O silenciamento ao direito à educação de qualidade : o ensino da expressão escrita aos estudantes do VI módulo na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, Eduardo da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50944
Resumo: Partindo da identificação da expressão escrita como um dos maiores problemas para que os estudantes do VI módulo da Educação de Jovens e Adultos pudessem interagir, de maneira a demonstrar, nas atividades realizadas em sala de aula, efetiva habilidade de produção textual escrita, nos leva a refletir sobre o que o professor de língua materna pode fazer para superá-lo, quando na insuficiência e/ou inadequação de material didático, considerando que esta modalidade não é contemplada regularmente pelo Programa Nacional do Livro Didático PNLD e também não é incluída no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco SAEPE, o que dificulta tanto o trabalho de ensino quanto a apuração dos resultados de aprendizagem e a consequente aferição da qualidade da educação ofertada para esse público. A presente pesquisa propositiva é de caráter qualitativo do tipo documental e bibliográfica e visa identificar os aspectos linguísticos e discursivos do ensino para o desenvolvimento da competência escrita. Para tanto, parte da análise dos documentos reguladores da educação para identificar os aspectos linguísticos e discursivos de base à orientação do ensino da produção textual escrita na EJA para descrever, comparativamente, as atividades de produção textual escrita, presentes no material didático da EJA com a etapa correspondente.
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Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50944Partindo da identificação da expressão escrita como um dos maiores problemas para que os estudantes do VI módulo da Educação de Jovens e Adultos pudessem interagir, de maneira a demonstrar, nas atividades realizadas em sala de aula, efetiva habilidade de produção textual escrita, nos leva a refletir sobre o que o professor de língua materna pode fazer para superá-lo, quando na insuficiência e/ou inadequação de material didático, considerando que esta modalidade não é contemplada regularmente pelo Programa Nacional do Livro Didático PNLD e também não é incluída no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco SAEPE, o que dificulta tanto o trabalho de ensino quanto a apuração dos resultados de aprendizagem e a consequente aferição da qualidade da educação ofertada para esse público. A presente pesquisa propositiva é de caráter qualitativo do tipo documental e bibliográfica e visa identificar os aspectos linguísticos e discursivos do ensino para o desenvolvimento da competência escrita. Para tanto, parte da análise dos documentos reguladores da educação para identificar os aspectos linguísticos e discursivos de base à orientação do ensino da produção textual escrita na EJA para descrever, comparativamente, as atividades de produção textual escrita, presentes no material didático da EJA com a etapa correspondente.CAPESStarting from the identification of written expression as one of the biggest problems for students of the VI module of Youth and Adult Education could interact, in order to demonstrate, in the activities carried out in the classroom, effective skill of written textual production, leads us to reflect about what the mother tongue teacher can do to overcome it, when in insufficiency and/or inadequacy of didactic material, considering that this modality is not contemplated regularly by the National Textbook Program PNLD and is also not included in the Evaluation System Educational of Pernambuco SAEPE, which hinders both the teaching work and the verification of learning outcomes and the consequent assessment of the quality of education offered for this public. The present propositional research is of a qualitative character of the documental and bibliographical type and aims to identify the linguistic and discursive aspects of teaching for the development of written competence. For that, it starts from the analysis of the regulatory documents of education for identify the linguistic and discursive aspects that guide the teaching of textual production writing in E JA to describe, comparatively, the activities of written textual production, present in the didactic material of the EJA with the corresponding step.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)UFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação de jovens e adultosDireitos humanosEnsino da expressão escritaO silenciamento ao direito à educação de qualidade : o ensino da expressão escrita aos estudantes do VI módulo na EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Eduardo da Cruz.pdfDISSERTAÇÃO Eduardo da Cruz.pdfapplication/pdf3636602https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50944/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eduardo%20da%20Cruz.pdfb45abb296c9fc21d1e5cf5e53a668bcfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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