Redes e educação: uma análise sobre o reordenamento da rede estadual de educação de pernambuco de 2007 a 2010
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20183 |
Resumo: | Este trabalho buscou analisar como se deu o processo de reordenamento da rede estadual de Educação de Pernambuco no período de 2007-2010, a partir da teoria de redes. Observa-se que a reflexão sobre a atuação em redes e a sua importância nas organizações públicas ainda é tema que precisa ser difundido e, acima de tudo, praticado. Pela dimensão política que toma uma rede de ação pública, ainda é um grande desafio trazer a perspectiva da atuação em rede, na prática, dentro das organizações públicas. Como objeto de Estudo de Caso, utilizou-se a rede estadual de educação de Pernambuco, da Secretaria Estadualde Educação de Pernambuco. No tocante à metodologia esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, qualitativa, de caráter intervencionista, bibliográfica e documental. A pesquisa possibilitou compreender como se deu o trabalho em rede no processo de organização da rede estadual de ensino; analisou os desafios existentes no processo da atuação coletiva e as principais aprendizagens adquiridas com o processo de reordenamento da rede, entendendo que a luta por uma Educação de qualidade deve ser um compromisso e um dever de todos. Além disso, com o estudo foi possível destacar que há uma diversidade presente em nosso estado no tocante ao próprio entendimento e significado do reordenamento e sua condução. Sendo assim, não houve um reordenamento da rede, mas vários, reconhecendo que se trata de um processo dinâmico, que a todo o tempo precisa ser visitado e revisitado. Pernambuco possui, portanto, maneiras diversas de organizar a coisa pública a partir de cada município, o que significa dizer que tratar de reordenamento é compreender a dimensão da rede, a partir das especificidades e localidades de cada região. |
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No tocante à metodologia esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, qualitativa, de caráter intervencionista, bibliográfica e documental. A pesquisa possibilitou compreender como se deu o trabalho em rede no processo de organização da rede estadual de ensino; analisou os desafios existentes no processo da atuação coletiva e as principais aprendizagens adquiridas com o processo de reordenamento da rede, entendendo que a luta por uma Educação de qualidade deve ser um compromisso e um dever de todos. Além disso, com o estudo foi possível destacar que há uma diversidade presente em nosso estado no tocante ao próprio entendimento e significado do reordenamento e sua condução. Sendo assim, não houve um reordenamento da rede, mas vários, reconhecendo que se trata de um processo dinâmico, que a todo o tempo precisa ser visitado e revisitado. Pernambuco possui, portanto, maneiras diversas de organizar a coisa pública a partir de cada município, o que significa dizer que tratar de reordenamento é compreender a dimensão da rede, a partir das especificidades e localidades de cada região.This study aimed to examine how was the process of reorganization of the state of Pernambuco Education in 2007-2010, from the network theory. It is observed that the reflection on the performance of networks and their importance in public organizations is still a matter that needs to be widespread and, above all, committed. For the political dimension that takes a network of public action, is still a great challenge to bring the prospect of working in networks, in practice within public organizations. As the object of case study, we used the state system of education in Pernambuco, the state Department of Education of Pernambuco. Regarding the research methodology is characterized as exploratory, qualitative and interventionist nature, literature and documents. The research enabled us to understand how it came to networking in the process of organization of state schools, examined the challenges that exist in the process of collective action and the main lessons learned through the process of reordering the network felt that the struggle for an education quality must be a commitment and duty of everyone. Furthermore, the study was able to highlight that there is a diversity present in our state with regard to their own understanding and meaning of the reorganization and driving. Thus, there was a reorganization of the network, but several, recognizing that this is a dynamic process, that all the time needs to be visited and revisited. Pernambuco has, therefore, different ways of organizing public affairs from each municipality, which means to deal with reordering is to understand the size of the network, from the specificities of each region and locality.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRedesAnálise de RedesGestãoPolíticas Públicas e EducaçãoRedes e educação: uma análise sobre o reordenamento da rede estadual de educação de pernambuco de 2007 a 2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAIL2012-dissertação-AnaKarinaAraujoMoraes.pdf.jpg2012-dissertação-AnaKarinaAraujoMoraes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/20183/4/2012-disserta%c3%a7%c3%a3o-AnaKarinaAraujoMoraes.pdf.jpgc24552de170111d08cdb8ec5eead5cf3MD54ORIGINAL2012-dissertação-AnaKarinaAraujoMoraes.pdf2012-dissertação-AnaKarinaAraujoMoraes.pdfapplication/pdf2191552https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/20183/1/2012-disserta%c3%a7%c3%a3o-AnaKarinaAraujoMoraes.pdff3d67b458f475c17a4e271364345dfbfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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