em Reclamações De Clientes De Concessionárias De Distribuição De Energia Elétrica”
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Data de Publicação: | 2013 |
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Resumo: | As reclamações registradas pelos clientes de uma organização exprimem suas insatisfações quanto à qualidade dos produtos ou serviços prestados, sendo um valioso feedback para a melhoria dos seus processos produtivos, aumento da eficácia do negócio e fortalecimento de sua imagem no mercado. No Brasil o registro das insatisfações dos clientes de concessionárias de distribuição de energia pode ser feito na própria organização, junto aos órgãos de defesa do consumidor, na esfera judicial e na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), demandando custos financeiros e danos à imagem corporativa. A prestação do serviço de distribuição de energia elétrica exige o cumprimento de regras específicas estabelecidas pela ANEEL, órgão regulador do Governo Federal, sendo uma instância superior para o registro da insatisfação do cliente, atua também como órgão fiscalizador, que ao constatar não conformidades na prestação dos serviços pode aplicar severas multas financeiras à concessionária ou, em casos extremos, cassar a concessão do serviço. Neste cenário, uma metodologia eficaz para avaliação dos impactos decorrentes do registro de reclamações procedentes direcionadas à concessionária, pode subsidiar à tomada de decisão para ações de melhoria de seus processos produtivos e aumento da eficácia do negócio. Desta forma, o presente trabalho apresenta uma análise dos impactos e classificação de risco das reclamações procedentes registradas por clientes de uma concessionária de energia do Nordeste do Brasil, fundamentado na aplicação da matriz de classificação de riscos. |
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A prestação do serviço de distribuição de energia elétrica exige o cumprimento de regras específicas estabelecidas pela ANEEL, órgão regulador do Governo Federal, sendo uma instância superior para o registro da insatisfação do cliente, atua também como órgão fiscalizador, que ao constatar não conformidades na prestação dos serviços pode aplicar severas multas financeiras à concessionária ou, em casos extremos, cassar a concessão do serviço. Neste cenário, uma metodologia eficaz para avaliação dos impactos decorrentes do registro de reclamações procedentes direcionadas à concessionária, pode subsidiar à tomada de decisão para ações de melhoria de seus processos produtivos e aumento da eficácia do negócio. Desta forma, o presente trabalho apresenta uma análise dos impactos e classificação de risco das reclamações procedentes registradas por clientes de uma concessionária de energia do Nordeste do Brasil, fundamentado na aplicação da matriz de classificação de riscos.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessReclamaçõesQualidade em ServiçosFornecimento de Energia ElétricaAnálise de RiscoAnálise De Fatores Críticos Em Reclamações De Clientes De Concessionárias De Distribuição De Energia Elétrica”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Edinaldo Menezes de Freitas Júnior.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Edinaldo Menezes de Freitas Júnior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1369https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11809/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edinaldo%20Menezes%20de%20Freitas%20J%c3%banior.pdf.jpg6dd8a30d23093857c344f87cdfb04187MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Edinaldo Menezes de Freitas Júnior.pdfDISSERTAÇÃO Edinaldo Menezes de Freitas Júnior.pdfapplication/pdf1211216https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11809/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edinaldo%20Menezes%20de%20Freitas%20J%c3%banior.pdfe70ca06fff1e41618db2934e051b442aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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