Os sentidos de integração na Proposta Curricular de Língua Portuguesa do IFRN: um olhar referenciado na análise dialógica do discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DINIZ, Ana Lúcia Pascoal
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000015289
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39032
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar, sob um enfoque de natureza enunciativodiscursiva e curricular, os sentidos de integração que emergem da Proposta Curricular de Língua Portuguesa dos cursos técnicos integrados regulares do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O objeto de estudo se constitui dos sentidos de integração curricular que emergem da proposta curricular de LP dos cursos técnicos integrados ao ensino médio regulares do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio do Norte (IFRN), o currículo em sua composição documental - vigente entre 2012-2020. A problemática reside no entrelaçamento metodológico da integração curricular quando na articulação da educação profissional com o ensino médio, perpassando pela alternância de três possíveis cenários. O primeiro é quando cada uma das áreas formativas envolvidas segue o seu curso, embasadas em currículos “estanques”. O segundo é quando o currículo da formação geral está a serviço da formação profissional, voltado à área técnica em detrimento da formação geral e humanística. O terceiro consiste no ponto de equilíbrio entre esses dois cenários. Tendo como centro da problemática a busca do formato curricular ideal da integração, refletimos como a linguagem/LP pode se projetar como uma via para a integração curricular no âmbito desses cursos, na consecução do currículo integrado. Tomando essa direção investigativa, a pesquisa se insere no campo dos estudos discursivos da linguagem. Quanto à natureza, vincula-se à pesquisa documental, sendo de abordagem qualitativa e interpretativista. Para fins de orientação teórico-metodológica, baseamo-nos nos postulados da Teoria Dialógica, a partir das contribuições de Bakhtin (2003) e Volóchinov (2017), e guiamo-nos pelos pressupostos da análise dialógica do discurso, dos quais os conceitos de valoração, acento apreciativo, enunciado, discurso, relações dialógicas e vozes foram fundamentais para empreender as análises. Ancoramos a abordagem sobre currículo integrado e suas variantes em autores como Saviani (1989), Frigotto (2001, 2006), Ramos (1995, 2003, 2004, 2005), Ciavatta (2004, 2005, 2006) e Kuenzer (2007). As análises permitiram perceber sentidos e dimensões de integração curricular que ecoam na PTDEM-LP do IFRN, o foco dado à disciplina de LP e Literatura e o perfil de formação linguística delineado. Também revelaram que a arena discursiva do documento produz um perfil de formação em linguagem-LP calcado em uma educação linguística de qualidade (cidadã e crítica) cujo foco é formar cidadãos letrados, leitores e produtores proficientes, autônomos e reflexivos, em um uma assunção declarada pela formação humana integral. Entretanto, os efeitos dos sentidos de integração construídos nos discursos são pouco consistentes para projetar a linguagem-LP como uma via de integração curricular e não alcançam diretrizes efetivas na consecução do currículo integrado, especialmente no que tange aos programas de disciplinas. Dos sentidos emergentes do processo de interação pesquisadortexto, concluímos que a PTDEM-LP do IFRN, enquanto documento, diz mais sobre a integração da educação linguística que quer formar do que sobre como projetar a área de linguagem-LP como uma via de integração curricular, na realidade da articulação da educação profissional com o ensino médio no IFRN.
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O objeto de estudo se constitui dos sentidos de integração curricular que emergem da proposta curricular de LP dos cursos técnicos integrados ao ensino médio regulares do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio do Norte (IFRN), o currículo em sua composição documental - vigente entre 2012-2020. A problemática reside no entrelaçamento metodológico da integração curricular quando na articulação da educação profissional com o ensino médio, perpassando pela alternância de três possíveis cenários. O primeiro é quando cada uma das áreas formativas envolvidas segue o seu curso, embasadas em currículos “estanques”. O segundo é quando o currículo da formação geral está a serviço da formação profissional, voltado à área técnica em detrimento da formação geral e humanística. O terceiro consiste no ponto de equilíbrio entre esses dois cenários. Tendo como centro da problemática a busca do formato curricular ideal da integração, refletimos como a linguagem/LP pode se projetar como uma via para a integração curricular no âmbito desses cursos, na consecução do currículo integrado. Tomando essa direção investigativa, a pesquisa se insere no campo dos estudos discursivos da linguagem. Quanto à natureza, vincula-se à pesquisa documental, sendo de abordagem qualitativa e interpretativista. Para fins de orientação teórico-metodológica, baseamo-nos nos postulados da Teoria Dialógica, a partir das contribuições de Bakhtin (2003) e Volóchinov (2017), e guiamo-nos pelos pressupostos da análise dialógica do discurso, dos quais os conceitos de valoração, acento apreciativo, enunciado, discurso, relações dialógicas e vozes foram fundamentais para empreender as análises. Ancoramos a abordagem sobre currículo integrado e suas variantes em autores como Saviani (1989), Frigotto (2001, 2006), Ramos (1995, 2003, 2004, 2005), Ciavatta (2004, 2005, 2006) e Kuenzer (2007). As análises permitiram perceber sentidos e dimensões de integração curricular que ecoam na PTDEM-LP do IFRN, o foco dado à disciplina de LP e Literatura e o perfil de formação linguística delineado. Também revelaram que a arena discursiva do documento produz um perfil de formação em linguagem-LP calcado em uma educação linguística de qualidade (cidadã e crítica) cujo foco é formar cidadãos letrados, leitores e produtores proficientes, autônomos e reflexivos, em um uma assunção declarada pela formação humana integral. Entretanto, os efeitos dos sentidos de integração construídos nos discursos são pouco consistentes para projetar a linguagem-LP como uma via de integração curricular e não alcançam diretrizes efetivas na consecução do currículo integrado, especialmente no que tange aos programas de disciplinas. Dos sentidos emergentes do processo de interação pesquisadortexto, concluímos que a PTDEM-LP do IFRN, enquanto documento, diz mais sobre a integração da educação linguística que quer formar do que sobre como projetar a área de linguagem-LP como uma via de integração curricular, na realidade da articulação da educação profissional com o ensino médio no IFRN.DINTER IFRN/UFPEThis research aims to analyze, under an enunciative-discursive and curricular approach, the senses of integration on Portuguese language curricular proposal concerning to its regular integrated technical courses of Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN), in Brazil. The object of study is constituted by the meanings of curricular integration that emerge from IFRN’s document named “Plano de Trabalho da Disciplina Língua Portuguesa e Literatura – (PTDEMLP)”, which could be translated as Work Plan for the Portuguese Language and Literature Subject, in effect from 2012 to 2020. The problem lies in the methodological approach of curricular integration when articulating vocational education with secondary education through the alternation of three possible scenarios. The first one is when each of the formative areas involved follows its course, based on "disjointed" curricula. The second one is when the general education curriculum serves the vocational one, focused on the technical area to the detriment of a general and humanistic tutoring. The third one is when the balance between both scenarios is found. Assuming as the core of the problem the search for the ideal curricular format for integration, we reflect how language (Portuguese) can be projected as a path for curricular integration in the scope of the mentioned courses, in the achievement of the integrated curriculum. Taking this investigative direction, the research goes through the field of discursive language studies. It is linked to documentary research, with a qualitative and interpretative approach. For theoretical-methodological guidance, we are centered on the postulates of Dialogical Theory, based on the contributions of Bakhtin (2003) and Volóchinov (2017). We are also guided by the assumptions of Dialogic Discourse Analysis (DDA), from which the concepts of evaluation, appreciative accent, enunciation, discourse, dialogic relations and voices were fundamental to undertake the analysis. We anchored the approach on integrated curriculum and its variants in authors such as Saviani (1989), Frigotto (2001, 2006), Ramos (1995, 2003, 2004, 2005), Ciavatta (2004, 2005, 2006) and Kuenzer (2007). The analyses made it possible to identify meanings and dimensions of curricular integration that echo at IFRN's PTDEM-LP, the focus given to the Portuguese Language and Literature subject and the linguistic teaching profile. They also revealed that the discursive arena of the document produces a profile Portuguese Language teaching based on a quality language education (citizen and critical), whose focus is to educate fully literate students, proficient, autonomous and reflective text readers and producers, in a declared assumption of integral human formation. However, the effects of the senses of integration built into discourses are inconsistent in projecting Portuguese Language and its Literature as a pathway of curricular integration. They do not achieve effective guidelines for achieving the integrated curriculum, especially considering the teaching plans. From the emerging senses of the statements, we conclude that IFRN's PTDEM-LP, as a document, postulates more about the language education to be provided than how to project the Portuguese Language and Literature subject as a pathway of curricular integration, in the reality of the articulation of vocational and general education at IFRN’s secondary education.Esta investigación intenta analizar, desde un enfoque enunciativo-discursivo y curricular, los sentidos de integración que surgen de la propuesta curricular de Lengua Portuguesa de los cursos técnicos integrados regulares del Instituto Federal de Rio Grande do Norte (IFRN). El objeto de estudio es los sentidos de integración curricular que surgen de un documento de IFRN intitulado “Plano de Trabalho da Disciplina Língua Portuguesa e Literatura – (PTDEM-LP)”, traducido como Plan de Trabajo de la Disciplina de Lengua Portuguesa y Literatura y vigente entre 2012-2020. El problema radica en el entrelazamiento metodológico de la integración curricular de la educación vocacional con la enseñanza secundaria, con alternancia de tres escenarios posibles. Lo primero es cuando cada una de las áreas involucradas sigue su curso basado en planes de estudio “aislados”. Lo segundo es cuando el currículo de la formación general está al servicio de la formación vocacional, enfocada al área técnica en detrimento de la formación general y humanística. Lo tercero es el equilibrio entre estos dos escenarios. Con la búsqueda del formato ideal para la integración en el centro del problema, reflexionamos sobre cómo se puede proyectar el lenguaje/la Lengua Portuguesa como una vía de integración curricular para estos cursos, en la consecución del currículo integrado. Tomando esta dirección, la investigación pasa por el campo de los estudios discursivos del lenguaje, como una investigación documental de enfoque cualitativo e interpretativo. Para la orientación teóricometodológica, nos centramos en los postulados de la Teoría Dialógica, basados en las aportaciones de Bakhtin (2003) y Volóchinov (2017). También nos guiamos por los supuestos del Análisis Dialógico del Discurso (ADD), a partir de los cuales los conceptos de evaluación, acento apreciativo, enunciación, discurso, relaciones dialógicas y voces fueron fundamentales para el análisis. Basamos las contribuciones sobre currículo integrado y sus variantes en autores como Saviani (1989), Frigotto (2001, 2006), Ramos (1995, 2003, 2004, 2005), Ciavatta (2004, 2005, 2006) y Kuenzer (2007). Los análisis permitieron identificar sentidos y dimensiones de integración curricular que se hacen eco en el PTDEM-LP de IFRN, el enfoque dado a la disciplina de Lengua Portuguesa y Literatura y el perfil de formación lingüística delineado. También revelaron que la arena discursiva del documento produce un perfil de formación en lenguaje basado en una educación lingüística de calidad (ciudadana y crítica) cuyo enfoque es formar estudiantes plenamente alfabetizados, lectores y productores competentes, autónomos y reflexivos, en una perspectiva de formación humana integral. Sin embargo, los efectos de los sentidos de integración fundados en los discursos no son muy consistentes para proyectar el lenguaje/la Lengua Portuguesa como una vía de integración curricular y no logran en planear directrices efectivas para el currículo integrado, especialmente en los programas de disciplinas. De los sentidos que emergen de los enunciados, concluimos que el PTDEM-LP de IFRN, como documento, dice más sobre la educación lingüística que sobre cómo proyectar la Lengua Portuguesa como una vía de integración curricular en la realidad de la articulación de la educación vocacional con la enseñanza secundaria general en IFRN.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCurrículo de linguagem – Língua PortuguesaEducação profissionalCurrículo integradoSentidos de integraçãoOs sentidos de integração na Proposta Curricular de Língua Portuguesa do IFRN: um olhar referenciado na análise dialógica do discursoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Ana Lúcia Pascoal Diniz.pdfTESE Ana Lúcia Pascoal Diniz.pdfapplication/pdf1961031https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39032/1/TESE%20Ana%20L%c3%bacia%20Pascoal%20Diniz.pdfd5e645cbea9a5c3371cb344aaefee487MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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