Estudo sobre comportamento planejado e motivação dos servidores na administração pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUES, Daiane Cristine Freire
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53295
Resumo: O objetivo desse estudo consiste em identificar os construtos de atitudes, de normas subjetivas e de controle percebido no fenômeno motivacional por meio da percepção de satisfação por parte dos servidores de uma Gerencia Regional de Educação do interior do estado de Pernambuco. Para isso, foram estudadas as sete políticas de incentivo adotadas pela SEE identificadas, e, por meio da aplicação de questionário utilizando a plataforma do google forms, que utilizou a escala de Likert, propôs-se verificar os níveis de satisfação ou não, da existência de algum aspecto ou não, bem como a percepção perante algum quesito levantado, se positiva, neutra ou negativa. O estudo possui cunho qualitativo e caráter descritivo. A população pesquisada consistiu de 62 (sessenta e dois) servidores efetivos, e destes, 42 (quarenta e dois) respondentes, perfazendo um percentual de 67,74% de participação. Como resultado da pesquisa foi identificado que existe um sentimento de satisfação e o fenômeno da motivação está presente por parte dos servidores da organização estudada, seja pelo papel significativo realizado pela instituição com foco na promoção de uma educação de qualidade social, seja pela identificação com o trabalho realizado, o amor a profissão, o bom relacionamento com os colegas de trabalho, o suporte dado pelos superiores ou pares, um ambiente de trabalho sadio e propício ao atendimento das demandas diárias. O fator de desmotivação identificado foi ligado à remuneração em si, o descontentamento com o PCCV, bem como a não satisfação da relação entre o que se oferece e o que se recebe, relação entre o esforço e a recompensa. Há desta forma, a constatação de que os incentivos precisam de ajustes para atender às demandas atuais, de revisão para manter a sua essência e atendimento ao que se propõe.
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spelling MARQUES, Daiane Cristine Freirehttp://lattes.cnpq.br/7166698338943119http://lattes.cnpq.br/2020621017959518JERÔNIMO, Taciana de Barros2023-10-30T14:25:21Z2023-10-30T14:25:21Z2023-09-06MARQUES, Daiane Cristine Freire. Estudo sobre comportamento planejado e motivação dos servidores na administração pública. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53295ark:/64986/001300000gv1wO objetivo desse estudo consiste em identificar os construtos de atitudes, de normas subjetivas e de controle percebido no fenômeno motivacional por meio da percepção de satisfação por parte dos servidores de uma Gerencia Regional de Educação do interior do estado de Pernambuco. Para isso, foram estudadas as sete políticas de incentivo adotadas pela SEE identificadas, e, por meio da aplicação de questionário utilizando a plataforma do google forms, que utilizou a escala de Likert, propôs-se verificar os níveis de satisfação ou não, da existência de algum aspecto ou não, bem como a percepção perante algum quesito levantado, se positiva, neutra ou negativa. O estudo possui cunho qualitativo e caráter descritivo. A população pesquisada consistiu de 62 (sessenta e dois) servidores efetivos, e destes, 42 (quarenta e dois) respondentes, perfazendo um percentual de 67,74% de participação. Como resultado da pesquisa foi identificado que existe um sentimento de satisfação e o fenômeno da motivação está presente por parte dos servidores da organização estudada, seja pelo papel significativo realizado pela instituição com foco na promoção de uma educação de qualidade social, seja pela identificação com o trabalho realizado, o amor a profissão, o bom relacionamento com os colegas de trabalho, o suporte dado pelos superiores ou pares, um ambiente de trabalho sadio e propício ao atendimento das demandas diárias. O fator de desmotivação identificado foi ligado à remuneração em si, o descontentamento com o PCCV, bem como a não satisfação da relação entre o que se oferece e o que se recebe, relação entre o esforço e a recompensa. Há desta forma, a constatação de que os incentivos precisam de ajustes para atender às demandas atuais, de revisão para manter a sua essência e atendimento ao que se propõe.CAPESThe objective of this study is to identify the constructs of attitudes, subjective norms and perceived control in the motivational phenomenon through the perception of satisfaction on the part of employees of a Regional Education Management in the interior of the state of Pernambuco. To this end, the seven incentive policies adopted by SEE identified were studied, and, through the application of a questionnaire using the Google Forms platform, which used the Likert scale, it was proposed to verify the levels of satisfaction or not, of the existence of some aspect or not, as well as the perception regarding any issue raised, whether positive, neutral or negative. The study has a qualitative and descriptive nature. The researched population consisted of 62 (sixty-two) permanent employees, and of these, 42 (forty-two) respondents, making a participation percentage of 67.74%. As a result of the research, it was identified that there is a feeling of satisfaction and the phenomenon of motivation is present on the part of the employees of the organization studied, either due to the significant role played by the institution with a focus on promoting quality social education, or through identification with the work carried out, the love the profession, good relationships with co-workers, support given by superiors or peers, a healthy work environment conducive to meeting daily demands. The demotivation factor identified was linked to the remuneration itself, dissatisfaction with the PCCV, as well as the non-satisfaction of the relationship between what is offered and what is received, the relationship between effort and reward. In this way, it is clear that incentives need adjustments to meet current demands, revision to maintain their essence and meet what is proposed.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAtitudesSatisfaçãoMotivaçãoEstudo sobre comportamento planejado e motivação dos servidores na administração públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Daiane Cristine Freire Marques .pdf.txtDISSERTAÇÃO Daiane Cristine Freire Marques .pdf.txtExtracted texttext/plain146498https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53295/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daiane%20Cristine%20Freire%20Marques%20.pdf.txt04f089810ae886a9e6daf066d89ef4b0MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Daiane Cristine Freire Marques .pdf.jpgDISSERTAÇÃO Daiane Cristine Freire Marques .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53295/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daiane%20Cristine%20Freire%20Marques%20.pdf.jpg414f648f289d893d205b51fc8b9c62d7MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Daiane Cristine Freire Marques .pdfDISSERTAÇÃO Daiane Cristine Freire Marques .pdfapplication/pdf1800088https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53295/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daiane%20Cristine%20Freire%20Marques%20.pdf39aed2c1d6d08c926b7908db8213f11bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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