Conhecimentos docentes para o ensino de educação financeira escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Fabiana Gomes da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41236
Resumo: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, teve por objetivo geral construir um modelo de conhecimentos docentes para o Ensino de Educação Financeira Escolar para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos responder às seguintes questões de pesquisa: (1) em tempos de obrigatoriedade do ensino de Educação Financeira na escola, quais são os conhecimentos demonstrados por professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a temática? (2) Quais conhecimentos são esperados que os professores dominem para um ensino crítico de EF na escola? Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas individuais com cinco professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Recife – PE. Como aporte teórico, utilizamos o Mathematical Knowledge for Teaching – MKT de Ball, Thames e Phelps (2008). Como resultado, apontamos que o modelo criado recebeu o nome de Conhecimentos docentes para o Ensino de Educação Financeira Escolar (CEEFE), adaptado da teoria MKT, constituído a partir de estudos anteriores sobre Educação Financeira, entrevistas com professoras e documentos oficiais da educação, entre eles a Base Nacional Curricular Comum – BNCC (BRASIL, 2017; 2018), que institui a obrigatoriedade da Educação Financeira (EF) a partir de 2017, quando houve a homologação correspondente às etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental e, em 2018, com a homologação correspondente à etapa do Ensino Médio, compreendendo a obrigatoriedade da EF em toda a Educação Básica. Como supracitado, as entrevistas às professoras foi um elemento importante no desenvolvimento do modelo, auxiliando na configuração dos diferentes conhecimentos para o ensino de Educação Financeira Escolar (EFE) a partir da discussão de suas práticas em sala de aula e de suas habilidades. O CEEFE é composto por: Conhecimento Comum de EF, Conhecimento Especializado de EF, Conhecimento Horizontal de EF, Conhecimento de EF e Ensino, Conhecimento de EF e Aluno, Conhecimento de EF e Currículo. Desse modo, o modelo consiste na imbricação de grandes áreas do conhecimento, com ênfase em algumas subáreas e conteúdos, considerando elementos como os matemáticos e não matemáticos, de linguagem, econômicos, psicológicos, entre outros. Apresentamos, ainda, uma síntese do CEEFE das professoras entrevistadas, na qual é possível perceber a reorganização de seus conhecimentos sobre EFE à medida que a entrevista avançava, em alguns momentos com relações mais restritas sobre EF, mais voltadas a finanças pessoais, ou confundindo com o ensino de sistema monetário ou Matemática Financeira, em outros momentos com observações mais amplas considerando diversos elementos, de forma integradora, coletiva e para a coletividade. Em vista disso, defendemos articulações na formação inicial, formações continuadas sobre o tema, para que os professores e as professoras consigam fazer essas inter-relações entre os diversos conhecimentos e possam abordar a EFE de forma crítica e contextualizada com intencionalidade pedagógica de forma sistemática no decorrer dos anos escolares.
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(2) Quais conhecimentos são esperados que os professores dominem para um ensino crítico de EF na escola? Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas individuais com cinco professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Recife – PE. Como aporte teórico, utilizamos o Mathematical Knowledge for Teaching – MKT de Ball, Thames e Phelps (2008). Como resultado, apontamos que o modelo criado recebeu o nome de Conhecimentos docentes para o Ensino de Educação Financeira Escolar (CEEFE), adaptado da teoria MKT, constituído a partir de estudos anteriores sobre Educação Financeira, entrevistas com professoras e documentos oficiais da educação, entre eles a Base Nacional Curricular Comum – BNCC (BRASIL, 2017; 2018), que institui a obrigatoriedade da Educação Financeira (EF) a partir de 2017, quando houve a homologação correspondente às etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental e, em 2018, com a homologação correspondente à etapa do Ensino Médio, compreendendo a obrigatoriedade da EF em toda a Educação Básica. Como supracitado, as entrevistas às professoras foi um elemento importante no desenvolvimento do modelo, auxiliando na configuração dos diferentes conhecimentos para o ensino de Educação Financeira Escolar (EFE) a partir da discussão de suas práticas em sala de aula e de suas habilidades. O CEEFE é composto por: Conhecimento Comum de EF, Conhecimento Especializado de EF, Conhecimento Horizontal de EF, Conhecimento de EF e Ensino, Conhecimento de EF e Aluno, Conhecimento de EF e Currículo. Desse modo, o modelo consiste na imbricação de grandes áreas do conhecimento, com ênfase em algumas subáreas e conteúdos, considerando elementos como os matemáticos e não matemáticos, de linguagem, econômicos, psicológicos, entre outros. Apresentamos, ainda, uma síntese do CEEFE das professoras entrevistadas, na qual é possível perceber a reorganização de seus conhecimentos sobre EFE à medida que a entrevista avançava, em alguns momentos com relações mais restritas sobre EF, mais voltadas a finanças pessoais, ou confundindo com o ensino de sistema monetário ou Matemática Financeira, em outros momentos com observações mais amplas considerando diversos elementos, de forma integradora, coletiva e para a coletividade. Em vista disso, defendemos articulações na formação inicial, formações continuadas sobre o tema, para que os professores e as professoras consigam fazer essas inter-relações entre os diversos conhecimentos e possam abordar a EFE de forma crítica e contextualizada com intencionalidade pedagógica de forma sistemática no decorrer dos anos escolares.FACEPEThis research got a qualitative approach and took as general objective to build a model of knowledge of teachers aimed at Teaching Financial Education in Schools for the early years of Elementary School. We seek to answer the following questions: (1) in times of obligatory teaching of Financial Education at school, what knowledge should be demonstrated by teachers who teach Mathematics in the early years of Elementary School on the subject? (2) What knowledge should teachers have to master the critical teaching of FE, at school? To get these answers, we conducted an individual semi structured interviews with five teachers who teach Mathematics in the early years of Elementary School in Recife – PE. The theoretical support used was the Mathematical Knowledge for Teaching - MKT by Ball, Thames and Phelps (2008). As a result, a model was created and named Teacher Knowledge for Teaching Financial Education at School (CEEFE), an adaptation of the MKT theory, constituted from previous studies of Financial Education, interviews with teachers and official education documents, including the Common National Curriculum Base - BNCC (BRASIL, 2017; 2018) that institutes the obligation of Financial Education (FE) from 2017, when there was the approval corresponding to the stages of Early Childhood Education and Elementary Education and in 2018, with the approval corresponding to the stage of High School, comprising the obligation of PE in all Basic Education. As mentioned above, the interviews with teachers were an important element to develop the model helping in the configuration of different knowledge for the teaching of School Financial Education (SFE) from the discussion of their practices in the classroom and their skills. The CEEFE is composed of: Common Knowledge of FE, Specialized Knowledge of EF, Horizontal Knowledge of FE, Knowledge of FE and Teaching, Knowledge of FE and Student, Knowledge of FE and Curriculum. Therefore, the model consists of the crossing of large knowledge areas, with an emphasis on some sub-areas and contents, considering elements such as mathematical and non-mathematical, language, economic, psychological, among others. Therefore, the model is a crossing of large fields of knowledge, emphasizing some sub-areas and contents and considering mathematical and non-mathematical, language, psychological elements, among others. We also present a synthesis of the CEEFE of the interviewed teachers. It was possible to see the reorganization of the knowledge about FE as the interview progressed, in some moments, we could perceive a limited view about the FE, more focused on personal finance or confusing it with the teaching of the monetary system or Financial Mathematics. At other times, with broader observations considering different elements, in an integrative, collective and for the community, at other times with the amplification of broader observations and considering various elements, in an integrative, collective and for the community. In view of this, we defend articulations in initial training, continued education on the subject. From that, that teachers can make these interrelationships between the various knowledges and can approach the SFE in a critical and contextualized way with pedagogical intentionality in a systematic way throughout the school years.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação Financeira - EnsinoEducação - FinançasEnsino Fundamental – Matemática - DocentesUFPE - Pós-graduaçãoConhecimentos docentes para o ensino de educação financeira escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Fabiana Gomes da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Fabiana Gomes da Silva.pdfapplication/pdf2171043https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41236/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fabiana%20Gomes%20da%20Silva.pdfdbd00225c856365684da5e84f9f7d904MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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